"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quarta-feira, outubro 14

Transatlânticos Passam ao Largo

Santos-SP - A cidade receberá na próxima temporada - nos 162 dias que vão de 23/Out até 3/Mai/2010 - 273 escalas de 20 navios de dez armadoras. Serão mais de 820 mil cruzeiristas que passarão pelo Terminal de Passageiros do Porto de Santos. Isso transforma Santos na capital dos cruzeiros marítimos do Brasil, quiçá da América do Sul.

No site PortoGente tem um artigo muito interessante sobre cruzeiros marítimos, em especial para os mais saudosistas e amantes desse tipo de turismo, com diversas imagens dos grandes navios de passageiros que já freqüentaram a nossa costa. Vejam neste link:

Angra dos Reis-RJ - Por aqui o dublê (ou seria triplê) de lojista - ex gerente de shopping - presidente da TurisAngra conseguiu expulsar os navios mais uma vez.

A primeira foi quando ainda era administrador do shopping. As agências de turismo e de náutica se organizavam para receber os transatlânticos durante uma reunião na TurisAngra. O Marcus Venissius apareceu e convenceu os menos experientes de que o shopping era o melhor local para o desembarque.

Chegou o primeiro navio e o Venissius resolveu que o shopping passaria a cobrar uma taxa das agências. A cada navio essa tal taxa variava conforme a noite anterior do gerente, mas sempre para cima. As agências começaram a desistir. Logo depois ele passou a "sugerir" que os passeios de escuna fossem "encurtados" para que os turistas ficassem mais tempo presos no shopping. Até que os navios não vieram mais.

Articularam a volta dos navios, agora com desembarque no Cais Santa Luzia, mas a TurisAngra queria cobrar uma taxa por cada turista desembarcado. Colocaram até umas catracas no cais. Resultado: os navios foram para Mangaratiba, Itacuruçá e Abraão. De vez.

Como as catracas estão instaladas, esperamos que agora o Venissius não queira cobrar uma taxa por cada turista que vem fazer um passeio de escuna. Todos os dias, chova ou faça sol, chegam em média dois ônibus do Rio cheios de turistas para embarcarem nas escunas.

Cada ônibus já paga uma taxa para entrar na cidade. Se ele pensar em cobrar mais alguma taxa será mais vantajoso para o empresário do turismo embarcar seus turistas lá em Magarativa, ou Itacuruçá, ou em qualquer lugar antes de Angra, sem taxa nenhuma. A viajem será mais curta. Bom para o turista, bom para quem faz o transporte rodoviário e indiferente para o barco, já que passará pelas mesmas praias e ilhas. A diferença é que o turista conhecerá a nossa Baía da Ilha Grande, mas nem ouvirá falar de nossa Angra dos Reis.

O nosso "responsável" pelo turismo mostra-se muito eficiente em espantar turistas. Deve usar as mesmas táticas em sua loja, sempre entregue às moscas, sem querer ofender as moscas.

2 comentários:

Edilio disse...

minha Angra dos Reis, tens um potencial imensurável... mas administrada por amebas...

Valter disse...

como sempre meus amigos que não moram em Angra, porque NÃO TEM NADA NA CIDADE para os turistas?
Por causa desses incompetentes sugadores. Secretários fajutos e seus parentes,amigos de infância ou cabos eleitorais, vulgos CC’s