Plano de Emergência Nuclear
01- Criação do Conselho Nuclear de Angra dos Reis, composto de membros da Prefeitura, Câmara, OAB, CRM, CREA, Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, Justiça, Defensoria Pública, Ministério Público, Associação de Moradores, Partidos Políticos, Universitários, Juventude, Idosos, Mulheres, Deficientes físicos, com mudança dos membros anualmente.
02- Programa diário nuclear em rádios comunitárias, televisão comunitária de Angra dos Reis, com mínimo de uma hora para passar informação diária das Usinas, instrução sobre o Plano de emergência e primeiros socorros nuclear.
03- Criação em todo o Município de reservatórios de água potável, com capacidade de abastecer os bairros em caso de acidente nuclear, por período considerável a ser estudado por técnicos.
04- Criação de hospital para descontaminação de radiação em área distante das Usinas.
05- Construção de Estádio coberto para abrigo-nuclear e catástrofes como as que ocorreram em Angra e Região Serrana.
06- Inserir Angra dos Reis nas obras do PAC para todo o serviço de rios, estradas, pontes e principalmente o Parque Mambucaba, Frade e Bracuí.
07- Criação de local definitivo em Angra dos Reis para qualquer discussão nuclear e não no Rio de Janeiro ou outros lugares, vez que as usinas estão plantadas em solo Angrense.
08- Aumento do aeroporto para aeronaves de grande porte, com recursos do PAC.
09- Construção de heliporto em todos os bairros, se possível, para pouso e decolagem de helicóptero de grande porte, com recursos do PAC.
10- Construção imediata do Batalhão da Polícia Militar, fora dos limites da usina, com uma ou várias companhias com treinamento constante sobre o socorro nuclear.
11- Criação de almoxarifado nos bairros sob responsabilidade da comissão nuclear para armazenar roupas especiais, iodeto de potássio e tudo mais que a comissão entender necessário para o uso em caso de evacuação.
12- Inserir no currículo escolar Energia Nuclear e Plano de Emergência.
13- Sistema de transporte diferenciado para fuga em caso de evacuação, incluindo linha férrea e reativando a linha Rio-Angra, transporte marítimo e aéreo.
14- Mapa diário de quantas pessoas estão internadas nos hospitais e clínicas da cidade, com o fito de se saber quantos e quais transportes serão necessários no caso de evacuação.
15- Qualificação dos moradores, com urgência, para ocupar vagas nas usinas, evitando-se a migração para Angra, aumentando a demanda de imóveis, transportes, hospital etc.
16- Tratamento diferenciado à cidade de para Angra dos Reis, pelos Governos Federal e Estadual, em todos os projetos e liberação de recursos adotando-se rito sumaríssimo.
17- Discussão da diminuição de taxas, impostos, IPVA, tarifas de energia elétrica, para todos os moradores de Angra por serem os que dormem e acordam ao lado das usinas e certamente serão os primeiros afetados no caso de acidente.
18- Treinamento de todos os médicos e enfermeiros da cidade para atendimento radioativo.
19- Fiscalização mensal em todos os estabelecimentos que usam aparelhos radioativos em Angra dos Reis que contêm césio.
20- Mapa mensal, a ser entregue na comissão nuclear de Angra dos Reis, de todas as pessoas portadoras de câncer, para saber sua causa e acompanhamento.
21- Redução no valor dos combustíveis para automóveis e barcos de Angra dos Reis, pois todos deverão, em caso de acidente, transportar pessoas, animais e coisas que não sejam parentes ou amigos e de sua propriedade, para dar vazão à fuga.
22- Todos os procedimentos de segurança e transportes deverão também ser implementados nas ilhas.
23- Discutir a questão do fechamento de Angra I devido sua vida útil ter encerrado.
24- Discutir o local do depósito de rejeitos nucleares, visto que está sobre um morro abaixo da estrada e num monte acima do mar, logo, deverá com urgência ser realizado um estudo com acompanhamento da comissão nuclear, para se saber se em caso de forte temporal, poderá o morro onde esta plantado o depósito ceder e jogar o depósito ao mar, como aconteceu no laboratório da Praia de Piraguara, Morro da Carioca e Ilha Grande.
25- Criar hospital de câncer em Angra dos Reis.
26- Formar voluntários treinados para acidente nuclear.
27- Enviar mensagem SMS para celular informando treinamento, alerta ou acidente a todos os moradores.
Estas são algumas propostas que apresento para análise dos representantes do Governo Federal e Estadual, representantes da Câmara dos Deputados Federal e Estadual, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, CNEN, Eletronuclear, Ministério Público, OAB/Angra.
Angra dos Reis, 31/março/2011.
Celso Rodrigues Lopes
OAB /RJ 72.388
OAB /RJ 72.388
Celso General
Obs. Estas propostas foram lidas e entregues às autoridades na audiência pública realizada em Angra dos Reis, na Casa Laranjeiras, no dia 31 de março 2011.
PS. Os negritos são de Transparência Angra.
12 comentários:
meu Deus, quanta baboseira...
imaginem se viesse do celso soldado!
quem não conhece nada do assunto deve se manter quieto para não passar vergonha. estão tratando a energia nuclear como futebol, onde todos dão pitaco.
nas entrelinhas lê-se: BOQUINHA com dinheiro público! quer dar pitaco, vá estudar um pouco mais e virar especialista, ou cale a boca e não envergonhe os moradores de angra!
ESTE CELSO GENERAL ESTÁ QUERENDO SE PROMOVER AS CUSTAS DA TRAGÉDIA DO JAPÃO.TEMOS QUE DISCUTIR SIM A QUESTÃO NUCLEAR,MAS AS PROPOSTAS DELE É TÍPICO DE QUEM QUER APARECER VISANDO AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES.A QUESTÃO NUCLEAR DEVE SER TRATADA POR FISICOS DA AREA NUCLEAR,QUIMICOS, ESPECIALISTAS DE SEGURANÇA,ETC...
FORA OPORTUNISTAS,NÃO É HORA DE FAZER PROPAGANDA ELEITORAL EM CIMA DE TRAGÉDIAS.
APRESENTE PROPOSTAS PARA COMBATER A CORRUPÇÃO EM NOSSO MUNICIPIO.
PROPOSTAS PARA QUE O GRANDE ORÇAMENTO DO MUNICIPIO SEJA MELHOR UTILIZADO,AÍ SIM, COM CERTEZA SEU OBJETIVO POLITICO PODE SER ALCANÇADO.
Caros Anônimos,
Esta é a primeira e única proposição que foi tornada pública, embora toda a população devesse estar discutindo as propostas.
Isso não pode e não deve ficar somente nos gabinetes e no breu das tocas, caso contrário os planos de evacuação só serão eficazes para os técnicos da usina e os marajás do Condomínio do Frade.
Vocês deveriam preocupar-se em apontar sugestões, dizer onde essa proposta pode ser melhorada e onde estão as falhas.
A população não pode e não deve ficar à margem das discussões, como ficou até agora. Essa omissão popular é que resultou nesse atual plano enganador de emergência nuclear.
Abraços,
TAngra.
O ítem 1 tá cheirando a criação de CCs.
É preciso que todos conheçam a história do Celso General. Ele trabalhou na Central Nuclear durante dezenas de anos e ali se aposentou. Trabalhava na área de segurança física e um dia cismou de ser sindicalista. Pegava o microfone para incitar a categoria a fazer greve mas na hora H ele mesmo furava a greve alegando que por ser membro da segurança não podia participar do movimento sob risco de ser severamente punido. Mamou nas tetas da Central Nuclear toda a vida e agora que se aposentou para ser um advogado medíocre de porta de cadeia decidiu cuspir no prato que sempre comeu. É também um político oportunista e inexpressivo que vive tentando crescer em cima da tragédia alheia como agora que se arvora defensor dos desabrigados pela tragédia das chuvas do ano passado em Angra. Na eleição
municipal passada lançou como candidato a prefeito o tal armador da pesca chamado Jesiel que, após se cacifar nas pesquisas eleitorais, tratou de pegar uma boa grana do mafioso Jordão e vendeu-se como um Judas. Este celso nada tem de general e sim de cabo Anselmo, conhecido traidor das esquerdas brasileiras. Merece ser repudiado pelo povo angrense
GENERAL CUIDADO COM O JOAO CARLOS RABELO!ELE ESTA COM CIUMES DE SUA ASCENSÃO POLÍTICA,OBSERVE OS COMENTÁRIOS.
16:44
A POPULAÇAO DE ANGRA NAO ESTA QUERENDO SABER DE NADA,QUEREM CONTINUAR A TER PROBLEMAS NO TRANSPORTE PUBLICO,NA EDUCAÇAO,NA SAÚDE,NAS OBRAS,NO MEIO AMBIENTE,NOS GABINETES DOS POLÍTICOS DE NOSSA CIDADE,ESTA TUDO BEM,SEGUNDO OS POLÍTICOS FOFOQUEIROS QUE GOSTAM DE SE GABAR,FALAM QUE O POVO É OTÁRIO!NAS ELEIÇÕES DE 2012 É SÓ DAR UMA ESMOLA E ELES VÃO IGUAIS A RATOS ATRAS DO DINHEIRO!
QUE VERGONHA DE SABER QUE ISTO PODE SER UMA REALIDADE!
a população nçao quer se qualificar, quer mesmo ficar com subemprego e subtudo.
Ah ah ah ah ah ah ah ah ah, tamo fu mesmo!
Caramba, vai ser incompetente assim n China!!!
Esse tal de Celso General faz uma proposta ridícula dessas, só poderia sair dele mesmo.
Já se perde no primeiro item, quando propõe a criação de um "Conselho Nuclear" e não inclui os órgãos mais importantes do setor que são a ELETRONUCLEAR; A CNEN E O IBQN.
O que que esse montão de órgãos que não entendem nada disso vão discutir?
Meus Deus....
AO ANONIMO DAS 16:27
SE BABACA O POVO PODE NAO ENTENDER DE NADA MAS ELE TEM QUE SER O DONO DAS RESPOSTAS E SER CONSULTADO SIM!
VOCE É UM RECALCADO E COMPRADO!TE ENCHERGA!ANGRA ESTA FU FU COM PESSOAS COMO VC!
pra ser dono da resposta e opinar quando consultado tem q entender do assunto, sim! então, antes de falar bobagem, vá estudar, imbecil!
Postar um comentário