"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sábado, abril 2

Auxiliares de Creche, não!

Anônimo, 1/abr 20:18 em "Termina o 2º round...":
"Foi verdade, os Auxiliares de Creche pareciam um monte de mortos de fome, gritando em cima das cadeiras, coitados têm uma responsabilidade enorme nas creches e ganham uma miséria, dá pra ver o desepero dessa categoria.

Lamentável ver pessoas se humilhando assim."

TAngra:
Prezado Anônimo,

São Professores da Educação Infantil.

Seu comentário é muito importante porque evidencia duas coisas. Primeiro, que o Daniel - SinSPMAR - e o Tuca Jordão estão conseguindo o que queriam, dividir os servidores, e assim conseguir a aprovação do reajuste proposto. Vocês todos perderão, se aceitarem um reajuste menor que a inflação.

Segundo, fica claro que poucos sabem que são os Professores da Educação Infantil que trabalham diretamente com as crianças, nas creches.

Isso de "auxiliares de creche" foi uma grande confusão. Causada, muito provavelmente, por um maldito cargo comissionado que, alguns anos atrás, organizou o concurso público. Cargo comissionado que além de maldito era burro, pois o Plano Nacional de Educação - 2001 determinava que o trabalho pedagógico nas creches deveria ser feito por Professores com carteira de Professor. E aqui em Angra o concurso foi para auxiliar de creche, sem exigir a nova qualificação do PNE-2001: diploma do magistério.

Mas isso não aconteceu apenas em Angra. Aconteceu em todas as cidades onde o concurso foi organizado por algum maldito cargo comissionado. Podem apostar que foi assim. Ou em quase todas. Cidades grandes e pequenas, ricas e pobres. É uma história complicada, que não dá para explicar em poucas linhas.

O Ministério de Educação identificou o problema e vem tentando uma solução faz muito tempo. Organizou programas de treinamento e qualificação, para que o pessoal pudesse ser reenquadrado, deu apoio psicológico, logístico e financeiro para os municípios mais necessitados, mas muito pouco o caso andou, por absoluto pouco caso da maioria dos prefeitos que se seguiram.

Ao contrário, os piores prefeitos usam o problema para mantê-los com rédea curta, esporas afiadas, a pão e água, pois os salários não são de professor e, às vezes, a merreca não dá nem pra água, quanto mais para o pão. E foi o que Tuca fez. Deu a eles meio degrau na escala salarial da prefeitura e pode até ter-lhes dito coisas assim: -"... e se a minha proposta de 3% de aumento geral não for aprovada, rápido, vocês não vão levar nem o troco. E danem-se todos, mais uma vez! Fora!". Fica difícil...

Há um movimento se organizando, nacional, no sentido de encontra-se uma solução abrangente. Aqui em Angra está um dos pioneiros, o Blog dos Professores da Educação Infantil. Fica na nossa lista.

O próximo passo é a entrega de um abaixo assinado à presidente Dilma pedindo que o governo federal intervenha e acabe com essa bagunça. Os professores de Angra - aprovados no tal concurso para "auxiliares de creche" - já cumprem as exigências de formação para serem "Professores Leigos da Educação Infantil". Com isso, seu salário poderia ser equiparado aos demais professores. Ficariam todos felizes, principalmente as crianças.

Esse abaixo assinado terá 5000 assinaturas e, hoje, está com quase 1000. O problema é que a grande maioria dos pais das creches mal sabe o que é escola e poucos viram um professor. Cabe a todos nós, pais e alunos de outras escolas, participar desse abaixo assinado.

Ao menos deveriam dar uma lida no Blog e na reivindicação que será enviada à presidente Dilma, neste link:


E deixar sua assinatura, é claro.

PS. Os servidores públicos precisam conseguir um lugar para conversar antes dessa assembléia carta marcada. Vocês estão entrando no jogo deles...

5 comentários:

Selma disse...

A INTENÇÃO DE DANIEL É ESSA MESMO, GANHAR TEMPO, COM ISSO A COISA ESFRIA, CADA VEZ O NÚMERO DE SERVIDORES CAEM NAS ASSEMBLÉIAS QUE ELES REALIZAM, ATÉ CONSEGUIREM O QUE QUEREM. DEI O VOTO PRA O PESSOASL DA EDUCAÇÃO INFANTIL, MAS NÃO ENTENDO, SE ELES PODEM LUTAR PARA SE TRANSFORMAR EM PROFESSORES COM A LEI DO LADO, POR QUE ESTÃO SE HUMILHANDO DAQUELA FORMA POR UMA MERRECA?

Professora disse...

Prezado Transparência,

Obrigada mais uma vez pelo apoio. Nós, os Professores de Educação Infantil de Angra dos Reis ainda não reconhecidos, vimos a mais de um ano numa batalha solitária por nossa valorização.

Em muitos municípios, inclusive Angra, algumas pessoas dizem que estamos querendo burlar o concurso, o que não procede, conforme explicação ditas em sua postagem. A Secretária de Educação, Luciane Rabha para justificar o porquê ser contra nossa causa cita um exemplo que repete sempre, nos comparando a médico e enfermeiros:”-Vocês fizeram concurso para enfermeiros, fizeram medicina e querem virara médico sem concurso”. Não Secretária: Fizemos concurso para enfermeiro por falta de conhecimento dos organizadores do concurso, que deveria ser para médico, fomos obrigados a aprender a fazer o trabalho do médico, fazemos cirurgias, prescrevemos receituário, somos responsabilizados pelos óbitos, mas recebemos como enfermeiro. E pior: O cargo de enfermeiro deve ser extinto conforme ordem do CRM, pois está ultrapassado. Alguns hospitais para corrigir a besteira, promoveram o curso de medicina para os enfermeiros enganados que ainda não tinham, extinguiram o cargo(o que é CONSTITUCIONAL) e simplesmente os reenquadraram na função que já exerciam.

Hoje nas creches ao invés do docente, o profissional correto para atuar em sala de aula, segundo o MEC, é o professor de Educação Infantil,aquele que cuida e educa as criança de zero a cinco anos e onze meses, e quem cumpre de fato essa função nas creches são os ainda chamados auxiliares de creche, pois planejamos atividades lúdico-pedagógicas para as crianças e promovemos os cuidados.

Contratar o Docente foi uma estratégia propositadamente usada por alguns gestores para baratear o custo com a educação infantil (eles colocam um docente em sala de aula somente na parte da manhã, paga bem, mais três auxiliares o dia todo cumprindo a mesma função, pagando uma mixaria - o docente para atuar nas creches precisa fazer um concurso específico para a educação infantil) ou então por total falta de conhecimento, estão ainda na era do assistencialismo, onde a mãe deixava seus filhos para serem cuidados enquanto elas iam para o trabalho. Para muitos gestores o que interessa são números, com intuito de receberem verbas federais, não interessando a insatisfação do profissional e nem muito menos a qualidade do ensino.

Antes de começarmos nossa luta, diziam que a creche não funciona sem os auxiliares(o que é verdade) que éramos importantes, pois estávamos envolvidos diretamente com a educação das crianças(o que é verdade), etc. Em uma reunião numa escola no Morro da cruz a aproximadamente dois anos atrás, reuniram os auxiliares e nos colocaram abaixo de cachorro, começou a partir daí um regime de ditadura, com transferências, funcionários colocados a disposição, ameaça de abertura de processo disciplinar, as notas de estágio probatório despencaram(principalmente das pessoas que estavam a frente da causa), corte do salário e até falta para servidores que foram convocados pela Comissão de Educação na Câmara para expor a causa aos vereadores, mesmo diante do apelo do presidente da Comissão Vereador Mascote para que voltassem atrás.

Professora disse...

Cont.:

Estudos realizados apontaram que as crianças de creches quando chegam a etapa seguinte da educação básica estão melhores preparadas que as que nunca frequentaram uma creche. Esse mérito vai para os auxiliares de creche de todo país que fazem um excelente trabalho junto às crianças.

Sabemos que a regulamentação do nosso cargo, por enquanto, depende de vontade política, somente o prefeito tem esse poder, e até agora não houve nenhuma sinalização por parte do prefeito de Angra que nos leve a pensar que está se incomodando com a situação vexatória dos profissionais da educação infantil e consequentemente com as crianças desse segmento.

Aproveitamos para agradecer também ao Vereador Ilson Peixoto, um político sério que vem tentando, na medida do possível, ajudar os profissionais da educação infantil, pois sabe que profissionais satisfeito é sinônimo de qualidade na educação, sabe também que a educação é o passaporte para o futuro das crianças que preparamos hoje.


Resolvemos criar o abaixo assinado com a intenção de pedir socorro a Presidenta Dilma Rousseff, o Ministro da Educação Fernando Haddad e o autor da lei 5446/09 Deputado Carlos Zarattini, que ao ser aprovada regulamentará nossa situação independente da boa vontade dos prefeitos, precisamos de no mínimo 5.000 assinaturas.

Quanto ao episódio do Ver Cruz, não entendemos por que precisamos passar por toda aquela humilhação, estamos numa referência abaixo daquela que deveríamos estar, é somente uma questão de ajuste, Os agentes sociais, o próprio cargo do Daniel(motivador Cultural), que a gente saiba, não precisaram de votações para sofrer reajuste. Se o prefeito quisesse, ao invés de nos passar para 104 faria de vez a regulamentação do cargo, seria o justo. Aproveitamos para parabenizar os servidores que estão comparecendo as assembléias, se fosse sempre assim, duvidamos que estaríamos com tantas perdas salariais. As coisas seriam bem diferentes...

Um abraço.

Anônimo disse...

Transparencia angra. Por falar em agentes sociais, gostaria de saber o motivo de todos eles serem afastados e estão em casa ganhado sem trabalhar, e pra trabalhar no lugar deles foram contratados os cabos eleitorais da jane veiga.

Professora disse...

Olá Tangra,

Queremos fazer uma correção no comentário de 18:32: quando dissemos "corte de salário", referíamos as pessoas que compareceram na Câmara de Vereadores a convite da Comissão de Educação que tiveram desconto em seus vencimentos das horas em que pernaneceram em reunião.

Um abraço.