"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sexta-feira, abril 8

E a saúde? De mal a pior?

Anônimo, 8/abr 10:24 em "Choque ...":
"Caros colegas do TAngra, não tem nada a ver com a matéria mas deixo aqui o meu relato. Trabalho no SPA do Centro há muito tempo e nunca vi o descaso que estamos enfrentando aqui.

Primeiro, não tem lugar para os pacientes ficarem sentados, são apenas 16 lugares, os consultórios médicos não têm cadeiras nem para os médicos nem para os pacientes.

O posto é uma sujeira total, não tem soro fisiológico, equipo para o soro e falta até medicação. Os funcionarios estão trabalhando sob pressao e não têm direito de reclamar.

Segundo o almoxarifado da FuSAR, a presidente falou que não vai comprar o equipo enquanto não acabar com o estoque do microgotas, que demora 1 século para infundir a medicação. Agora, quem mandou comprar errado e desperdiçar o dinheiro público?

O descarte das seringas é feito numa caixa muito da vagabunda, que se diz descarpakc. Hoje um paciente caiu em cima, depois de tomar uma medicação, e ficou todo furado com agulhas contaminadas.

Por favor mandem a imprensa lá, pois só assim tomarão alguma posição. O posto atende em média 400 pessoas diariamente sem nenhuma estrutura para tal.

Com esses microgotas o povo com dengue está sofrendo porque o soro, que normalmente deveria correr em 15 minutos, corre em 1 hora. E se chegar alguém com pressão baixa? Vai morrer?

Nos ajudem....

Funcionário Desesperado.

Obrigado."


TAngra:
O que dizer?

A FuSAR compra tupperware de R$800...

A FuSAR fez tomada de preços para estes mesmos itens agora em dezembro (nº 112/2010)...

A FuSAR está presidida pela Dra. Maricelma Datore, que hoje, 8 de abril, completa seu 98º dia de experiência e carência no cargo inglório e milionário...

E ficam avisados os de "pressão baixa" para que aguardem os equipos microgotas terminarem antes de ousarem ficar doentes.

Só falta agora aparecer um parente ou CC para dizer que "a culpa é desse povo 'periguete', que não se organiza nem para ficar doente um de cada ves, ora bolas!".

PS. A hora do comentário foi alterada - e o comentário não será liberado - para evitar que o Funcionário Desesperado seja identificado pelos nazistas de Hitler Scarpin, o alter ego de Tuca Scapin Jordão.

10 comentários:

Anônimo disse...

aproveitando o gancho moro no morro do tatu aqui tem um posto de saude so de enfeite medicos e emfermeiros ta passando longe daqui 2 mulheres abre o posto de saude de segunda a sexta so para dizer que tem posto de saude aqui. mais nao funciona nao tem ninguem nem para medir uma pressao dos moradores a saude em angra esta igual ou pior doque estes governantes da cidade uma bosta tuca bundao e todos os vereadores de angra tem que jogar eles em alto mar e deixar os tubaroes gomer eles vivos.

Anônimo disse...

Isso tudo é verdade sim, sem cadeiras para pacientes idosos sentarem e até os novos com dores que não podem ficar em pé, a recepção é uma droga, atendentes mal humoradas, sem educação, mal olham na nossa cara, misturam as fichas de atendimento, uma bagunça só. Quando vamos para o soro parece que estamos mortos esquecidos, ainda temos que deitar em uma cama com o lençol todo suado pelo paciente anterior, pois não tem outros lençois para troca, uma falta de higiene enorme.
E Angra tão rica... Eles acham que assim farão a industria dos doentes, para na hora das eleições prometerem mundos e fundos e nós votarmos neles? Estão enganados. Ou tomam vergonha na cara e arrumam de uma vez o que está estragado ou então estarão fora nas eleições.

Anônimo disse...

Existe aluna coisa nessa vida q vcs elogiem? cho q não, o povo de mau com a vida! isso e INVEJA!

Anônimo disse...

Alguém ouviu a presidente da Fusar dizer alguma vez que a saúde está boa, está uma maravilha? Eu ouvi em todas as entrevistas que a saúde precisa melhorar e muito. Quanto ao soro, vocês devem estar mau administrados porque tem uma quantidade enorme estocado. Quanto ao equipo de soro, volto a dizer que estão mau administrados porque passou uma circular pedindo para usar o equipo de bureta, até que o fornecedor regularizasse a entrega já que havia informado ao almoxarifado que não tinha como atender o equipo oferecido no pregão. Por sinal, o microgotas que recebemos é graduado e com câmara, o que um técnico bem intencionado e com boa vontade, vai deixar encher a bureta e depois deixa correr como um equipo de soro normal. A estrutura física realmente precisa de melhorar. Se o denunciante conhece o SPA CENTRO como eu, já sabe que este problema é antigo. Não é culpa da presidente nova. Sabem muito bem que foram colocados mais 9 assentos semana passada e que já foram encomendados e estão sendo aguardados uma quantidade destes bancos de 3 lugares. Eu trabalho na saúde e busco informações na saúde. Qualquer presidente que sentasse na fusar hoje, teria uma dificuldade de começar a trabalhar, haja visto o descaso que tivemos com os antecessores do início do governo atual. Podemos respirar um pouco porque acho que o prefeito reconheceu o grande nó e tomou uma atitude acertada. Dra Maricelma vai conseguir dar pelo menos uma boa melhorada na saúde e que Deus a proteja e sua equipe de servidores que como este querem ter 5 minutos de fama em cima da desgraça dos pacientes e de uma equipe que está trabalhando duro. Saúde não é palco, precisa da ajuda de cada um de nós para melhorar. Não digo nem resolver mas , dar mais dignidade e mais acesso aos pacientes. Estamos falando de público e podemos apontar os problemas com toda razão e não sair tentando desqualificar uma pessoa como a nova presidente. Desculpem todos mas não poderia deixar de manifestar sobre este assunto. Confirmem, procurem a fusar na segunda feira , fale com os responsáveis e tentem ajudar. Mais ma vez, que Deus abençôe a Dra Maricelma e toda sua equipe. Acredito que muito em breve as mudanças serão notadas apesar de toda confusão que ela encontrou.

Anônimo disse...

Sei não! Tem funcionário querendo despachar logo os pacientes para ficar livre. Deixar o paciente cair não é culpa do descarpack. É da enfermagem que trata o paciente como qualquer coisa, injeta o remédio e sai gritando que ta pronto sem se preocupar se o paciente aguenta sair. Quem aplicou tem que ser responsabilizado e deixar de ser relaxado porque lugar de descarpack não é no chão como vocês estão fazendo. Canso de encontrar com os colegas na rua com o jaleco se achando importante, desfilando. Claro que o equipo de soro é mais comum , mais rápido mas correr direto como já vi muitas vezes é covardia com as pessoas desidratadas, idosos e crianças quando ali também tinha o infantil. Pessoas com suspeita de dengue então é muito melhor o microgotas mas não dá para despachar os pacientes como fazem. Tem que ser no tempo certo. Com pressão baixa é só regular a câmara depois de encher e deixar correr.

Anônimo disse...

Vcs que estão reclamando da enfermagem do SPA vai trabalhar lá seu merda, sem estrutura, sem apoio, sem material, o povo não é bicho, alias os bichos tem na veterinaria aparelhos novos e de ultima geração para tratamento com qualidade, agora Angra riquissima o povo sofre e vcs ainda dizem que a culpa é da enfermagem? Que poder a enfermagem tem? Vai aprender pra depois ler seu rolha. O povo angrense merece respeito e dignidade! Pagam impostos caríssimos para isso.

Anônimo disse...

Esse com essa falta de educação. Já está tratando anônimos assim, imagina os pacientes. Deus me livre de cair nas mãos do profissional que escreveu isso ai em cima. SOCORRO

Anônimo disse...

Concordo que o povo não é bicho. São vocês mesmos que precisam saber geral. Prega um cartaz com estes dizeres no relógio do ponto, assim talvez os atendimentos melhorem. A enfermagem contribui e muito para os péssimos atendimentos. Estamos falando de humanização. Tem auxiliar de enfermagem que quer dar aula de medicina para paciente e inclusive critica as prescrições médicas. Ficam dizendo que trabalham tantos anos e que o médico está errado, que o material não presta, enfim, se dedicasse aos cuidados com os pacientes, com carinho, atenção, zelo, responsabilidade, talvez os pacientes não desmaiariam após tomar uma Benzetacil administrada de forma violenta. Infelizmente, muitos enfermeiros graduados tremem de medo quando se deparam com auxiliares de muitos anos, estes que se sentem doutorados em medicina e não tem sobre eles autonomia. Já ouviu aquele ditado, ou aquela musiquinha? Cada um no seu quadrado? No meu consultório, canso de receber pacientes reclamando da enfermagem. Claro que seria leviano de minha parte generalizar. Tem em campo, pessoas maravilhosas de trabalhar, sejam elas auxiliares, técnicos, enfermeiros graduados, atendentes de recepcionistas, zeladores , mas em todas estas categorias já ouvi deboche com os médicos, deboche com pacientes, deboche com as unidades. Está faltando humanização, esta é a grande palavra ao lidar com a saúde. Não adianta desesperar se em um plantão teremos muitos atendimentos por suspeita de gripe, de dengue, de virose, etc. Temos que exercer nossa profissão com responsabilidade. Temos que cuidar da nossa parte para que o conjunto seja bom e assegure aos pacientes um atendimento dígno e humanizado. Fico imaginando o que a medicina dos anos 60, 70, teria realizado se disponibilizasse os recursos que temos hoje. Vejo a medicina atual sem criatividade e paralisada porque se não tem laboratório e USG, não temos diagnóstico. Se não temos Raio X, tomografia, etc, não temos fratura e por ai vai. Fico aliviado quando chego em Angra para meus plantões. Gostaria ter os recursos daqui em outros lugares, ou o número de atendimentos daqui em todos os plantões. Colegas, garanto a vocês que se reclamam daqui, em outros lugares não suportariam um plantão se quer. Procurem ler sobre humanização, procurem colocar em prática e descobrirá uma saúde muito mais eficiente. Temos pacientes que precisam apenas de atenção. Chegam gritando, nervosos, stressados e saem do meu consultório sorrindo, valorizados. Se precisam de medicação e encontram profissionais lidando com pessoas fragilizadas tudo será mais tranquilo. Independente de ser da recepção, zelador, médico, gesseiro, técnicos e auxiliares em geral, naquele atendimento a equipe é da ala humanizados. BOM PLANTÃO A TODOS NÓS!

Unknown disse...

Realmente, trabalho num posto de saúde e faz mais de 1 mês que a lavanderia não manda roupa limpa, temos que usar lençóis sujos,é um vergonha,um nojo,a coordenação diz para falar com uma responsável da lavanderia ,mas todo dia que ligo não acho esta mulher, deve ser um fatasma.

Anônimo disse...

Mariella, é provável que será perseguida sem dó nem piedade a partir de agora por membros desse governo, eles odeiam o TAngra. Peça ajuda ao MP, vai precisar...