"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quinta-feira, outubro 8

É Hora dos Pais nas Escolas

Anônimo em 7/Out/2009 às 21:40 no post "Educação 5: Creches Para Quem ?":
"Acontece que os pais parecem alienados a tudo que acontece em sua volta, principalmente aqueles que moram em áreas mais carentes como Japuíba, Frade e Monsuaba."

Anônimo às 21:51:
"Visitem a creche do Balneário e as demais creches e vocês verão com seus próprios olhos a diferença que existe entre elas. A do Balneário é chique, toda estruturada, feita mesmo para ricos em sua maioria, enquanto as outras estão caindo aos pedaços."

TAngra:
Inacreditável a maneira como essa turma da "famiglia" jordão (e outros dantes) fazem uso do dinheiro público em benefício próprio.

Com o 2º comment lembrei-me da queixa de uma ex funcionária nossa, moradora das proximidades do Balneário, que retornava da licença maternidade. A dita creche era recém inaugurada e ela tentou e não conseguiu uma vaga para o filho. Contou que foi obrigada a pagar uma vizinha para cuidar da criança - e ela poder continuar a trabalhar - porque lá na creche disseram que não havia mais vagas. Ela disse que viu muitas crianças cujos pais eram "muito bem de vida", conforme suas próprias palavras, muitos deles filhos de funcionários e CCs da Prefeitura. Mas isso já é outra história.

Fica patente a importância da participação dos pais e mães na vida das escolas públicas (e mesmo particulares). Só não diria que a omissão da maioria seja por conta de alienação ou descaso. Principalmente os das áreas mais carentes. Acredito que seja mais por ignorância. Ignorância de que cada tijolo, cada telha daquela escola foi pago com dinheiro público. Dinheiro que é de todos nós, que pagamos no imposto que está embutido no pãozinho e no café da manhã, em cada quilo de arroz e feijão, em cada passagem de ônibus e que é descontado até dos nossos salários.

O mesmo vale para os diretores, professores, merendeiras e todos mais que estão funcionários públicos. Estão ali para bem educar as crianças e atender aos pais e mães. Nós os pagamos todos os meses para isso. Não o tanto quanto merecem, mas isso não é nossa culpa, é culpa do Prefeito. Mas, bem ou mal, nós é que pagamos pelo trabalho deles.

Assim, nada mais justo e necessário, e, mais do que isso, é nossa obrigação de pais, que acompanhemos e fiscalizemos como o nosso dinheiro está sendo aplicado na educação dos nossos filhos.

O que estiver errado deve ser denunciado ao diretor e ao secretário de educação. Se não der resultado deve ser denunciado ao Ministério Público que, aliás, aqui entre nós, deveria verificar quem são os tais pais de alunos lá da creche do Balneário. Aí uma boa sugestão também para algum Vereador mais "antenado" e bem intencionado.

O Governo Federal participa com verbas na manutenção das escolas e creches municipais. Acompanhe esses repasses pela Internet. O endereço é: Ministério da Educação - FNDE. Você tem os repasses para alimentação escolar, transporte escolar, Fundeb, com jeitinho consegue ver até o que é repassado para cada escola.

Outro lugar muito bom para serem feitas essas denúncias é na Ouvidoria-Geral do Ministério Público - RJ. Podem ser pessoalmente, por telefone ou via Internet e você não precisa se identificar, pode ser uma denúncia anônima. Até o Transparência Angra já fez uma denúncia naquele caso do nepotismo na Prefeitura no fim do ano passado. Aceita a denúncia, se quiser você recebe uma senha para acompanhar sua tramitação dentro do MP.

Esse caso da creche do Balneário é uma tremenda falta de respeito com a população. A diferença entre as creches é discriminação com os mais carentes. É mau uso do dinheiro público, coisa de gente mau caráter mesmo, caso se confirmem as denúncias e o que disse minha ex funcionária. E duvido que não seja verdade, conheco minha ex funcionária e conheço nosso "comentadores". E também conheço muito bem esse pessoal que está no governo.

Para facilitar (e reforçar):
Ouvidoria MP-RJ: http://www.mp.rj.gov.br/portal/page/portal/Internet/Servicos/Ouvidoria_Geral
Min. Educação FNDE: http://www.fnde.gov.br/pls/simad/internet_fnde.liberacoes_01_pc?p_ano=2009&p_programa=86&p_uf=RJ&p_municipio=410010

Fora Tuca!
Fora "eterno"!

3 comentários:

José Antonio disse...

E vcs ainda querem eleger o Fernando para deputado.

Anônimo disse...

A creche do balneáreo não está, esta maravilha não.Segundo fiquei sabendo lá até os homem dão banho e trocam as meninas, será que os pais sabem disso,está informação foi passada por funcionários de lá. Um absurdo!

Anônimo disse...

Ao anônimo das 16:41, não é só no balneário que tem homem dando banho não, são todas as creches e posso lhe dizer que são bastante competentes e profissionais, isto é preconceito, acho que antes de entrar para trabalhar, TODOS tem que passar por uma entrevista com um psicólogo ou sem lá quem, pois pra trabalhar com criança não é fácil não, tem que além de inúmeras coisas, gostar muito de criança, e é por isto que nós achamos que a complexidade do cargo exige muita qualificação e valorização destes profissionais.Um beijo e não fica zangada não.