"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

terça-feira, abril 28

Sessão Histórica

Acabo de assistir uma sessão da Câmara Municipal de Angra dos Reis que deveria servir de exemplo para todas as casas legislativas do Brasil. Me senti orgulhoso em ver a maioria de nossos representantes defendendo os interesses da cidade, deixando de lado mesquinharias partidárias.

Antes de terminar de escrever essa postagem, enquanto revia minha gravação da sessão, recebi um comentário que resume tudo o que eu iria falar. Aqui está ele:

Ex-eleitor do Aguilar em 28/Abr/2009 às 16:48 no post "Tuca Não (Escapará/Escapou)":
"A postura parlamentar do Vereador Aguilar é realmente um mistério.

Hoje ele chegou ao extremo de se dizer à favor do requerimento do Cordeiro e votar contra.

É ponto pacífico que o papel da base do governo é defender o governo, mas os vereadores não podem se tornar cegos quanto aos trabalhos e funções da Câmara. Aguilar ainda disse que os vereadores da Base deveriam se atentar para "a malícia nos requerimentos petistas".

Aliás, porque será que até agora Aguilar sempre foi contrário à qualquer pedido de informações e taxou este tipo de requerimento como "dar trabalho ao governo"? Será que há algo que precisa ser escondido com tanta veemência? Onde está a tal transparência da casa que ele mesmo tanto prega?

Aliás, parabéns aos Vereadores Jorge Eduardo Mascote, Leandro Silva, Parente e José Antônio que mesmo sendo da base e defensores do governo, votaram com suas convicções e entenderam que o trabalho do legislador é fiscalizar o executivo e principalmente que a população não pode e nem deve ficar refém de acordos espúrios e blindagens burras.

Infelizmente, os remanescentes da legislatura passada continuam tão viciados com as trocas de favores e na política que extinguiu seus pares, que nem se atentam para o caminho perigoso que continuam traçando. Consciência é algo que não transparece nestes edis.

O povo de Angra merece uma política transparente com políticos conscientes!"

TAngra:
Leiam lá na postagem este comentário na íntegra. E não deixem de forma alguma assistir a reapresentação desta sessão na TV Câmara.

O requerimento de pedido de informações sobre as contrapartidas das empresas que recebem isenções fiscais foi aprovado, para desepero de Aguilar e Vilma, que levaram merecidos "puxões de orelha" de Leandro, Mascote e Lia. Votaram contra: Zé Maria, Marco Aurélio e Aguilar. Ausentes: Amilcar e Ilson Peixoto.

P.S. Agradecemos ao leitor pelo comentário que nos poupou um bom trabalho.

23 comentários:

Anônimo disse...

tangra, boa noite, até ai tudo bem porem vamos pensar:

os vereadores que votaram a favor estão pensando já na frente, porque os mesmos já estão convictos que a cassação será inevitavel e vão deixar os primatas a sós.

se os mesmos queriam uma camara independente do legislativo porque so agora, porque não na votação da mesa diretora, ha saber?

santo antonio 2

Anônimo disse...

Vamos fazer a campanha fora Jordão!

Fernando Jordão foi o prefeito mais corrupto da história de Angra dos Reis e talvez de toda a região. Assaltou os cofres públicos na cara de toda a população que com medo e se sentido só nada pode fazer. Mais uma coisa fica claro que esse cidadão esta tendo que gastar muito do seu dinheiro roubado dos cofres públicos para sustentar toda essa corrupção. Tudo isso pago com o nosso dinheiro.

1- Gastou muito dinheiro para tentar encobrir o caso cartas marcadas, tendo que contratar um advogado de peso e influente chamado Paulo Ramalho.
2- Teve que gastar muito dinheiro para comprar vereadores e o Pessoal do TCRJ para aprovar as contas do município.
3- Teve que gastar muito dinheiro com desembargadores para ficar sabendo de todas as investigações feitas contra a prefeitura de Angra.
4- Teve que comprar toda a imprensa de Angra.
5- Teve que gastar muito dinheiro na campanha para eleger o seu candidato e não quebrar o esquema de corrupção e compromissos.
6- Teve que usar a sua influencia suja para conseguir junto à Rede Globo que parasse com as reportagens sobre o esquema da Petrobonus.
7- Agora esta tendo que gastar muito dinheiro para contratar um dos melhores advogados do Brasil para salvar o Tucá da cassação. Sendo que estes processos podem deixá-lo o próprio Fernando inelegível. Também vai ter que gastar muito dinheiro com presentes para desembargadores do TER.

De onde vem todo esse dinheiro?
Será que é da prefeitura de Angra dos Reis?
Será que por isso o novo secretário de Obra de Angra dos Reis vai ser o SRº Manoel Gambiarra, para tentar desviar dinheiro da prefeitura para Bancar todo esse ESQUEMA DE CORRUPÇÃO?
Hoje o Prefeito Tuca Jordão precisa muito da influencia do seu primo Fernando Ladrão para não ser cassado, vai ter que abrir as pernas e cofre para ele.

Campanha contra Fernando Jordão.
Vamos todos mandar MSG contra esse cidadão. Essa foi à pessoa que assaltou a nossa cidade.

Anônimo disse...

Vendo hoje a seção da Câmara fiquei muito triste com a vereadora Lia Anunciando a exoneração do Sub Secretário Wingler.
Uma das últimas pessoas corretas e honestas do primeiro escalão desse governo.
Pq será que foram tirar uma pessoa honesta do governo, em?????

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 19:28,

Que história feia é essa do Manoel Gambiarra na Secretaria de Obras?

Gambiarra não entende de coisa nenhuma, é um inválido. A única coisa que fez na vida foi tentar mexer com turismo e nunca conseguiu.

Se isso acontecer vamos ter que criar o Transparência Gambiarra só para cuidar das gambiarras do Gambiarra. É muita gambiarra.

Abraços.

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 19:28,

O Blog do Gambiarra já está pronto e já tem a primeira postagem. Só falta ele ser nomeado:
http://transparenciagambiarra.blogspot.com/

Abraços.

Anônimo disse...

se é um iválido, como ele arrumou uma casa pra delegada federal? viu q pra alguma coisa ele serve... e como serve!!

julho disse...

fico con o anonimo das 19:40 wingler um dos ultimos homens de bem deste governo (talves tenha saido a tempo de não ter que apagar a luz)uma pena grande perda

TAngra disse...

Prazado Anônimo das 21:05,

É verdade. Também já ouvi falar nessa delegada do FBI — Federal Bureau of Investigation que tem casa no Frade.

Alguém sabe de mais alguma coisa?

TAngra disse...

Prezados Anônimos das 19:40 e das 21:09,

Mas tem uma coisa que sempre nos deixou muito intrigados com respeito ao Vingle. Ele sempre era designado para fiscalizar a execução das grandes obras de pavimentação, era o responsável pelas obras especiais etc. desde o Governo do "eterno".

E todos sabem que os obras são da pior qualidade, nunca terminam, são superfaturadas e sempre foram as maiores fontes de desvios de recursos na prefeitura.

Será que estamos falando da mesma pessoa? Do Vingle Neves Martins?

Se for, não sei não....

Ou será que ele está saindo porque agora resolveu combater essas falcatruas?

Abraços.

TAngra disse...

Prezado Anônimo que postou um comentário às 22:47 falando de uma festa com todos os mafiosos do governo do "eterno", nós não vamos publicar seu comentário mas suas informações serão repassadas ao Ministério da Justiça, que certamente tomará providências a respeito.

Obrigado e abraços.

Madonna disse...

O Wingler vai sair por causa do nepostismo. Deixou o cargo para a esposa. Ele é muito competente e não adianta tangra enlamear e reputação dele como faz de outras pessoas porque ele é limpo. Mesmo que tentem não vao conseguir sujá-lo.
Continuem a denunciar o que está nos bos como tem feito, vejam os crimes, deixem as pessoas de bem em paz.

Anônimo disse...

A sessão da Câmara não foi bem assim não. Mas....

Anônimo disse...

"Vereador sindicalista"

Hoje tive o cuidado de assistir com atenção a sessão da Câmara Municipal, sou metalurgico e estou feliz, feliz pornão ter votado nesse cidadão, ele hoje envergonha a categoria, coloca o interesse do "governo" acim do interesse da população, aprendi e lutei nas assembléia no direito maior , direito ao contradidório, a democracia que esse senhor está defendendo é a mesma que envergonha nós cidadaes, esse vereador que defendeu em praça pública o nosso presidente, vem agora critica-lo, quem é ele, que fica do lado dos ditadores desta cidade?

Então quer dizer que tudo que a oposição fizer é prejudicial ao "governo", e o município como fica, o cidadão que paga seus impostos, o estudante que não tem uma merenda adequada, é os tempos mudaram, a nossa cidade está entregue a pessoas sem capacidade de distinguir, democracia, de ditadura.

Obrigado

TAngra disse...

Prezada Madonna,

Não temos nada contra o Vingle, mas está nos BO's a indicação dele como fiscal de dezenas de obras, em 2005 foi nomeado Presidente de Comissão de Recebimento de Obras Contratadas pela Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, referente a serviços de
engenharia de pavimentação, drenagem, contenção e obras especiais
, foi Assessor de Obras Especiais do Gabinete do Prefeito Fernando Jordão, etc.

Está tudo nos BO's. Foi só isso que dissemos.

E todos sabem que quem fiscaliza é reponsável pela qualidade das obras, quem fiscaliza não deve permitir que os contratos sejam prorrogados mais do que as leis permitem sob a alegação de chuvas que não caíram, apenas para que as empreiteiras de sempre vençam todos os contratos, mesmo aqueles para os quais não têm estrutura para tocar, etc.

Foi só isso que dissemos.

Você sabe para onde ele vai agora? Espero que não seja para alguma fundação ou autarquia, nem para uma dessas empreiteiras Cartas Marcadas que continuam "levando" todas as obras licitadas, pois se isso acontecer aí sim teremos que passar a suspeitar da sua idoneidade, não acha?

Foi só isso, não o acusamos de nada, até por que não temos motivo algum para isso, não acha?

Abraços.

Anônimo disse...

bem, pra onde ele vai eu não sei, mas a filha dele já foi ser assessora da vilma. olha só nas imagens da tv câmara uma coladinha na outra...
habla sierio!!!

Anônimo disse...

Um pouco de Vingle:

Realmente o Vingle foi responsável por tocar algumas das grandes obras do governo Fernando. E foi pela competência, não pela trambicagem.

É um erro colocarmos todos os secretários no mesmo saco. Destaco que o Vingle foi nomeado Assessor de Obras Especiais do Gabinete do Prefeito Fernando Jordão, por pura competência, já que como sabemos o nosso Secretário de Obras é um engodo que só serve para camuflar as coisas e fazer o joguinho.

Depois dos Cartas Marcadas, quando o Ferreti foi finalmente exonerado do cargo, o Vingle seria o candidato mais óbvio para a Secretaria de Obras, mas por razões política$$, escolheram o Leonardo, que como todos nós da área sabemos, não é conhecido por ser um expert em obras públicas.

Indignado pela escolha, o Vingle ameaçou sair da Prefeitura, para resolver a situação, o Fernando foi obrigado a criar um cargo especial para ele, pois não poderia perder o principal tocador de obras deste município.

Evidente que ele deve saber de muitos esquemas, etc, mas ao que me consta, ele continua no hall dos honestos.

Em relação à exoneração dele, é fato que ele sairá para sua esposa continuar exercendo seus trabalhos.

Em relação à filha deles, que é assessora da Vilma, destaco que Juliana é uma advogada bastante competente e merece muitos crédito por ter por mais de uma vez tentado mostrar aos vereadores que este ou aquele projeto é inconstitucional. Infelizmente, por razões políticas, estes projetos foram ou serão votados, mas isto não faz parte desta questão.

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 12:14,

Nada melhor do que conhecermos opiniões diferentes sobre um mesmo caso.

Pelo conhecimento que você demonstrou sobre a passagem do Vingle pela prefeitura nós temos que dar um crédito ao que você disse, embora não tenhamos afirmado nada contra ele, colocamos apenas nossas dúvidas.

Vamos investigar quais as obras que ele fiscalizou e o histórico dessas obras. Depois voltamos ao tema.

De nossa parte, ele passa ao pequeno hall dos honestos da era FJ.

Abraços e obrigado por suas informações, o importante é que tudo seja posto a limpo.

TAngra.

Anônimo disse...

Estou mandando cópia de um comentário que mandei no blog da vereadora Lia e para outros blogs de vereadores que aceitam comentários anônimos.

Fiquei feliz que o Cordeiro,
Vereadora Via e até o Aguilar, que deve ter sido unformado, comentaram sobre esse assunto e que eu e muitas outras pessoas acham que o nivel das brincadeiras entre eles estava estrapolando.
Que deve haver respeito entre eles pelo menos na frente das cameras.

Que as atitudes deles não condizem com as de parlamentares.

Então o que me chamou atenção é que nos manifestarmos as coisas e as atitudes deles podem mudar. ( A vilma não entra nessa lista. Ela está estragada de vez.)

Tentem e ajudem nosso povo a fazer valer nossos direitos e que devemos muito ficalizar e ficar de olho nesses que estão vereadores e o nivel deles para nunca mais cairmos na conversinha fiada deles.

A Vilma e o Aquilar (estando 3 mandatos) se não tiver grana para comprar todos os votos que precisará para se reeleger sabem que desmoralizados como estão não tem nenhuma chance.

Mas nem por isso vamos deixar eles fazerm um limpa nos nossos cofres antes do final do mandato deles, Ok?


___________________________________
Para pensar e refletir:

Cópia do comentário que coloquei no blog da vereadora Lia agora:

Cara Vereadora Lia,

Estou muito triste com o desrespeito e constrangimentos que a senhora vem sofrendo na nossa Câmara dos Vereadores.

Na última sessão dia 16 foi colocado pelo Aguilar "dê um chá para a Lia que ela fica emocionada e chora quando fala" e também outro "chazinho" por outro vereador também que nem me lembro qual, os outros ficam rindo, a vereadora Vilma (em outras sessões como a que ela rasgou o papelzinho)também fica alfinetando quando a senhora fala dos atrasos de subirem seus projetos, isso é para desmoralizar a senhora e na última sessão as mulheres em geral nos tachando de sexo frágil e manipulavel com "chazinhos".
Que ficamos emocionadas por qualquer coisa.

No dia 14 a senhora quase não consegue falar o tempo todo teve que se impor para as palhaçadas que o Aguilar ficou fazendo.

Eu votei na senhora e induzi outro familiar a votar também. Foram apenas 2 votos e a senhora me envergonha permitindo esses tipos de brincadeiras pra não dizer outra coisa.

Isso não é ilegal? Não é um desrespeito com a gente? Precisamos ver isso nas sessões?
Porque não limitam esses carinhos ou chacotas para os corredores do gabinete ou hora de lazer?

Isso muito me entristece. Desculpe o desabafo, mas é sincero.

Não deixa isso não! Fora a Vilma que entrou comprando votos e que para mim não conta, a senhora é a única mulher e exemplo para muitas.

Pense com carinho.

Um grande abraço.

Eleitora nºxxxx xx xxxx xx Angra dos Reis.

Abril 16, 2009

___________________________________

Anônimo disse...

É por estas safadezas que esta piranha ainda fica pedindo para as pessoas orarem por ela na igreja.Ordinaria.

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 15:52,

"Piranha" não pode! Principalmente no período do "defeso".

Mas dessa vez passa!

Abraços.

Anônimo disse...

E PORCA, PODE?
PORQUE ESTA PORCA DA VILMA ESTÁ CONTAMINANDO ANGRA DOS REIS, JÁ TROUXE ATÉ A GRIPE SUINA.
XOOOOOOOOOOOOOOOOOO

TUDO É CULPA DELA, CUPLA DA CRISE MUNDIAL, O LULA CONFESSOU, É POR CAUSA DESSE TIPO DE PESSOA BRANCA DE OLHOS AZUIS QUE O MUNDO ESTÁ NESTA CRISE.

O QUE SERÁ QUE ELA VAI INVESTIR MAIS EM ANGRA?

Anônimo disse...

Voces sabiam que a Ampla não está cadastrada na Prefeitura de Angra? Isto é não paga ISS? Procure ver com calma, entrando na nf.eletronica da sec. fazenda municipal, com o CNPJ da Ampla. O nome que aparece ainda é CERJ. Para onde vai esse imposto? É uma grana alta.

Anônimo disse...

Vai para o bolso da vilma.