"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quinta-feira, outubro 8

Transporte Urbano

Todo mundo sabe que os táxis em Angra dos Reis operam com uma tarifa relativamente alta. Embora seja válido o argumento de que o preço é alto porque a taxa de passageiros / kilômetro rodado é baixa, o fato é que ninguém pode contestar que a tarifa é proibitiva para a grande maioria da população, salvo em emergências e outras exceções. Também não é raro você chegar no ponto de táxi e escutar do motorista: - "Lá em cima do morro? Ali eu não vou não, vou passar o senhor / senhora para o próximo colega da fila."

Em se tratando dos ônibus, continuaremos por muito tempo ainda tendo que suportar o mau serviço e o preço "salgado" da Senhor do Bonfim. Nos horários menos nobres você fica mofando nos pontos por horas e horas. Isso só vai melhorar quando os políticos abrirem mão das gordas "contribuições beneficentes" que, diz-se, a empresa distribui na Câmara e na Prefeitura. Por enquanto, com essa maioria de vereadores que estão aí, a empresa vai cobrar o quanto quiser pela passagem e colocar ônibus só nos horários vantajosos para ela, o povo que se dane. Já houve vereador que declarou que se chegasse uma empresa concorrente o valor da passagem iria aumentar. Santa ignorância! (mas na sessão ordinária de hoje ele disse asneira muito maior, como verão mais tarde).

Nós estamos terminando um levantamento onde vocês verão que as planilhas que a Bonfim apresentou nos últimos anos para justificar os aumentos das passagens não tem muita lógica, parece coisa preparada para "cumprir o regulamento". Mas isso é pra depois.

Mas nada disso é relevante. O importante agora é que os vereadores entendam que se o povo elegeu o mototáxi como uma opção preferencial é porque os atuais táxis e ônibus não estão atendendo de forma satisfatória. E além do mais, há outros serviços que os mototaxistas prestam com exclusividade (veremos depois).

Corre um boato "aqui donde eu moro" de que o voto de cada vereador contra os mototáxis valerá uma caixinha (2) que era 40 mil e agora já está por 70 mil reais. Traduzindo: o vereador que votar pelo fim do serviço de mototáxi em Angra vai embolsar 70 mil reais, por enquanto. A proposta teria sido feita por uma empresa de transporte e o portador seria um vereador ligado aos trabalhadores, mas que na verdade é leão de chácara das transportadoras. É um lobo em pele de vereador. Ou seria: um vereador em pele de lobo?

E você, morador angrense, já está preparado para o velório dos mototaxistas? Estima-se que hoje tenhamos cerca de 400 trabalhadores envolvidos na atividade, o que dá aproximadamente 1.500 angrenses jogados pra escanteio em troca de 70 mil reais. Como diz aquele ditado que circula nos meios políticos, "o povão que se exploda!"

O enterro será na tumba ao lado do pessoal das Vans. Lembram das Vans? Apoiaram o "eterno" e depois da eleição levaram um belo chute no trazeiro, enganados que foram. Já tinham sorrateiramente decidido pelo fim das Vans desde antes daquelas eleições, em troca de muita verba 2 pra campanha.

P.S. Vereador anda mesmo é em carro 0Km que nós pagamos, pilotado por motorista que nós pagamos, combustível free por nossa conta. Vocês acham que todos eles estão preocupados com essa "pobreza" de ônibus, táxi, mototáxi? Isso é problema pra nós, pedrestes idiotas que votamos neles. Para eles o que interessa mesmo é mais "70 paus" do bolso do seu laranja.

7 comentários:

Anônimo disse...

Bola fora.

Utilizo com muita frequência as moto-táxis. Prefiro ônibus, mas fujo, quando posso e tenho tempo, dos horários de pico. Já ouvi muitas críticas e muitas, bota muita nisso, de elogios. Também andei de Van, mas não apoiava, pois o objetivo das vans era o filão do transporte de massa, do povão.
O filão das vans era de ocupar os espaços nobres, de pico, pessimamente suprido pela Bonfim. As linhas menos lucrativas eram abandonadas, paulatinamente, tanto pela bonfim quanto pelas vans.
As moto-táxis pelo contrário, apresenta-se como "luxo" aos moradores dos moros e periferia próxima. O número de passageiros, HOJE, transportados pelas motos são poucos, considerando aí uma parte significativa de quem não usava nenhum tipo de transporte.
E ainda estão previstas na lEI.
Quando Zé Boquete diz que duas empresas podem elevar o preço das passagens não é de tudo mentira, apesar da fonte. A lógica apontaria para isso, caso a planilha e a fiscalização fossem exercidas com honestidade. Fato é que os preços podem subir e os lucros, com certeza, caem. Zé Boquete pode não saber do que tá falando, mas quem lhe paga sabe.
O maior crime que pode ser cometido é a Câmara e seus sacripantas enterrarem o que poderia ser um excelente debate para toda sociedade.

Anônimo disse...

Vergonhoso a licitação da Comunicação da PMAR!!!!!!

Anônimo disse...

essa é fresquinha pra vocês conhecerem a verdadeira face de certas pessoas, todo mal carater um dia deixa a MASCARA cair, este é o tipo de lider da tal vereadora, agora vocês entendem o porque dela ser do jeito que é.
Deixa a vida levar ela.
Deixa!

http://www.youtube.com/watch?v=rtkhS8nl3Vs

Anônimo disse...

NUMA CIDADE SEM A MENOR OFERTA DE EMPREGO, OS VEREADORES EM TROCA DE INTERÊSES PESSOAIS AINDA VÃO ACABAR COM OS QUE A POPULAÇÃO LEGITIMAMENTE CONSEGUE CRIAR.
MOTO TAXISTAS COBREM NA PORTA DE CADA GABINETE UMA OPÇÃO DE TRABALHO.PELO MENOS TIRE A PAZ DE QUEM TE TIRA O PÃO.
CONCORRÊNCIA E OPOSIÇÃO SÓ BENEFICIAM O CIDADÃO.

Anônimo disse...

É, DEPOIS AINDA SE DIZ DEFENDER OS DIREITOS DOS INJUSTIÇADOS QUEM?
"OS QUE MATAM, ROUBAM E TEM PLENO PODER NAS ATIVIDADES ECONÔMICAS DE ANGRA DOS REIS"
FALA SÉRIO, POIS É ISSO QUE ELE SABE DEFENDER..
MOTO TAXI EM ANGRA SIM, POIS ESTOU DE SACO CHEIO DE PAGAR PARA BONFIM PARA SER IMPRENSADA POR MOCHILAS DE ALUNOS DE ESCOLA E AINDA SIM FAZEM PROPAGANDA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL SÓ SE FOR PARA O BOLSO DOS OS VEREADORES...
SOU A FAVOR MOTO TAXI ANGRA, AFINAL
SÓ NESTA MERDA QUE NÃO PODE EXISTIR ISTO, TODO O ESTADO JÁ ADERIU A LEI MUNICIPAL, E AGENTE TEM QUE CONTINUAR SUBINDO MORRO A PÉ.
MOTO TAXI EU QUERO

Anônimo disse...

Tem que fazer igual no Rio apedrejar e tacar fogo, derrepente assim as coisas melhoram um pouquinho.
Vê só no Belém ônibus de minuto a minuto, pois devem ter medo da comunidade só pode
eu quero moto taxi

Anônimo disse...

Transporte Público em Angra é a melhor resposta que nossos "nobres" vereadores tem para dar com relação ao que podem e farão pelos cidadãos e usuários desta famigerada modalidade de transporte.
Não há opção, BONFIM ou BONFIM.
As unidades de ar-refrigerado que foram instaladas em alguns carros foi somente para obter a Certificação ISO, e pra piorar, mudaram os pontos finais de algumas linhas pra frente da 166ª Delegacia de Polícia de Angra e ainda construiram aquelas ridículas e minúsculas coberturas que não acomadam mais que oito pessoas, para que as mesmas aguardem ali pelos ônibus que, aliás, demoram....
O usuário que necessita desses ônibus, se estiver na Prefeitura tem de atravessar todo o Centro da cidade para conseguir utilizar-se do mesmo, pior ainda se estiver com criança de colo, carregando compras ou embrulhos, for idoso(a), portador de necessides especiais, etc...
Quando poderemos contar com nossos vereadores para efetivamente cumprirem sua função que é legislar e fiscalizar a favor do bem comum em nossa cidade???
Lamentável que tenhamos de aturar tanta omissão....