"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

domingo, maio 23

Acompanhando o Orçamento Municipal

Anônimo, 19/mai 09:41 em "CIP Revogada":
"TAngra,

Gostaria que fosse publicado todo o orçamento do município nos útimos 10 anos ou mais, se possível, para que nós, leitores, possamos fazer um comparativo com outras cidades com a mesma média de população.

Sabemos que nossa cidade tem um dos maiores orçamentos do país e vivemos neste estado de abandono, onde nenhum serviço público funciona. Nossa população precisa saber o tamanho de nosso orçamento e comparar com muncípios com renda menor, porém muito mais desenvolvidos.

Afinal, Angra tem 500 anos e é uma cidade subdesenvolvida em todos os níveis, seja na educação, seja na cultura, na estrutura da cidade, onde a favelização cresce assustadoramente - com a conivência do poder público. Na política é um capítulo à parte, nosso atraso na educação está bem representado na Câmara de Vereadores; como esperar algo de bom com aqueles cidadãos que lá estão? Na segurança, temos índices das cidades mais violentas do país.

O que podemos esperar de um Prefeito que reúne jovens na praça movidos a som que faz apologia ao crime? As autoridades poderiam muito bem levar suas famílias, inclusive suas filhas, para este tipo de evento. Com certeza iriam colher os frutos rapidamente dentro de suas casas, em forma de viciados e outras coisas ainda piores.

Onde estão o MP, o Judiciário, a Polícia Federal, Tribunais de Contas, Juizado de Menores e demais órgãos que têm poder de fiscalização? Como diria Renato Russo: que cidade é essa? Onde vamos parar?"

TAngra:
Prezado Anônimo,

Já fizemos um levantamento desses no ano passado, comparando com diversas cidades, mas o tempo necessário para isso é maior que o tempo que temos disponível.

Mas podemos sugerir 3 locais onde essas e outras informações relevantes estão disponíveis:

- um deles é o BO da PMAR, que pode ser obtido no site da prefeitura:
www.angra.rj.gov.br/asp/sgd/sgd_bo.asp

- outro é no site do IBGE, com dados sobre o PIB per capita, população, estudantes etc:
www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

- e o site do Senado Federal, onde estão os repasses de Brasília para saúde, educação, royalty do petróleo e outras tranferências constitucionais:
www9.senado.gov.br/portal/page/portal/orcamento_senado/LOAM/Execucao?p_ano=2010

Para nós aqui, acompanharmos o orçamento municipal seria mais difícil que qualquer dos 12 trabalhos de Hércules, a não ser que tivéssemos alguém dedicado exclusivamente a isso. Se quiser candidatar-se, será muito bem-vindo.

Abraços.

6 comentários:

Anônimo disse...

É por isso que estamos aguardando ansiossos a tal visita de Denise Jordão, só após poderemos respirar,é que a direção não sabe mais o que inventar, e quem paga o pato somos nós que trabalhamos como burros de carga.

Anônimo disse...

temos que lembrar que outras cidades não tiveram 12 anos de desgoverno PT( eu votei e não esqueci do erro que cometi), onde a cidade parou no tempo, e que só foi acordar no final do governo castilho, uma cidade sem creche, com bairros na lama sem areas de lazer, sem projeto para abitação ao invéis incentivol a ocupação desordenada da nossa cidade, com isso perdemos a beleza da cidade (suja e abondonada) ,as praias pois não tinha saneamento e a criminalidade aumentou como outros problemas sociais que até hoje a nossa cidade sofre .tiveram acertos durante o 12 anos do PT , mais os erros nos pagamos até hoje com um povo pobre que foi trazido para angra sem estrutura para ser usado com massa de manobra , o governo FERNANDO foi um governo de muitos acertos, tambem tiveram erros mais os acertos foram maiores.
eu tenho certeza que se o fernando tivesse ganho a eleição do neirobis nós teriamos uma cidade muito melhor.

Anônimo disse...

Teria sim uma cidade melhor para todos: vereadores, secretários, empreiteiros, CCs e principalmente Fernando Jordão e Tuca jordão.
Com certeza essas pessoas estariam rindo muito mais de nós, seu trouxa.
Se isso tivesse acontecido nossa cidade já estava falida e Fernando Jordão podre de rico..

Anônimo disse...

Realmente os "acertos" do governo do Fernando foram beeeemmm maiores, como por exemplo a criação de mais secretarias para empregar os presidentes dos partidos, afinal lotearam a PMAR, a criação de mais de 1200 cargos comissionados, acho q hoje chegam a quase 2000, em comparação ao governo do PT q mantinha menos de 200 CCs na PMAR toda, talvez tenha sido por isso q ele ñ tenha feito um bom governo, a tercerização de diversos serviços do executivo, como o da merenda escolar, do laboratório (por falar nisso aonde estão os servidores concursados do laboratório), do serviço de limpeza e manutenção, e os aluguéis que beleza, muita gente tirou e tá tirando a "barriga da miséria" Sem falar tb dos repasses que o nosso querido Garotinho só abriu as torneiras depois q o eterno assumiu, e os CPDs, então foi uma festa, ñ precisava nem ter qualificação, bastava ser amigo ou parente de vereador, realmente orçamento com discussão participativa, pra quê? ninguém se interessa por isso... realmente foi um "avanço" (ganacioso no orçamento público)... "É NOIS!"

Anônimo disse...

Se o PT estivesse no governo nós funcionários públicos não precisaríamos ler apelos nos blogs para ter aumento de salário na educação.Educação e saúde são prioridade.

Anônimo disse...

se você não sabe há creve de professores em petropolis, governada pelo PT e onde o chefe de gabinete e o ABENZA o mesmo do PROSANEAR da epóca do dep. luiz sergio , enganar quem não tem memória e facil, eu amo minha cidade e não aceito vocês pintarem angra como fosse fálida. tenham mais respeito pala cidade.