"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

terça-feira, abril 5

Operação do Serviço de Ambulâncias

Anônimo, 5/abr 08:44 em "Dra. Maricelma, ligue 192":
"Caro TAngra,

As pessoas têm que entender que quando se liga para o SAMU são feitas perguntas, mas não com o intuito de atrapalhar o solicitante e sim de colher o máximo de informação.

Existem em Angra duas ambulâncias básicas e uma avançada (com enfermeiro e/ou médico), além das branquinhas, que não contam com material e pessoal assim tão especializado. Então, o regulador tem que traçar um diagnóstico sindrômico rápido e determinar qual ambulância vai para o evento, visando a otimização de recursos. Por exemplo: se ele manda de qualquer jeito, sem triar, pode ocorrer de mandar uma avançada para um resfriado e deixar a descoberto um evento de infarto que pode estar ocorrendo. Isso seria irracional e sem lógica.

Quanto a pegar o nome do solicitante, da vítima, endereço e telefone, é fundamental, pois nem sempre encontramos o endereço e de posse dos dados fazemos contato via telefone ou nos informamos com moradores.

Na maioria das vezes em que o regulador continua a conversar com a vítima, ou com o solicitante, a ambulância já foi até acionada e segue a caminho. E ele continua conversando, para entender melhor a queixa e orientar os familiares e o profissional que estará no local a indicar o melhor tratamento (muitas vezes a vítima é medicada no local) e unidade de destino: UPA, Pronto Socorro, SPA.

Vale lembrar, também, o grande número de eventos e o impressionante número de trotes. Agradeço pelo espaço para críticas e também para esclarecimentos."

TAngra:
Prezado Anônimo,

Está explicado. Esperamos que todos compreendam.

Vale observar que o grande número de eventos se deve ao fato de que existe mais possibilidade do doente ser atendido se chegar no posto de saúde ou hospital numa ambulância. Caso contrário, vai amargar dias e dias nas filas e só será atendido depois de morto e enterrado, ou quando a doença estiver curada. Não é culpa das ambulâncias, é culpa da Dra. Maricelma e de todos os marajás incompetentes que sentaram na cadeira de presidente daquela Fuzarca até hoje.

Quanto aos trotes, boas escolas, bons professores e uma boa gestão poderiam desenvolver um programa de educação das crianças e jovens sobre o assunto. Trote, quase sempre, é falta de informação sobre os prejuízos que causa. A garotada faz até de brincadeiras apostando para ver quem acerta o tempo que levará para ela chegar, por exemplo, sem ter noção de que essa ambulância poderia estar salvando uma pessoa.

E obrigado ao Anônimo pela valiosa e corajosa contribuição.

10 comentários:

Anônimo disse...

muito esclarecedor.
acrescenta-se o papel social das ambulancias (leia-se taxi). não se pode negar, existem casos de miséria extrema, embora tenham os espertões...
como profissional de saúde já acionei o samu, falei com o médico regulador e este, mais grosso que parede de igreja, "vomitou" um protocolo pelo telefone.
levei no meu carro...

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 12:47,

Ainda não tinha visto sob este aspecto: ambulâncias para transporte de pessoas carentes, que não teriam como chegar aos postos de saúde numa emergência.

Resta saber-se como o "regulador" poderia identificar estes casos apenas pelo telefone...

Origado pela contribuição.

Abraços,

TAngra.

Frade Online disse...

É importante salientar: muitas pessoas que utilizam estas ambulâncias, são realmente pessoas com problemas {patogênico financeiro} e isto seria uma das razões pelas quais O SAMU precisa-se flexibilizar e avaliar melhor o critério deste regulador..

Anônimo disse...

Os auxiliares de recreação e berçário estão rindo a toa. Pelo menos deixaram de ganhar igual aos zeladores e passaram a ganhar igual aos coveiros.

Anônimo disse...

É verdade, muitos fazem as ambulâncias de taxi e ainda quer escolher, se leva pra UPA ele diz que quer ir é pro pronto socorro.

Anônimo disse...

diante desses comentários:Ô GENTALHA QUE TEM NESSA CIDADE! QUERER USAR AMBULÂNCIA DE TAXI? SÓ EM ANGRA MESMO!!

Anônimo disse...

Infelizmente não só em Angra. Basta ver as estatística de trotes para os Bombeiros também. Em comunidades mais violentas chamam as ambulâncias e se não levar como táxi não atende mais ninguém, sai morto.

Anônimo disse...

VAMOS COMESSAR A BATER COM GOSTO ESTAREMOS NA RUA ACOLHENDO OS PACIENTES DO BRACUY..FRADE..MANBUCABA..MONSUABA PORQUE A AMBULANCIA TRAS ESSAS PESSOAS PARA O HOSPITAL SEJA A HORA QUE FOR DEPOIS DA CONSULTA ESSAS PESSOAS FICAM JOGADA NOIS PONTOS DE ONIBUS A NOITE TODA SEM NUMHUM TIPO DE APOIO FAREI ISSO DE GRAÇA

Anônimo disse...

Primeiro que tem que bater é neste português horroroso. Segundo que no máximo com esta motoquinha sem documentos e com uma câmera no máximo vai é bater na delegacia para se explicar. A ambulância traz para o hospital que dá alta na madrugada? Deixa eu entender: - o paciente que vem de ambulância para ser internado, sim, porque se é para hospital já é para internação, é jogado nas ruas, nos pontos de ônibus? Ou, o anônimo quer que a ambulância fique parada na porta de qualquer unidade de atendimento, á disposição de uma pessoa ou que ela fique na base atendendo a possíveis novas solicitações? Ou ainda, se depois de ser atendido e já estar bem, usar a ambulância como táxi para o retorno ao lar? Convenhamos, se está grave, se ainda precisa de ambulância para se locomover não vai ser na garupa deste anônimo que o paciente vai subir. De qualquer forma, é bom ficar claro que tem gente que se esconde no anonimato para falar besteiras porque quando precisa de matar a fome tem que se oferecer para serviços no carnaval.

Anônimo disse...

Sou funcionario trabalho na ambulancia branquinha como voçes falam" voçes do SAMU TEM QUE RESPEITAR QUEM JÁ ESTA A UM BOM TEMPO NA ESTRADA,QUER DIZER QUE NÃO SAMOS "ESPECIALIZADOS",então quem ajudava e ainda ajuda quando nececita os bombeiros.LEMBRECE HUMILDADE É A ALMA DA CONQUISTA. SEUS CONTRATOS ESTÃO ACABANDO.AS AMBULÂNCIAS E SEUS MACACÕES FICAM!!!