A respeito do programa Olá, Turista!, parceria do Ministério do Turismo com a Fundação Roberto Marinho, convém lermos a postagem do PDTAngra: "Olá Turista. 80 mil vagas serão distribuídas para cursos on line".
Os cursos são de inglês e espanhol, a distância, 11 meses de duração, e o programa será oferecido gratuitamente a garçons, taxistas, artesãos, recepcionistas, telefonistas, barraqueiros, motoristas e guias, entre outros profissionais ligados ao atendimento ao turista.
Ao final do módulo básico (56 horas), o aluno será capaz de: cumprimentar pessoas, apresentar-se, usar pronomes pessoais e possessivos, nomear países e cidades, utilizar o verbo to be (inglês) ou ser e estar (espanhol).
Já o módulo profissional (12 horas) divide-se nas categorias:
- Hotelaria- profissionais de hotéis, pousadas e albergues;
- Gastronomia- profissionais de restaurantes, bares e lanchonetes;
- Segurança e Saúde- profissionais de hospitais, postos de saúde, delegacia e guardas municipais;
- Comércio- profissionais de lojas de artesanato, artesãos, lojas de souvenir e vendedores ambulantes;
- Atrativos turísticos- Profissionais de parques, museus e centros culturais;
- Transporte- profissionais de locadoras de automóveis, aeroporto, rodoviária e ferroviária (trens e metrô);
- Serviços Turísticos- guias turísticos, taxistas, atendentes de casas de câmbio e agência de viagens;
- Educação- alunos de universidades e escolas técnicas de turismo.
O módulo regional (12 horas) aborda os atrativos turísticos de cada região parte do projeto, instrumentalizando o trade turístico de cada localidade.
Perguntei a diversos motoristas de táxi e nenhum deles ouvira nem ao menos falar do Olá, Turista!
Nas agências e náuticas, algumas receberam informações a respeito, do Sebrae ou de entidades de fora ligados ao turismo, mas parece que nada mais que isso.
Tentei falar com Marcus Venissius (tenho que consultar o BO sempre que escrevo esse nome cheio de "C"s, "U"'s e "S"s) mas a meio caminho lembrei que eu era Anônimo e voltei. Mas lá a meio caminho me disseram na TurisAngra que o Olá, Turista! é só para os "turistas" da cidade do Rio, não chegará em Angra. Inacreditável.
Por via das dúvidas, fizemos uma consulta direto ao Olá, Turista! sobre o que podem fazer os profissionais de turismo angrenses para participar. Vamos aguardar a resposta.
Projeto Olá, Turista!:
P.S. É, o forte da TurisAngra é mesmo tenda e banheiro químico.
P.S.2 Hoje, feriadão nacional, centro da cidade cheio de turistas passeando, aguardando a hora de embarcar nas escunas, e só uma ou outra loja aberta, como p. ex. a Taco, sempre a primeira a abrir e a última a fechar todo santo dia. Os turistas comentam muito isso.
P.S.3 Se quiserem contribuir com a caixinha pelo merchandising...
Um comentário:
Li, vi e gostei.
Boa Oportunidade para muitos prestadores de serviço que querem de verdade superar e se proficionalizar sempre. Para atender melhor o turista.
Postar um comentário