"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

segunda-feira, outubro 11

Controle Social

"O controle social, entendido como a participação do cidadão na fiscalização, no monitoramento e no controle das ações da Administração Pública, tem a finalidade de verificar se o dinheiro público está sendo usado de maneira adequada. O controle social complementa os controles realizados pelos órgãos que fiscalizam os recursos públicos. Além disso, os cidadãos têm, muitas vezes, melhores condições de acompanhar a aplicação do dinheiro público, pois utilizam os serviços e conhecem de perto os eventuais problemas que acontecem no dia-a-dia."

A Controladoria-Geral da União (CGU) estimula a participação popular no acompanhamento do uso de recursos públicos, com a divulgação de informações sobre o controle social por parte dos cidadãos e indicando mecanismos para exercício desse direito.

A CGU realizou, entre 25 e 27 de setembro de 2009, o I Seminário Nacional de Controle Social, para debater, aprofundar e disseminar conhecimentos e informações acerca do tema, com a participação de diversos especialistas e cidadãos que vivem o dia-a-dia do controle social no Brasil e dão a sua contribuição para que os recursos públicos sejam empregados com mais efetividade, transparência e dentro dos parâmetros legais. As palestras abordaram temas como democracia, participação, papel da mídia, orçamento, gastos públicos, políticas públicas, além dos relatos de diversas experiências bem sucedidas na área.

Lembro de ter visto um dos vereadores de Angra dos Reis indo a este Seminário, lá em Brasília, mas não consegui encontrá-lo durante as palestras nem nas fotos que tomamos do evento. Quem descobrir onde ele está sentado e disser seu nome ganhará uma viagem com acompanhante pelo Google Earth, com passagem e diárias, para o próximo Seminário:

I Seminário Nacional de Controle Social
Não adianta clicar. Não amplia!


Respostas para nosso E-mail ou por comentário.

Depois do 2º turno da eleição presidencial voltaremos ao assunto: "controle social". Até lá não se deve falar dessas coisas.

Nenhum comentário: