"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sábado, outubro 3

Fogueira das Vaidades

Anônimo em 3/Out/2009 às 17:31 no post "Portal da Transparência Urgente!":
"Vaidade, pura vaidade.

A Câmara gastar 30 milhões pra po..a nehuma vá lá! Afinal, a bagaça é resultado de um jeito muito doido que dizem ser democrático e, por pior que pareça, legitimado pelo voto.

Sacanagem das grossas são 23 milhões de subvenções, administrados por não sei quem e pra que serve. Não que um mal justifique o outro, mas é muito doido.

Proponho aos nobres vereadores um projeto de lei bem simbles: acabar com as subvenções (para as pilantrópicas) e cada vereador pegar um milhão pra si e devolver o resto pro povo.

P.S. 30 milhões é pouco diante do gasto que a cambada de safados também "impõe" ao executivo, principalmente em CCs."

TAngra:
Prezado Anônimo,

Nestes poucos minutos desde a chegada do seu comentário andei fazendo umas considerações sobre o custo da nossa Câmara. Nossa não, hoje em dia é muito mais deles do que nossa, nós só pagamos as contas. Mas vamos lá:

Para uma cidade de 160 mil habitantes e 12 vereadores, seria suficiente que a Câmara tivesse um Quadro Permanente em torno de 150 pessoas, pessoal concursado, bem remunerado, cada um qualificado para o assunto com que vai lidar, seja o servir um café, seja dar um parecer jurídico, seja relacionar-se com o Executivo. Considerando um salário médio de R$4 mil, a despesa anual seria bem menos de R$7,5 milhões.

Com respeito aos Assessores Parlamentares, além da assessoria disponível entre o próprio pessoal da Casa, acredito que não mais do que 6 assessores para cada Vereador seria mais do que o necessário. Estes seriam pessoas da sua confiança. Um Chefe de Gabinete, um Secretário, um de Comunicação, e as outras três vagas a serem prenchidades temporariamente de acordo com as necessidades de cada projeto ou Comissão em que ele estivesse atuando. Um mês ele precisa da ajuda profissional de um especialista em pesca, por exemplo. Outro mês a necessidadade é de um especialista em despejo de lixo urbano, e assim vai. Com um salário médio de R$4 mil, a despesa anual seria pouco menos de R$3,5 milhões.

Por fim, para outras Despesas ((aluguéis, transporte, telefonia, informática, gráfica etc) e mordomias (lanches, gabinetes itinerantes, festas etc): R$5 milhões devem ser mais do que suficientes para viverem com conforto e felizes, se não houver o desperdício e extravagância de hoje.

Total: R$16 milhões ano. Vamos dar mais 10% pro café e pra cervejinha, e pra eles comprarem uma roupinha nova quando tiverem que ir ao Rio ou Brasília num caso extremo de real necessidade para Angra dos Reis. Total com gorjeta: 17 milhões e 600 mil reais. E eles gastam 29 milhões de reais.

Claro que isso são continhas rápidas, imprecisas e nada técnicas, mas já são suficientes para qualquer dona de casa perceber o quanto se joga dinheiro fora naquela Casa. E tudo dentro da Lei. A Lei diz que a Cãmara pode meter a mão em até 6% da receita municipal.

Vejam bem, pode até 6%, isso quer dizer que não é obrigada a gastar tudo. Como Angra dos Reis tem uma receita de primeiro mundo, se comparada aos demais municípios brasileiros, acrescente-se os milionários royalties do petróleo caídos dos céus, os Vereadores resolveram usufruir do limite máximo possível, o povo de se exploda! Com o repentino amento da receita, por conta particularmente dos royalties, surgiram as farturas com automóveis, viagens, festas, distribuições de honrarias, bufês (ou buffets), gráficas etc. Mas chega!

Sobre as subvenções às entidades "pilantrópicas", você já conhece um Projeto de Lei do Vereador Ilson Peixoto colocando alguns freios moralizadores nesses convênios, quando houver políticos ou "agregados" envolvidos com essas entidades? Veja nessa postagem:
Pelo Fim das Entidades Fantasma e entre em contato com o Vereador.

Abraços.

P.S. E fora CCs, todo mundo concursado. Concursado e bem pago, atendendo a população com carinho e dedicação.

Nenhum comentário: