"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sexta-feira, junho 5

O Mal dos Cargos Comissionados

Anônimo em 4/Jun/2009 às 21:44 no post "Nepotismo - Pode e Não Pode":
"Oi, eu trabalhava na Prefeitura como Assistente Social, só que ainda não era concursada. Meu tio então foi eleito no meu município e eu perdi o meu emprego? O cargo de Assistente Social é considerado nepotismo? Acho injusto porque sou formada em Serviço Social e sou a única pessoa do meu município. Agora tiveram que trazer uma de fora e eu fiquei sem emprego."

TAngra:
Prezada Anônima,

O grande problema são as nomeações para os Cargos de Confiança. Os políticos abusaram e passaram a nomear parentes, empregados domésticos, cabos eleitorais e outras pessoas desqualificadas para o serviço. O único objetivo é conquistar votos para uma próxima eleição ou aumentar ilegalmente a "renda familiar". Fazem coisas do tipo: contratam uma empregada doméstica na prefeitura com um salário de R$3.000, pagam R$500 pra ela e embolsam R$2.500, entende? Ou então contratavam toda a família para fingirem que trabalhavam na prefeitura.

O Supremo Tribunal Federal teve que intervir e proibiu pelo menos a contratação de parentes, que é uma coisa possível controlar. E mesmo assim aqui em Angra, por exemplo, tem alguns que estão tentando burlar a lei e contratar parentes nas fundações e autarquias municipais. Hoje só é permitido a contratação de parentes até 3º grau no primeiro escalão. Foi uma forma de diminuir essa sem-vergonhice dos nossos políticos.

Mas a solução final terá que ser acabar de vez com essas contratações. Para trabalhar no serviço público só se for concursado, salvo no primeiro escalão, é claro. Do jeito que está nem as prefeituras, nem os estados e nem o governo federal se preocuparão sequer em fazer concurso público. Se não hovessem os Cargos em Confiança sempre que fossem criados novos cargos fariam logo um concurso que daria chance a todos os moradores de disputar essas vagas, sem proteção para ninguém, concorda? E os mais qualificados ficariam com os cargos, aprimorando o serviço público, não acha?

Abraços.

4 comentários:

Anônimo disse...

Acho que vcs deviam olhar um pouco para a Eletronuclear, pois vai começar as contratações para construção de Angra 3 e temos que cobbrar deles que não tragam gente de fora!!! e também as contratações de firmas para prestar serviços!!
aliais, poderiamos tambem fiscalizar a empresa, pra variar um pouco!!

MARCOS disse...

avisa a este assistente social que a lei estacerta o erro é cidade dela que não fas concursso para preencher a vaga pois se ela fosse concurssada não teria problema NENHUM.

Anônimo disse...

Avisem ao Marcos que concurso e concursada é com UM "S" só!

mãe do marcos disse...

ao anonimo de cima vc deve ter uma boquinha na PMAR pois pelo que parece só olha blog para contar para os secretarios. acertei? ou não?