"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sábado, fevereiro 27

Metas do Judiciário

Ontem, no 3º Encontro Nacional do Judiciário, foram exibidos os resultados alcançados pelos Tribunais nas metas definidas para 2009 pelo Conselho Nacional de Justiça.

Também foram apresentadas as metas para 2010. Por exemplo:
  • Promover cursos de capacitação em administração judiciária, com no mínimo 40 horas para 50% dos magistrados, priorizando-se o ensino à distância.
  • Ampliar para 2 Mbps a velocidade dos links entre o tribunal e 100% das unidades judiciárias na capital e, no mínimo, 20% das unidades do interior.
  • Realizar, por meio eletrônico, 90% das comunicações oficiais entre os órgãos do poder judiciário...
Vejam todas as metas aqui:
www.conjur.com.br/2010-fev-26/cnj-divulga-10-metas-2010-poder-judiciario

Quanto às metas de 2009, algumas foram cumpridas em 100% e a média foi de 80%. É por essas e outras que quando nós colocamos um número de processo no Blog qualquer pessoa vai ao site do Tribunal e está tudo lá, na hora em que acontece. Só não consegue ver quem trabalha na CMAR, pois lá a Internet só acessa o "brog" da presidenta, com certeza.

Aliás, entre no site da PMAR e tente encontrar um edital de licitação, um contrato na íntegra, ou mesmo um desses que levam anos para que um extrato "codificado" do contrato saia no BO, só para "cumprir a lei". Entre no site da CMAR, aquela porcaria caríssima que não tem informação alguma, e isso quando está no ar.

E os angrenses estão preocupados com a transparência no judiciário, vejam só. É na Prefeitura e na Câmara que estão os problemas de Angra, meus caros. Ali existe até censura, na Internet e fora dela.

Ouçam o que o Ministro Ayres Britto falou neste encontro:
"... se por enquanto as metas têm sido prioritariamente técnicas, daqui a alguns anos, quem sabe, teremos como meta o humanismo no âmbito do poder judiciário. Teremos que discutir categorias de neurociências, como deve fazer um juiz para ser um juiz justo, movimentando o que diz a neurociência: os dois lados do cérebro. O lado esquerdo, que é o lado racional, lógico, o que planeja, o que reflete, o que busca a segurança das decisões, mas também o lado direito, que é o lado do coração, é a sede dos sentimentos, da emoção, da intuição, do insight, e quem sabe desse casamento 'por amor', no cérebro do juiz, entre o pensamento e o sentimento é que se pode partejar o rebento da consciência de que não pode haver decisão justa, decisão materialmente justa, sem o imperativo da consciência. Muito obrigado."

O resto do Brasil falando da aplicação de neurociência nos Tribunais e nós, aqui em Angra, discutindo sobre "a ex do advogado que é assessora parlamentar", se "o teu prefeito roubou mais que o meu, cospe aqui!"...

Nesse passo daqui a alguns meses vamos estar debatendo se é um direito ou não do senhor feudal desvirginar as noivas...

Temos que tomar prumo e rumo e nos preocupar é com esse Executivo que está aí, com esse Legislativo, é deles o dever de dar um jeito no estado deplorável em que se encontra a educação, a saúde, o saneamento, o emprego, o transporte, perseguições, desrespeito absoluto com todos os moradores de Angra.

Os que passaram já era, a Justiça que vá atrás deles - pode-se até ajudar nisso, mas é dos atuais e dos futuros governantes que temos que cobrar e vigiar. Muito dinheiro para resolver tudo eles têm, só falta honestidade, compromisso com a cidade e capacidade. Ou seja, falta o resto e o dinheiro desaparece.

3 comentários:

Mulher Atuante disse...

Desculpem-me por postar um comentário que não é relacionado a postagem. Mas estou estupefata com o sinismo desse governo municipal. Acabo de assistir na reprise da TV Câmara que o governo destinou à Educação 30% da receita, quando o máximo previsto pela Constituição é de 85%!!! E para a Saúde 29%, apenas 15% além do mínimo previsto pela Constituição!!! Aí eu pergunto: para onde vai o resto????!!

Anônimo disse...

Meus prezados, permitam-me o contraponto:

"Temos que tomar prumo e rumo e nos preocupar é com esse Executivo que está aí, com esse Legislativo, é deles o dever de dar um jeito no estado deplorável em que se encontra a educação, a saúde, o saneamento, o emprego, o transporte, perseguições, desrespeito absoluto com todos os moradores de Angra."

A coisa passou da conta, esse executivo e legislativo é que são a raiz de nosso câncer, portanto, não temmos que nos preocupar "com eles" e sim, devmos nos preocupar em tirar eles daí. E essa tarefa passa neste momento pelas mãos da justiça. Aquela defesa feita em um post(comentário) anterior de que a justiça precisa disso e daquilo, só pode ser assim e assado, um processo precisa peregrinar pelos obscuros corredores do judiciário local para se ter uma decisão....não mete essa. Brasília já deu o exemplo: porrada nos corruptos. Isto sim pode dar resultado. No entanto por aqui o que temos é o judiciário de braços dados com a bandidagem. Posam até para fotos...pára!!!!!!!

Anônimo disse...

É o cúmulo. Eu vi as fotos e geram muita suspeita mesmo...Um absurdo. Que esperanças podemos ter de ter uma justiça e um governo honesto??