"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

domingo, abril 10

Plantão humanizado!

Anônimo, 10/abr 05:35 "E a saúde?...":
"Concordo que o povo não é bicho. São vocês mesmos que precisam saber geral. Prega um cartaz com estes dizeres no relógio do ponto, assim talvez os atendimentos melhorem.

A enfermagem contribui e muito para os péssimos atendimentos. Estamos falando de humanização. Tem auxiliar de enfermagem que quer dar aula de medicina para paciente e inclusive critica as prescrições médicas. Ficam dizendo que trabalham há tantos anos e que o médico está errado, que o material não presta, enfim, se se dedicasse aos cuidados com os pacientes com carinho, atenção, zelo, responsabilidade, talvez os pacientes não desmaiariam após tomar uma Benzetacil administrada de forma violenta.

Infelizmente, muitos enfermeiros graduados tremem de medo quando se deparam com auxiliares de muitos anos, estes que se sentem doutorados em medicina e não têm sobre eles autonomia. Já ouviu aquele ditado, ou aquela musiquinha: 'Cada um no seu quadrado'?

No meu consultório, canso de receber pacientes reclamando da enfermagem. Claro que seria leviano de minha parte generalizar. Tem em campo pessoas maravilhosas de trabalhar, sejam elas auxiliares, técnicos, enfermeiros graduados, atendentes e recepcionistas, zeladores, mas em todas estas categorias já ouvi deboche com os médicos, deboche com pacientes, deboche com as unidades.

Está faltando humanização - esta é a grande palavra - ao lidar com a saúde. Não adianta desesperar se em um plantão teremos muitos atendimentos por suspeita de gripe, de dengue, de virose, etc. Temos que exercer nossa profissão com responsabilidade. Temos que cuidar da nossa parte para que o conjunto seja bom e assegure aos pacientes um atendimento dígno e humanizado.

Fico imaginando o que a medicina dos anos 60, 70, teria realizado se disponíveis os recursos que temos hoje. Vejo a medicina atual sem criatividade e paralisada porque se não tem laboratório e USG, não temos diagnóstico. Se não temos Raio X, tomografia, etc, não temos fratura. E por aí vai.

Fico aliviado quando chego em Angra para meus plantões. Gostaria ter os recursos daqui em outros lugares, ou o número de atendimentos daqui em todos os plantões. Colegas, garanto a vocês que, se reclamam daqui, em outros lugares não suportariam um plantão sequer. Procurem ler sobre humanização, procurem colocar em prática e descobrirão uma saúde muito mais eficiente.

Temos pacientes que precisam apenas de atenção. Chegam gritando, nervosos, stressados e saem do meu consultório sorrindo, valorizados. Se precisam de medicação e encontram profissionais lidando com pessoas fragilizadas tudo será mais tranquilo. Independente de ser da recepção, zelador, médico, gesseiro, técnicos e auxiliares em geral, naquele atendimento a equipe é da ala humanizados.

Bom plantão a todos nós
!"

TAngra:
Prezado Dr(a). Anônimo(a),

Nunca aconteceu e que nunca aconteça, mas se algum dia precisar de um médico espero que seja no seu dia. Bom plantão!

16 comentários:

Anônimo disse...

Olha Tranparência, não são somente os auxiliares que reclamam não, a grande maioria que reclama dos profissionais de saúde, principalmente médicos, são os pacientes. Assim como enfermeiros, auxiliares e médicos existem aqueles "tranqueiras" que maltratam os pacientes além de lhes aplicarem medicamentos errados, muitos já partiram desta pra melhor(?) por conta de erros médicos/enfermagem. O que esse(a) suposto(a) Doutor(a) disse também é verdade, já soube de enfermagem que o medicamento era para ser aplicado em minutos e estes aplicaram em segundos e coitado do paciente quase foi.Não concordo com este(a)médico(a) quando diz que a saúde daqui é melhor que a de outros lugares, ele deve trabalhar no Posto de saúde Monsuaba(muito bem falado no Blog Com. em Ação), no pronto Socorro e nos postos do lado de cá o negócio tá feio, ou então o Doutor aí é um cc, essa pessoa escreveu tão bem, falou tão bem do governo, se não fosse cc poderia dizer seu nome.

Anônimo disse...

essa humanização proposta, inclusive com projetos do governo com infindáveis protocolos, projetos e estudos do tipo humanizasus, qualisus, amq's resume-se apenas em EDUCAÇÃO E BOM SENSO, além de empatia (o se colocar no lugar do outro). falta isso, em todos os níveis, com as devidas excessões...

Anônimo disse...

Anônimo de 10 de abril de 2011 19:18

Que engraçado, então aqui só serve o que for do contra? Somente dizem a verdade aqueles que falam mal? Não estou entendendo? Se é assim, mudem logo o nome para o BLOG DA OPOSIÇÃO, ora bolas. Mas o curioso é que o argumento usado para se exigir a identificação do outro anônimo é o de que "se ele não é CC ele poderia dizer o nome", mas ninguém diz o nome aqui nessa p..... a não ser alguns malucos.
Quer saber você deveriam experimentar uma semana na baixada. Ou naqueles hospitais do nordeste que passa na Rede Globo, ai sim. Você querem mesmo é uma boquinha.

Anônimo disse...

Caro Doutor em Angra tudo pode.Em vários locais as tecnicas de enfermagem é que dão ordens aos doutores. Também sou da saúde e já cansei de ver enfermeiras colocar a mão na cintura e despejar ordens em cima de doutores. No hospital de Angra isso é muito comum. Nos balcões de farmácia os atendentes se dão ao luxo de modificarem prescrições médicas dizendo que esse ou aquele remédio é bem melhor do que o prescrito.Nos postos de saúde os enfermeiros sabem mais do que o profissional e assim vai...

Anônimo disse...

Acabei de ouvir no RJ TV 2ª edição que o Vereador Agular Ribeiro desferiu um golpe de faca em im jovem de 19 anos na praia do machado. O motivo foi que o jovem teria agredido o filho de do Vereador.

Anônimo disse...

É,MINHA GENTE! CAOS NA SAÚDE, NA EDUCAÇÃO, NO TRANSPORTE... A COISA TÁ FEIA PRA POPULAÇÃO DE ANGRA E PROS SEUS SERVIDORES EFETIVOS(POIS ESTES SÃO MUITO PERSEGUIDOS PELO TUCA E SEUS TUTUCOS) E QUANDO OS CARRAPATOS PARASITAS ACABAM DE SUGAR O ORÇAMENTO MILIONÁRIO DA CIDADE, VÃO GASTAR, CURTIR E ESPERAR A PRÓXIMA ALTERNÂNCIA DE MAMATA.
NÃO POSSO ME IDENTIFICAR POIS SEREI PERSEGUIDO PELOS CCS, MAS A ÚLTIMA QUE FIQUEI SABENDO É QUE O GOVERNO PRETENDE COMPRAR O VOTO DA POPULAÇÃO ATRAVÉS DE "AÇÕES SOCIAIS" E USARÁ PARA ISSO, A VERBA QUE SERIA DESTINADA AO TICKET-ESMOLA DOS FUNCIONÁROS.
RESUMINDO, DIZEM QUE NA QUARTA, ATRAVÉS DA SINSPMAR, TUCA SÓ DARÁ MESMO A "REPOSIÇÃO" DE 6%...SAÚDE,EDUCAÇÃO,TRANSPORTE... VENDE-SE VOTO.

Anônimo disse...

Anônimo das 22:21,

Como vc disse eu não falo meu nome por que falo a verdade e não sou maluca, e verdade nesse governo gera castigo, não quero boquinha nenhuma, só acho que vc está comparando Angra com a Baixada Fluminense e Nordeste. Vc sabe qual a arrecadação e o números de habitantes de Angra???Pois é, daria para termos uma saúde de primeiro mundo se esses recursos não fossem desviados para os bolsos de políticos cachorros e safados.A saúde em Angra tá o caos! pergunte então a quem usa e verá que não tem nada de oposição, é a verdade nua e crua, que irrita alguns poucos que defendem o indefensável...

Anônimo disse...

sei que nao tem nada a ver com o asunto mais voces ficarao sabendo que o vereador aquilar quase matou um jovem neste domingo a noite na praia do machado a golpes de facao aquilar parece que este parlamentar esta ficando doido cuidado com aquilar corre rinco dele matar todos na camara dos vereadores de angra o cara esta nervoço.

Anônimo disse...

anônimo 10 de ABRIL 22:01

Pra defender mosca você está defendendo a merda.

Baixada, Nordeste? Amigo, mpegue o orçamento destinado a saúde desses lugares e divida pelos habitantes e duvido que chegue a 1/3 do orçamento de Angra dos Reis

Anônimo disse...

A fundação nao paga seus fornecedores e prestadores de serviço desde dezembro so paga o cdb e a matos teixeira

eran disse...

Além do vereador aguilar ribeiro ser ladrão do dinheiro público ele também tentou ser ASSASSINO.espero que seja PRESO E expurgado da Câmara:pois:se fosse um pobre coitado teria sido linchado pela polícia e preso.Ato que ele cometeu é uma TENTATIVA DE HOMOCÍDIO artigo121 inciso 1 parágrafo 9.Cadeia pra esse vagabundo.Vamos encher o e-mail desse vagabundo da palavra ASSASSINO.

Anônimo disse...

Jovem acusa vereador de Angra dos Reis de esfaqueá-lo no RJ, diz polícia

Segundo a denúncia, o político cometeu a agressão para proteger o filho.

Procurado pelo G1, político não foi encontrado para comentar o assunto.

Do G1 RJ

O vereador de Angra dos Reis Aguilar Ribeiro (PCB) é acusado por um jovem de 18 anos de esfaqueá-lo na noite de domingo (9) em frente à sua casa, na Praia do Machado, em Angra dos Reis, na Costa Verde.
Segundo a polícia, a denúncia registrada na 166ª DP (Angra dos Reis) aponta que o político teria cometido a agressão para proteger o filho, que teria se envolvido em uma briga com o jovem. Procurado pelo G1 em seu gabinete, o vereador Aguilar Ribeiro não foi encontrado.

De acordo com o delegado Francisco Lopes, a vítima conta que ele e o filho do vereador discutiram em uma festa. Ele teria levado um soco e, em seguida, perseguiu o filho do político. No entanto, segundo Lopes, no caminho o jovem encontrou com o vereador que o atingiu no cotovelo.
Ele foi levado para o Pronto Socorro municipal de Angra dos Reis. Segundo a unidade de saúde, o jovem sofreu "um corte no cotovelo feito por arma branca", recebeu o tratamento necessário e foi liberado em seguida.

E VAI FICAR POR ISSO MESMO.. ANGRA DOS REIS, A CIDADE "ONDE TUDO PODE"

Anônimo disse...

se a maricelma e tao boa pq nao fez logo um choque de gestao?? O SPA E NO CENTRO DA CIDADE E DEVERIA SER O MELHOR POSTO DA CIDADE MAS E O PIOR PQ VIVE LOTADO E SEM NENHUMA ESTRUTURA!! OS ATENDIMENTOS SAO A GRANDE MAIORIA DA JAPUIBA E BELEM E CAMORIM E JACUECANGA LUGARES QUE TEM POSTO DE EMERGENCIA!! SOCORRRo

Anônimo disse...

Não sei como tem otário que vota num vereadort que era faxineiro no brasfels, pêlego no Sindicato dos Metalúrgicos. Que coloca mais pessoas de fora da cidade para trabalhar e os daqui ficam desmpregados. Porque colocou uma minoria prá dentro do Brasfels, fica sendo exaltado. É um safado, ignorante e surrupiador da Comunidade. Já o ouvi dizendo que angrense é burro e que os de fora é que se dão bem aqui. |Povinho burrinho prá votar é essse deAngra, heim????? Tomar aque esse incopetente fique preso.

Anônimo disse...

Aguilar é um corrupto, falso sindiscalista, pelêgo e assassino.
Entrou na Câmara não sabia nem falar, agora fala mais ou menos. É um semi-analfabeto. Realmente é muito burro quem vota num ser despreparadao deste. Quanta falta de amor. O rapaz tem a idade do filho dele.
Tomara que ele pague pelo seu erro.

Anônimo disse...

O aguilar vai agarrar a vilma se rir dele...