"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sexta-feira, outubro 1

E a parte Criminal?

Anônimo, 30/set 23:37 em "MP press - Fernando Jordão":
"Engraçado isso, se ficou realmente comprovado, qual a razão de não se aplicar o inciso XIII do artigo 1º do Decreto-Lei 201/67:

Art. 1º São crimes de responsabilidade do Prefeito Municipal, sujeitos ao julgamento do Poder Judiciário, independentemente do pronunciamento da Câmara dos Vereadores:
XIII - Nomear, admitir ou designar servidor, contra expressa disposição de lei;

§1º Os crimes definidos neste artigo são de ação pública, punidos os dos itens I e II, com a pena de reclusão, de dois a doze anos, e os demais, com a pena de detenção, de três meses a três anos.
§ 2º A condenação definitiva em qualquer dos crimes definidos neste artigo, acarreta a perda de cargo e a inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação, sem prejuízo da reparação civil do dano causado ao patrimônio público ou particular.

Ora, o Município de Angra está até pagando uma multa pela recalcitrância do Fernando Jordão. E a parte criminal? Fica assim e pronto?

Obs.: Alguém tem uma dica da prática dos delitos nos incisos I e II do Decreto? A pena nesses casos varia de dois a doze anos de reclusão. Beijinho, beijinho e tchau, tchau.

TAngra:
É mesmo. Engraçado isso.

Além dessas nomeações sem concurso o Fernando Jordão já tem decisão contra ele nos processos da Petrobonus e do Bradesco, para citarmos apenas os que estão na boca do povo. Como é que esse sujeito continua solto, em campanha política, como se fosse um cidadão honesto? Esperamos que a Vilma dos Santos não fique gozando da mesma impunidade por tanto tempo.

Mas seria importante que todos dessem uma vista neste DL 201/67, eleitores e eleitos. É só procurar no Google. Trata só de crimes de prefeitos e vereadores. Muitos se encaixam como luva na Vilma dos Santos, Ricardo Dutra e outros da espécie. Os tais incisos I e II (reclusão de 2 a 12 anos), por exemplo:
I - apropriar-se de bens ou rendas públicas, ou desviá-los em proveito próprio ou alheio;
II - utilizar-se, indevidamente, em proveito próprio ou alheio, de bens, rendas ou serviços públicos;
III - desviar, ou aplicar indevidamente, rendas ...

É uma Lei antiga, 1967, época da ditadura. Seu objetivo declarado era cassar prefeitos e vereadores que praticassem qualquer improbidade, mas como os corruptos da base do governo nunca eram punidos, só os corruptos da oposição, a lei "forçava" o crescimento da sua base de apoio.

Embora a realidade política atual seja completamente diferente daquela, os curruptos políticos continuam os mesmos e a lei está em vigor, vivinha dos Santos. A diferença é que agora eles roubam na velocidade da Internet, 1, 2, 10 MBps, enquanto a Justiça continua atrás deles com diligências e telegramas. Poucos são apanhados, quase nenhum. Mas a lei está aí, basta aplicarem.

A Justiça Eleitoral constatou o desinteresse dos jovens nesta eleição. Um dos principais motivos alegados é a descrença que os invade ao verem políticos já condenados acintosamente em campanha. Será que os reponsáveis pela aplicação da lei não percebem o mal que a crescente impunidade desses safados está causando na formação moral dessa juventude?

Antes, ninguém ficava sabendo das roubalheiras e condenações, mas agora, em minutos, o mundo inteiro toma ciência do que acontece. Só a punição dos culpados é que fica cada vez mais distante e improvável.

"Será que vale a pena respeitar as leis" - sem trocadilhos, devem pensar esses meninos e meninas vendo os Jordões, p. ex., dilapidarem a cidade na maior cara de pau, ficarem bilionários "da noite pro dia", "cagando e andando", como eles mesmo dizem, para todas as leis, dos homens e dos céus. Belo futuro estamos plantando. É só.

PS. Mas podem crer que vale sim a pena respeitar as leis: vejam a desgraça que se abateu sobre a Vilma dos Santos, e ainda nem foi condenada de forma definitiva, levou só um primeiro puxão de orelhas da Justiça. E Fernando Jordão, Tuca e seus bandos também cairão, podem crer também. Já pensaram a vergonha que eles devem causar aos filhos na rua e na escola? - "Olha lá filho do ladrão!", e por aí vai. Deve doer, mesmo com o bolso cheio. Será que não? E agora, com a Internet, uma acusação dessas fica registrada para sempre. Não vale mais a pena ser político safado, por isso estão tão desesperados contra os Blogs...

8 comentários:

Anônimo disse...

Que parte criminal, aqui em Angra o povo esquece rápido.

Circo e pão, amanhã circo e pão e até a próxima eleição.

edu m. santos disse...

Comparando...
O Jornalista Pimenta da Veiga leva vantagem sobre os membros candidatos da gang da prefeitura e câmara!
...não pode ser condenado nas URNAS.

Depende de nós...!

Anônimo disse...

Pra Fernandinho de Angra tudo pode!

Tapinhas de leve.

Anônimo disse...

FICHA LIMPA...QUERO VER COMO É QUE VAI SER APÓS AS ELEIÇÕES.
lULA DEVE NOMEAR MAIS UM ATÉ DEZEMBRO.
QUE TORTURA...QUEM JÁ ESTÁ COM FICHA SUJA TEM QUE SAIR AGORA!

Anônimo disse...

É TAngra,
Pelo que tenho escutado nas ruas, Angra baterá o record de votos nulos e abstensões, como bem diz você, por conta da roubalheira instalada em nossa amada cidade, e os magistrados com toda certeza terá sua parcela de culpa pois, não pune ninguém...

Anônimo disse...

O Transparencia Angra é blog pago pelo PT para falar mal do governo, siga adiante, é isso ai, o negócio é falar mal do governo para o PT voltar ao poder en Angra , ai esse anonimo blogueiro arruma uma boquinha.

Anônimo disse...

O idiota que posta que Angra vai bater recorde de votos nulos se esquece que o partidinho dele (pt) tem candidatos em Angra. Porque que o eleitor então não vota neles?

Anônimo disse...

TAngra do PT é demais para mim. Onde você mora anônimo das 18:29? Só você não está vendo a roubalheira que está em Angra e fica se enganando colocando a culpa em partido que também não tem santo, cai na real, a polícia vai colocar todos esses bandidos na cadeira pode esperar que não está longe, desejo que você não esteja no meio dessa sujeira. Será mais uma vez muito ruim para Angra.