"Bola fora.
Utilizo com muita frequência as moto-táxis. Prefiro ônibus, mas fujo, quando posso e tenho tempo, dos horários de pico. Já ouvi muitas críticas e muitos, bota muito nisso, elogios. Também andei de Van, mas não apoiava, pois o objetivo das Vans era o filão do transporte de massa, do povão.
O filão das Vans era de ocupar os espaços nobres, de pico, pessimamente suprido pela Bonfim. As linhas menos lucrativas eram abandonadas, paulatinamente, tanto pela Bonfim quanto pelas vans.
As moto-táxis pelo contrário, apresentam-se como "luxo" aos moradores dos morros e periferia próxima. O número de passageiros, hoje, transportados pelas motos são poucos, considerando aí uma parte significativa de quem não usava nenhum tipo de transporte.
E ainda estão previstas na lei.
Quando Zé Boquete diz que duas empresas podem elevar o preço das passagens não é de tudo mentira, apesar da fonte. A lógica apontaria para isso, caso a planilha e a fiscalização fossem exercidas com honestidade. Fato é que os preços podem subir e os lucros, com certeza, caem. Zé Boquete pode não saber do que tá falando, mas quem lhe paga sabe. O maior crime que pode ser cometido é a Câmara e seus sacripantas enterrarem o que poderia ser um excelente debate para toda sociedade."
TAngra:
Prezado Anônimo,
Apesar da dúvida nossa sobre quem seja o tal Zé Boquete de quem você fala, o caso de não haver concorrência deve ser avaliado sob vários aspectos, não apenas o empresarial capitalista selvagem, como eu penso que diria o "Resistência". Trata-se de um serviço concedido pelo poder público a uma empresa privada para que ela atenda aos munícipes em suas necessidades de tranporte.
O transporte público é concedido para atender ao povo, em primeiro lugar, não para obter-se a maior lucratividade possível para o bem do amigo empresário. E depois dividir uma fatia do bolão com ele. Você precisa ver como eram as planilhas pleiteando os reajustes de tarifa.
Já estive em cidades até menores que Angra onde eu tinha o direito de escolher entre uma ou outra empresa de ônibus em determindados trajetos. Eu podia escolher em função da tarifa ou do modelo de ônibus mais confortável, por exemplo. Em todos os momentos, em todas as situações, sob todos os pontos de vista a concorrência é sempre benéfica e saudável ao consumidor. Bem, talvez em quase todos.
Há que se estudar bem os roteiros, horários, necessidades da população, tarifas e lucros, mas dá muito bem para mais de uma empresa compartilhar qualquer possível redução nos lucros. Estamos falando de uma cidade de 160 mil habitantes e ônibus ora lotados ora ausentes.
E as Vans deveriam estar submetidas a fiscalização e controle por parte do poder público para que não houvesse ocorrido o que você disse.
5 comentários:
Prezado Tangra, vou te passar uma informação mas, gostaria que você tomasse se puder alguma providência já que não posso.
Você já deve saber que o laboratório público de Angra foi dado de presente para o setor privado por interesses meramente particulares e politicos.
Ocorre que um absurdo está acontecendo e funcionários não podem sequer falar nada. O Laboratório CDB que é o particular, está colocando reativos e materiais dentro do laboratório público do PAM, e toda produção que é feita no laboratorio do PAm é repassada para o CDB. Ou seja, os servidores públicos fazem o trabalho para o particular. Esse laboratorio particular, coloca o reativo e cobra por ele e ainda, cobra os exames feitos pelos servidores publicos da PMAR . Só ai ele já recebe duas vezes, vende o material e depois ainda cobra os exames da PMAR e ainda tem a mão de obra de graça porque são todos servidores públicos e com excessão de 5 (zeladora , 2 estagiarios e 02 colhedoras) o restante são todos estatutários com estabilidade e estes acima são contratados da PMAR.
SEm contar que 15% de tudo vai parar nas mãos do Cabral.
Os servidores ainda, ficaram com os exames da Santa Casa inclusive fazendo exames de planos de saúde dentro do laboratorio público, das emergências e do pronto socorro municipal e a produção repassado para este particular que disse para o Dr Adilson numa reunião que ele é empresario, quer lucro e que a Santa Casa não interessava pra ele porque daria apenas R$2.500,00 de lucro no final do mês. Ele diz que não quer mas, quer os exames prontos para cobrar da PMAR como se ele tivesse feito. Se vc puder ajudar a acabar com esta podridão, agradeço.
O transporte por moto ocupa menos espaço no transito e nas vagas de estacionamento (cada vez mais raras no município), queima menos combustível por conta de ser muito mais leve e com isso polui menos o ar e gasta menos um recurso não renovável. A moto chega antes do carro e as vezes nos encontramos em situações de pressa (outro dia fiquei 20 minutos engarrafado na praia do anil) e ainda a motocicleta é muito mais acessível a compra possibilitando um jovem ou pessoa de baixa renda oferecer um serviço para a sociedade com relativamente pouco investimento e em troca de uns trocados que em sua maioria será gasto no próprio comércio local aquecendo assim (mesmo que de maneira sutil) a economia bairrista local.
É trabalho digno, é preenchimento de uma lacuna onde o ônibus e o taxi não conseguem suprir e acima de tudo é um serviço para beneficiar um grande contingente que passou a vida subindo ladeiras diariamente (o que ao chegar da idade avançada vira um grande transtorno ou impedimento).
MOTOTÁXI JÁ!
ZE BOQUETE = VEREADOR JOSE ANTONIO
ou tem alguém em Angra dos Reis que não sabe que ele foi flagrado num 69 com a Tcutchuca dentro do seu carro no Parque das Palmeiras?
Zé Boquete merece um desconto no caso do 69: tava cheirado.
O que poderiamos esperar de alguém que faz sexo com travesti em plena rua pública, esse cara tinha que se envegonhar...
E o povo ainda elege essa bixa encubada
Sem falar em outros vereadores que ganham votos com cesta básica em pleno dia de eleição, aproveitando da situção do pobre carente sem informção,e ainda sim faz faculdade no Rio com carro e motorista que são pagos com dinheiro do nosso bolso,vcs acham que essas personalidade iriam mesmo se preocupar com as mazelas socias.
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