"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

segunda-feira, outubro 5

Mudança de Planos

Hoje nós planejávamos tratar apenas de educação, começando pela liberação de diversos comentários de mães de alunos e professores sobre o atual estado da educação infantil em Angra.

Logo mais vamos falar sim de educação, mas antes vamos relembrar nossa opinião sobre o tal "convênio de lixo" entre Angra e as cidades vizinhas. Hoje às 18:00h tem audiência na Câmara sobre isso.

O Transparência Angra foi um dos primeiros a abordar o assunto, em 14 de Março. Muita gente é contra esse convênio mas é preciso que analisemos o tema com muito cuidado.

Não adianta sermos contra o "lixo", pois hoje ele é um subproduto de qualquer atividade humana. Independente de convênios, Angra tem que dar fim ao seu lixo, toneladas diariamente. Mangaratiba, Paraty, Rio Claro e qualquer cidade também. Será que o melhor é todas terem seus próprios lixões a aterros sanitários?

Já que teremos que dar um fim "digno" aos resíduos de nossa cidade, por que não tirarmos proveito da situação adotando políticas modernas de tratamento do lixo? Usinas de Reciclagem e Processamento, por exemplo, ao invés dos lixões? O detalhe importante é que uma usina de reciclagem, para ser economicamente viável, precisa de um volume de resíduos que só seria alcançado reunindo o lixo das 4 cidades em questão. Chega a ser até rentável, se o projeto incluir a geração de energia elétrica na eliminação dos resíduos orgânicos.

Vamos repetir a nossa postagem e sugerimos que vocês sigam os links para os projetos de Usinas de Reciclagem. E releiam as matéria abaixo do Vereador Cordeiro e do Blog PDTAngra:

- "Cordeiro pede a volta do programa de Reciclagem do Lixo em Angra"
- "Uma Luz no Fim do Lixo"

Lixão a aterro sanitário jamais mas, uma vez que o lixo é inevitável, por que não tirarmos proveito da situação? Precisamos discutir bem esse tema, com muito juízo.

Nenhum comentário: