"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

terça-feira, fevereiro 16

Educação Infantil

Eu frequentei a última turma do antigo "Jardim de Infância". Era onde começava o aprendizado para as crianças que ainda não tinham idade para o "Curso Primário".

O Jardim de Infância ficava num canto da enorme "Escola Pública", que era enorme pelo menos na minha imaginação de criança com apenas 5 anos. Mas devia ser mesmo, pois tinha o prédio de 2 andares, mais 2 ou 3 salas separadas para o Jardim de Infância, e um pátio com mangueiras, oitizeiros, quadra de esportes, balanços, escorregas e outros brinquedos que não mais se vê e dos quais nem lembro o nome.

No fim daquele ano acabaram com o Jardim de Infância. Acho que isso foi em 1960, um ano mais, um ano menos. As crianças que não tinham idade para o primário foram soltar pipa na rua. Coisa de "país de opereta".

Alguns anos atrás resolveram corrigir o erro e regulamentar as Creches públicas e conveniadas, que surgiram para cobrir a falta dos Jardins de Infância. Nas Creches só deverão ser admitidos educadores com formação de magistério, mas e o que fazer com todos os que, há anos, desempenham essa função?

Para resolver esse problema, foi definido pelo Ministério da Educação um prazo para que os estados e municípios qualificassem esses trabalhadores. Cada um desses entes federados definiria qual seria a qualificação a ser dada aos "seus" atuais educadores. Nós acompanhamos essa história desde o início de 2009 e, se não me falha a memória, houve até destinação de verba do Fundeb para esses cursos, mas não encontrei agora onde vi isso, se é que realmente vi, mas nem vem ao caso.

Aqui em Angra esses CCs incompetentes e salomônicos empurraram o problema com a barriga até o prazo se esgotar, montaram um cursinho qualquer na última hora e agora não querem enquadrar adequadamente o pessoal que trabalhava nas Creches. Essa é a briga dos Professores da Educação Infantil, gente, será que isso é tão difícil de entender?

Temos recebido vários comentários que deixam claro a desinformação de quem fala contra esse enquadramento. Sugiro a esses que leiam com carinho e "atenção" as postagens do Blog "Prof. Educação Infantil" (link na lista ao lado). Lá está tudo explicadinho, com as leis que tratam do assunto e matérias sobre os municípios que resolveram adequadamente o problema. Não critiquem o que nem conhecem.

4 comentários:

Anônimo disse...

Não da mesmo pra acreditar que esta gente não sabe nada nada nada de legislação, e o pior! não fazem força pra aprender, desprezam qualquer tipo de saber sobre o assunto.Pobre Angra, pobre crianças!

Anônimo disse...

isso aí!!

Anônimo disse...

A CRECHE, AGORA REPRESENTA O ANTIGO JARDIM DE INFANCIA...
AGORA ,FAZEMOS O QUE O JARDIM DE INFANCIA FEZ.
ESTOU CERTO???
FOI ISSO QUE ENTENDI!!!

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 19:55,

Desculpe a demora na liberação,

mas eu acho que é isso mesmo, no Jardim de Infância as crianças só brincavam, desenhavam, dormiam em berços, algumas não iam sozinhas ao banheiro. É do que me lembro, eu devia ter uns 4, 5 anos...

Abraços.