"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

domingo, abril 12

As Equipes dos Postos de Saúde

Anônimo em 11/Abr/2009 às 22:00 no post "Cartazes de Intimidação ao Público":
"Vou um pouco mais além à sua sugestão. O vereador poderia propor que se exibisse a lista de todos os médicos e enfermeiros de plantão nos postos de saúde, juntamente com um telefone para denúncias de não conformidade."

TAngra:
Brilhante sugestão. Mas enquanto essa relação com os profissionais não estiver disponível nos postos você pode consultar o site do Ministério de Saúde. O MS mantém um Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES.

É com base nessas informações fornecidas pelas prefeituras que são feitos os vultosos repasses das verbas federais. Portanto, se você for a algum posto de saúde - que esteja cadastrado no CNES - e lá não estiverem os profissionais indicados você deve inclusive denunciar ao Ministério.

No caso da estratégia de saúde da família o link para consulta é:
http://cnes.datasus.gov.br/Mod_Ind_Equipes.asp

(1) Você seleciona primeiro o estado (RIO DE JANEIRO), (2) aguarda o programa carregar os municípios, (3) depois seleciona o município (ANGRA DOS REIS) e a competência (escolha sempre o último mês/ano). (4) Vai aparecer uma tabela só com Angra dos Reis e (5) você clica sobre o nome Angra dos Reis. (6) Aparecerá a relação de todos os 38 postos já cadastrados, com o nº Cnes e o nome do estabelecimento. O primeiro, neste exemplo, será:

2280817 / Estratégia de Saúde da Família Porotgalo

Você (7) clica sobre o nº Cnes que você quer ver (no caso 2280817) e aparece outra página só com:

2208817 / Estrat. Saúde da Família Porotgalo / 0032 / Porotgalo / ESFB_M1 - ESF Com Saúde Bucal - M I

(8) Você clica agora sobre o nome do estabelecimento (ESTRATÉGIA DE ... PORTOGALO) e aí (9) aparece (demora alguns segundos) a relação de profisionais cadastrados, que no nosso exemplo é:

Ana Lúcia dos Santo Araújo / CBO 2232B1 / etc
Andréia Vieira de Oliveira / CBO 515105 / etc
[...]

O CBO é a Classificação Brasileira de Ocupações. 2232B1 é Cirurgião Denstista de Saúde da Família e 515105 é Agente Comunitário de Saúde Visitador etc.

Você tem que usar uma tabela CBO adaptada ao MS, que fica nesse link:
http://cnes.datasus.gov.br/Mod_Ind_Profissional_com_CBO.asp

e selecionar Rio de Janeiro, esperar carregar, depois selecionar Angra dos Reis, aí aparece (demora um pouquinho) a relação de ocupações só no RJ, pois a tabela completa é muito grande e fica difícil de consultar.

Parece difìcil mas não é, só é um pouco trabalhoso. Experimente.

Todos que têm acesso a um computador e alguma experiência poderiam preparar uma relação dos profissionais no posto de atendimento da sua região e distribuir cópias para seus vizinhos.

O Transparência Angra pensou em deixar essas relações prontas na Internet, mas todos os meses a prefeitura faz alterações (contratações, transferência de pessoal etc) e seria inviável nós cuidarmos disso. Assim, cada cidadão deve fazer a sua parte e ajudar sua vizinhança.

Qualquer dúvida, entre em contato conosco.

P.S. Use de preferência o IExplorer ou o FireFox. Para denúncias, use o link "Fale Conosco" no site do MS.

2 comentários:

Anônimo disse...

Maneiro, não tinha a menor idéia que tinhamos essas informações.

Estou agora mesmo imprimindo a do meu bairro para conversar com amigos como vamos fazer uso nas próximas vezes, antes de ir me consultar.

Anônimo disse...

tangra, estas listas estão totalmente ultrapassadas. Conheço gente ai que trabalhou e já saiu pelo menos há 4 anos e continuam nesta lista. E tem mais, o CREMERJ já desobrigou aos médicos de se cadastrarem no CNES. Seria muito interessante mesmo é a lista de plantonistas escalados e os confronto com os que realmente estão no trabalho.
Tem plantonista que faz troca com colegas e evitam viagens. Por exemplo- plantonista morador de Paraty e plantonista morador de Angra. O plantonista de Angra faz o seu plantão e o do colega de Paraty e o colega de Paraty faz o plantão do colega de Angra em Paraty e o seu. isto é só um exemplo. Isto quando não vai embora a certa hora e na semana seguinte fica e o outro vai embora.kkkkkkkkkkkkkkkkk. Tem de tudo!!!!!!!!