"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quarta-feira, outubro 7

Educação 5: Creches Para Quem ?

Anônimo em 25/Set/2009 às 11:20 no post "Palavra da ex Professora":

"Apesar de existir uma orientação para que as classes mais baixas tenham prioridade a constituição é clara, a educação infantil é um direito de toda criança.

O Município possui poucas vagas nas creches adotando então, pelo menos na teoria, que para conseguir uma vaga têm preferência as crianças de baixa renda e que possuem mães que trabalham. Já na prática é comum ver que existem crianças em que a família possui uma renda, provavelmente, muito maior que a sua, e mães que não trabalham, que deixam seus filhos nas creches e vão passear ocupando vaga daqueles que realmente precisam.

Isso acontece porque o próprio pessoal da Secretaria de Educação trata de garantir uma vaga para conhecidos e porque não temos uma assistente social nas creches para fiscalizar. Tanto é assim que construiram uma creche no Balneário. Se fossem seguir o PNE deveriam construir a creche em áreas com a população de mais necessidade, como na Sapinhatuba, por exemplo.

Em todas as creches, principalmente na creche do Balneário, é comum ver pais em seus carrões para buscar as crianças. Existem também alguns pais que para disfarçar seu poder aquisitivo param o carro longe da creche e vão buscar seus filhos à pé.

Para mudar isso toda a sociedade deve cobrar do Município um bom funcionamento e qualidade. Os pais deveriam se organizar e cobrar explicações do Município."

2 comentários:

Anônimo disse...

Acontece que os pais parecem alienados a tudo que acontece em sua volta, principalmente àqueles que moram em áreas mais carentes como Japuíba, Frade e Monsuaba.

Anônimo disse...

´Visitem a creche do balneário e as demais creches e vocês verão com seus próprios olhos a diferença que existe entre elas,a do Balneário é chique, toda estruturada, feita mesmo para ricos em sua maioria, enquanto as outras estão caindo aos pedaços.