"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

segunda-feira, maio 10

Cortina de fumaça sobre os culpados?

Anônimo, 9/mai 11:48 em "Responsabilizem os Culpados":
"Culpados? Vocês não acham que estão indo longe demais com essa de responsabilizar uma pessoa ou grupo específico pelo que ocorreu no inicio de ano em nossa cidade?

Querer afirmar que podia ser evitado, evacuado as pessoas de suas casas antes do ocorrido, é no minimo um absurto, pois ocorreu a mesma coisa na cidade do Rio de Janeiro, Niterói e outros municípios do Estado, e lá não vi ninguem afirmar que a Defesa Civil poderia avisar antes o nível de chuva que ia cair para que se evacuasse os locais de risco!

Só aqui em nossa cidade é que isso está acontecendo, vocês podiam mostrar que em nossa cidade as famílias estão recebendo o aluguel social de R$550 e lá no Rio e Niterói até hoje tem várias famílias que estão abandonadas pela sorte, que lá o valor é de no máximo R$400, que em Niteroi não se faz projeto habitacional há mais de 10 anos e por aí vai.

Poderiam mostrar o Prefeito Lindberg, que teve seus bens bloqueados pela justiça por fraude em licitações, com firmas ligadas ao PT que têm contratos com várias prefeituras do PT no pais."

TAngra:
Prezado Anônimo,

Por favor, não tente desconversar... O que o tal Lindberg tem a ver com as chuvas em Angra? E qual o seu objetivo ao comparar esse "aluguel social" entre cidades com realidades e orçamentos per capita e tão distintos?

Nosso caso aqui são os culpados pelas mortes, que são aqueles que ignoraram os estudos técnicos avisando que ao atingir-se determinado volume de chuva haveria escorregamento das encostas de Angra dos Reis. Aqui houve esses estudos, havia pluviômetros instalados, a chuva ultrapassou em muito os limites determinados pelos técnicos e a Defesa Civil nada fez. Essa foi a causa das mortes. Isso é ou não um caso de polícia?

Há um relatório da GEO-Rio após os desabamentos de 2002 que recomenda a evacuação dos morros em caso de 68mm de precipitação em 24 horas. Ninguém jamais conseguiu encontrar esse relatório, mas nós achamos outro, que foi elaborado com base nele. É um estudo de doutorado no COPPE/UFRJ e pode ser obtido neste link:
www.coc.ufrj.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=257

É um trabalho técnico de leitura difícil, mas aponto aqui os principais tópicos:

"SOARES, ELENIR PEREIRA
Caracterização da precipitação na região de Angra dos Reis e a sua relação com a ocorrência de deslizamentos de encostas. Rio de Janeiro, 2006"

"Este estudo relaciona precipitação a deslizamentos na região do município de Angra dos Reis, os quais são bastante freqüentes, principalmente no período de verão. Este estudo visa contribuir para previsibilidade da indução de deslizamentos através da precipitação acumulada, podendo auxiliar na implantação de um sistema de alerta para localidade."

pág 82
"De acordo com a GEORIO (relatório GEO RIO/DEP n° 16/2003), responsável pela avaliação das áreas mais atingidas e as que se encontravam à época em estado de risco ..."

pág. 107
"Após alguns testes, o presente trabalho propôs limiar de 75mm em um dia para que precipitação e deslizamento fossem considerados como uma relação de causa e efeito."


E lembram o que disse Tuca no dia 3 de Janeiro?

- "Temos aqui desde o dia 30 do 12, quando eu, pessoalmente, junto com o secretário de governo da defesa civil Carlos Alexandre, nós fomos para a base da defesa civil, fizemos um escritório de crise e já neste dia, de 10 da noite do dia 30 ao dia 31 nós tivemos um acúmulo de de 163 mm. Do dia 31 do 12 para o dia primeiro 196 mm e à noite culminando com pouquíssimas horas mais de 171 mm. Então isso bate a casa de mais de 500 mm de chuva em tres dias...".

Logo depois do acidente disseram que não havia pluviômetros, mas desconversaram quando lembraram que 15 dias antes saiu no jornal uma reportagem enaltecendo a rede de pluviômetros de Angra. Foi então que o Secretário da Defesa Civil declarou:

"... em 2003 nós criamos um programa preventivo, distribuimos mais de 30 pluviômetros nas comunidades de Angra dos Reis, monitorados por voluntários. Acontece que muitos desses, por serem voluntários, em alguns problemas eles não passam essas informações para a sede da Defesa Civil. Nós temos um na sede, nós monitoramos todo o índice pluviométrico aqui do Centro da Cidade, no Bairro São Bento, e nesses locais é de maneira voluntária, nós recebemos ...".

Conclusão: os irresponsáveis que não tomaram providências, apesar das recomendações técnicas, são culpados pelas mortes e o MP deveria posicionar-se com maturidade e rigidez sobre isso. E os que perderam bens materiais e sofrem com a morte de familiares devem acionar a prefeitura em busca de seus direitos, como está dito no trecho do programa STJ Cidadão que reproduzimos na postagem abaixo.

E quem quiser saber mais, basta ler:

Em tempo: acabamos de receber um E-mail do STJ informando que ainda hoje, dia 10, no fim da tarde, o programa STJ-Cidadão do dia 8 estará completo no site.

E para terminar, tudo isso foi resultado de um trabalho feito em conjunto com um jornal de circulação nacional, mas quando esse levantamento ia ser publicado aconteceu a tragédia no Haiti e o editor chefe achou que o foco da imprensa deveria ser redirecionado. Foi um trabalho de muitos dias e noites de pesquisa, sem recebermos nenhum "aluguel social" nem coisa alguma.

PS. Saibam "alguns" que essa é a razão por que muitas coisas só são ditas aqui no Transparência Angra.

Um comentário:

Anônimo disse...

Só queria que me explicassem por que a casa da amante do Marco Aurélio, que fica no morro da carioca, ainda não foi derrubada.