"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quinta-feira, abril 16

Inteligência e Escolaridade

Anônimo em 16/Abr/2009 às 12:41 no post "Ameaça do Vereador - Comentário":

"Quando criança, na mercearia do meu pai, ri de uma lista cheia de erros, e perguntei ao freguês: o que é "fosfi"? Meu pai, com a caneta na mão, largou o braço. Saí chorando, antes de entrar debaixo da saia da minha mãe o ouvi dizendo: "se você entendeu já era suficiente!".

Depois de uma graduação, pós e um monte de cursos estou cada vez mais convencido que inteligência e escolaridade são coisas totalmente distintas. Decerto que a escola pode potencializar, favorecendo novas conexões. Mas nem sempre é assim. Quase nunca.

O fato não são as asneiras que a Virma fala, mas são as asneiras que suas idéias representam. Claro que algumas palavras quando pronunciadas erroneamente causam mal estar em qualquer interlocutor. Geralmente quem assim fala é que pouco ouve. Rodney Tupinambá escreve muito errado, mas o conjunto das palavras sempre fazem sentido. Fico impressionado que com os erros (que não são poucos) mas suas idéias são sempre claras (o que não significa que eu concorde).

O que me incomoda na Virma não é a petulância comum ao pobre (principalmente de espírito) no poder; mas tê-la como representante de um dos poderes republicanos e da elite podre de Angra.

Incomoda, mas se justifica: ela é a própria encarnação da classe dominante de Angra do Reis."

Um comentário:

Anônimo disse...

Achei muito bom as colocações, mas o meu comentario vai além, Quando alguém é muito manchado, batido na política, quando uma pessoa sabe que é um mal carater e não tem a simpatia da população, nem a confiança, porém tem muito dinheiro, nem que seja roubado, e esta pessoa é muito gananciosa e tem ideiais de ter o poder puramente para satisfazer seu lado doentil, o que esta pessoa faz pega uma pessoa escolhida por ela, uma pessoa sem estudo fácil de manipular, ignorante, capaz de fazer tudo para se sentir importante, uma pessoa capacho que que saiba dizer sim senhor, pega esta tal pessoa e a transforma em uma marionte, mas quem nada mesmo é o testa de ferro ganancioso e doente.

Assim, acontece em Angra dos Reis, a presidente da camara é uma pessoa que não sabe falar porque passa a vida inteira batendo cabeça e dizendo sim senhor, é uma inútil pra gente mas de grande valor nas maõs de mente distorcida, ela é a real "SASÁ MUTEMA" que relatava a bandidagem da cidade, os mesmos sabendo que o povo não acreditavam mais neles pegaram o SASÁ MUTEMA, homem do povo, bom, puro e quem comandava eram eles por detrás, e a safadeza corria a solta!

Em Angra não é diferente, eu tenho pena da Vilma porque vejo que ela tem a necessidade de se achar importante, porque sempre foi pobre de dinheiro e de espírito, é do tipo capaz de fazer de tudo para receber uma migalha.

Vejo porém que um dia tudo terá fim, e ela olhará para trás e verá quanta burrice ela fez, e para quê?

Pensa que é uma mulher competente, mas não é, pensa que é uma mulher trabalhadora, mas não é, ela apenas tem que se virá para fazer leis que mais tarde se virararão contra ela mesma.

Já vi, presenciei poíticos que eram muito cheios de si, e que hoje muitos estão debaixo de sete palmos e carregam suas arrogancias até hoje, porque suas palavras ficaram como testemunha.

Se ela quer dinheiro, muito bem que fosse trabalhar, mas se submeter e desviar dinheiro através da ABC é muita pilantragem.

Sei que os anos irão se passar, e sei também que meus netos e bisnetos, ouvirão de minha boca ou de algum outro parente meu a história da camara da cidade de Angra dos Reis, e a vilma será a mais comentada, com risos, com choros, mas com certeza será a que mais contribuiu para a desgraça do povo Angrense, quero ver a vida das crianças que são exploradas hoje nos supermercados e tudo estou guardando, gravando porque com certeza eu irei mostrá-los, e a minha família, a sua leitor e com carinho para a família dela.