"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sexta-feira, junho 19

Jornalista.com ou Jornalista.sem

Anônimo em 19/Jun/2009 às 00:15 no post "O Mau Exemplo do "Educador":
"Vocês não comentarão nada sobre a derrubada do diploma de jornalista?"

Anônimo em 19/Jun/2009 às 01:15 no post "Quanto Custa um Cajado?":
"Os jornalistas do Transparência Angra não falarão nada do diploma de jornalista? hahahahahahahaha"

TAngra:
Infelizmente não temos nenhum jornalista por aqui, mas na nossa opinião a decisão do STF foi equivocada e confundiu jornalismo com liberdade de expressão e informação.

A culpa é dos próprios jornalistas, que se tornaram meros publicadores dos releases enviados por quem lhes paga melhor. Além dessas "notícias pagas" só publicam crimes e tragédias, com o objetivo de atrair a parcela menos escolarizada da população - que é muito maior do que a que freqüentou escolas - e que só compreende e se interessa por esse tipo de notícia.

O jornalismo sugere um método rigoroso de investigação, descrição correta dos fatos, publicação de informações cuja origem se conhece ou, se não se conhece, com as reservas necessárias, e a publicação de todas as informações essenciais.

A liberdade de expressão e informação, previstos na Constituição, sugere que qualquer um tem o direito de divulgar o que pensa sobre qualquer assunto, mas com o dever de assumir as responsabilidades pelas injúrias ou calúnias que cometer.

Quando o jornalismo perdeu a credibilidade por ter-se vendido aos "poderosos", os novos meios de comunicação de massa, proporcionados principalmente pela Internet, tomaram seu lugar e se tranformaram no verdadeiro instrumento de informação popular.

Para corrigir essa distorção os jornalistas deverão se organizar e formular junto com Congresso Nacional uma nova regulamentação da profissão.

Para ocupar alguns setores de atividade que lidam com informações jornalísticas o diploma é importante e deveria ser necessário. Em outros setores, onde o que importa é a liberdade de opinião e de informação, não é importante nem necessário o diploma.

P.S. Não tratamos disso antes porque não é assunto para este Blog. hahahaha.

Um comentário:

Anônimo disse...

não são jornalistas? sei