"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sexta-feira, abril 17

O Copidesque e Os Jornalistas

Copidesque em 17/Abr/2009 às 09:33 no post "Publicadores de Release?":

"Para começar a discussão o anônimo autor do Blog 'Governo de Angra' [...] se esquece de que na prática ele mesmo não passa de um publicador de releases. Contra-sensos à parte, como ele (ela ou isto) só fala (ou reproduz) o que interessa aos palacianos, vem escapando dos tiros e destemperos de vereadores dotados de ímpetos exonerativos e visões de mundo minguadas."

Mesmo entendendo que a mídia de uma forma geral se utiliza de releases para a construção de suas matérias e que alguns meios de comunicação abusam de recursos como o "Ctrl C" + "Ctrl V", não podemos radicalizar e colocar todos os jornalistas e meios de comunicação em um saco de gatos (e ratos).
[...]
Claro que se formos falar sobre ética grande parte da imprensa de Angra terá que ficar muda, principalmente se colocarmos neste diálogo alguns empresários e alguns dos 'baluartes da comunicação Angrense' que de fato, se espremidos, se provam verdadeiras fraudes.

Não é incomum vermos alianças escusas que se traduzem em comentários e manchetes que agradam determinado grupo ou personagem político. Fato concreto é que muitas vezes este engajamento dura o tempo de uma campanha publicitária, cargos ou alguma ajuda off-records.
[...]
O triste é que nesta profissão o trabalho de pesquisar e levantar uma matéria cada vez mais é deixado de lado. [...] Como um exemplo concreto aos amigos, podemos citar a própria massificação das páginas pessoais, os Blogs. Ao mesmo tempo em que aparecem coisas realmente muito boas e com conteúdo significativo, é muito mais comum vermos a replicação de opiniões rasas e a massificação da estupidez.

Na faculdade de comunicação existem amplos debates sobre a ética profissional do jornalista e a forma que determinados temas devem ser abordados para não transformarmos a desgraça alheia em um show de horrores [...] Infelizmente, esta é outra realidade que encontramos por aqui. Inclusive no trabalho de alguns dos profissionais que os senhores tão comumente referenciam.

Também não podemos nos esquecer dos ditos 'bons samaritanos' que desenvolvem determinados 'trabalhos' com objetivos puramente eleitoreiros. Estes [...] são quase ou tão sujos quanto os empresários que procuram autoridades atrás apenas de vantagens ou do vil metal."

TAngra:
Prezado Copidesque, desculpe-nos a edição de alguns trechos do seu comentário, mas foi apenas por questões de diagramação. Nos comentários ele está integral.

Só tenho dúvidas quanto ao título infeliz lá no Governo de Angra. Na minha opinião não houve má intenção, acho que foi apenas um equívoco.

E lembrando o antigo copy-desk, não se poderia chamar alguns "jornalistas" de hoje de copy-paste?

Abraços e obrigado por seu comentário.

3 comentários:

Anônimo disse...

A prefeitura poderia explicar para população o porque ela derrubou os quiosques da praia do anil, mas uma vez está omitindo que foi ordem judicial , há mais de três anos.
No caso do Sandubas tem alguma ordem judicial , se tem porque a prefeitura construiu as muretas atrás do SAndubas, eu vi o pessoal da Matos Teixeira contruindo,vcs acreditam em persiguição,ou não existe isso em nossa cidade.

Angrense de coração

Copidesque disse...

Pois é, acontece que não explicar isto é muito mais cômodo do que admitir uma perseguição política. Vale lembrar que o Sanduba's mesmo tendo alvará para funcionar tranquilamente até junho, tem sido multado sistematicamente pelo governo desde o início do mandato.

Anônimo disse...

Por que será? Será que foi porque o Cacá se candidatou como vice da Conceição?
Seria possível pessoas tão idôneas como nossos políticos fazerem uma coisa tão bárbara como essa?