"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quinta-feira, fevereiro 25

E o Poder Judiciário...

Anônimo, 25/fev às 18:13 em "Sem Escolas Municipais":
"E o nosso Poder Judiciário local ignora solenemente todos estes fortes indícios de corrupção, nada investiga, nada apura e não prende ninguém. Se indagados dirão que não existem provas suficientes.
Este é o país da impunidade, porém em breve esta podridão alcançará volume insurpotável e explodirá, levando o nome de Angra para as manchetes de jornais e a honra destas pessoas omissas para o fundo do baú."

TAngra:
Prezado Anônimo,

Em parte você tem razão. Mas veja que nesses casos de corrupção os Juízes de Angra pouco puderam fazer. Lembre que aqui os Cartas Marcadas quase foram condenados e a coisa está ficando feia para eles novamente. Aqui o Tuca foi declarado inelegível (até agora) e a aposta de seus advogados era que nos Tribunais do Rio já estava tudo resolvido, aqui não.

E quando você fala em omissão você nos obriga a contar um fato que aconteceu recentemente e sobre o qual não íamos falar para não cometermos uma indiscrição, talvez. Mas como não nos pediram sigilo, acho que seria muito importante comentá-lo agora com você e com todos, que estamos sempre "apreensivos" com o "Executivo, o Legislativo e o Judiciário".

Pois bem, dia 2, quando fizemos a primeira postagem sobre os adolescentes no Beco da Baiúca nós recebemos um comentário:
"Favor pedir informações mais detalhadas sobre a área de Jacuecanga com prostituição infantil e drogas para que possa passar as informações corretas àquelas que poderão efetivamente fazer algo, as Juízas Criminal e da Infância".

Com o e-mail para contato com a Juíza Dra. Andréa Mauro.

Fizemos outra postagem pedindo mais informações ("Atenção com a Infância e Juventude") e todas as que recebemos dos leitores foram repassadas ao e-mail da Dra. Andréa Mauro. Logo depois recebemos uma resposta avisando que as informações que vocês mandaram tinham sido entregues ao Juizado e ao Promotor competentes.

Observem que a Justiça local tomou a iniciativa de agir sobre um caso que, a princípio, nem era da sua "área". Fez isso por pura preocupação com os nossos jovens e crianças. Não precisou ser "estimulada", como diriam os advogados, eu acho. Isso não pode ser chamado de omissão, muito pelo contrário.

Isso demonstra uma preocupação com nossa cidade muito maior do que a maioria dos angrenses nascidos e criados...

Este aparentemente simples ato deixou muito claro, no meu entender, que existe um respeito e um cuidado com nossas crianças, com nossa cidade, por parte do nosso Judiciário, muito além do que o Prefeito, seus Secretários e esses Comissionados todos já demonstraram em toda sua vida pública.

Os fatos são esses e acho que não estou enganado na conclusão. Em termos de Judiciário podemos ficar tranquilos. E estou sendo muito franco e verdadeiro, como diria o prefeito.

5 comentários:

Anônimo disse...

Do jeito que a coisa anda por aqui. Tamanha impunidade pode ser apenas uma cortina de fumaça. Que se deslanche os processos senão juiz, juiza, promotor vai tudo pra vala comum, a da corrupção.

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 12:34,

Não é bem assim. Muita gente tem comentado, mas é preciso colocar as coisas no lugar. O Juiz tem que morar na comarca, mesmo que nessa comarca só tenha demônios ou santos. Ele não tem opção, tem que morar na cidade para onde foi designado. Ponha-se no lugar de qualquer um deles, em qualquer cidade do Brasil. Eles e famílias têm que conviver com aquela sociedade, e por muitos anos. Já pensou nisso?

Outra coisa a considerar é que não se exige celibato, nem virgindade, muito menos casamento, quando se ingressa na magistratura. E "o coração tem razões que a própria razão desconhece..." Quem tem coração sabe disso. Sabe também que isso não modifica a dignidade nem a moral de ninguém que tenha uma formação sólida.

Nada disso influencia quando o assunto é tratado no gabinete, as duas partes presentes, escrivãos, advogados, promotores, um monte de gente torcendo para que o Juiz dê uma vacilada qualquer. Ali dentro não tem envolvimento nenhum que possa influenciar o magistrado, pode apostar, ali ele está sozinho para decidir, e sabe que qualquer que seja a sua decisão metade dos presentes vai sair criticando e dizendo que não houve justiça e coisas piores. Pense nisso.

Mais um detalhe: para resguardar a sua própria integridade, o Poder Judiciário dispõe de um instrumento que permite ao Juiz se declarar "impedido" de julgar uma Ação, caso ele considere que sua participação pessoal poderia colocar em questão o resultado. Isso é coisa complexa para explicar em poucas palavras, mas seria algo assim como uma "autocensura".

Por tudo isso e muito mais, fique tranquilo, aqui em Angra, pelo menos, isso não existe.

Abraços.

João Paulo disse...

Desculpe discordar de vcs T.Angra. Pelo que sei sobre essa Draº Fátima e seu envolvimento em toda essa corrupção que esta acontecendo em Angra, fica difícil acreditar que a Draº Andréia esteja sendo imparcial em todo esse processo. Ainda tenho duvidas se ela não esta sendo usada por essa máfia. Mais se isso estiver acontecendo sem que a juíza saiba ou perceba então estamos mesmo perdidos com esses Juízes.
Abs.
João paulo

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
TAngra disse...

Prezado Anônimo das 22:51,

Nós retiramos seu comentário porque podemos garantir a você que não é verdade.

Abraços.

TAngra.