"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sexta-feira, maio 21

Todos têm Ficha Limpa

Anônimo, 21/mai 00:47 em "Men in Black - Angra version":
"TAngra, com a Ficha Limpa algum candidato de Angra fica impedido de se candidatar às eleições de outubro próximo?"

TAngra:
Prezado Anônimo,

Como você deve saber, depois que foi aprovada o Senador Francisco Dornelles fez uma pequena correção no texto da lei, compatibilizando o tempo dos verbos. Segundo ele, alguns verbos estavam no passado, outros no presente e ele corrigiu colocando tudo no futuro. Assim, onde estava, por exemplo, "aqueles que cometeram algum crime" virou "aqueles que cometerem algum crime".

Antes da mudança do Dornelles somente o Paulo Maluf teria "ficha suja", dentre todos os políticos do Brasil, e não poderia se candidatar. Depois da mudança nenhum político poderá ser enquadrado na lei. Todos escaparam, como era de se esperar.

Isso "se" considerarmos que o Presidente vai sancionar a lei e "se" o TSE decidir que valerá já para a eleição 2010. E "se", mais à frente, não decidirem que o Ficha Limpa fere a nossa Constituição e acabarem de vez com a nossa alegria.

Essa nova lei dos Fichas Limpas pode se transformar numa decepção para o povo todo. Por isso é bom pensarmos em alternativas desde já, para que a própria sociedade desenvolva o "seu" projeto de seleção entre os bons e os maus políticos, a despeito de qualquer lei formal. O Blog do PDT já fala de alguma coisa nesse sentido:


Vejam lá, é um bom começo. Outra opção são as listas que já circulam pela Internet, com os nomes dos políticos que fizeram coisas erradas no passado. Eu acho que essas listas é que se tranformarão no grande terror dos políticos safados, pois elas nem eles nem ninguém terá poder de controlá-las.

Mas esse assunto ainda vai dar muita conversa de botequim.

Nenhum comentário: