"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quinta-feira, abril 9

A Comissão de 23 Milhões

Antes que algum imbecil venha com a desculpa de que valeu a pena pagar 23 milhões em comissões por um serviço que trouxe mais de 100 milhões/ano para Angra dos Reis, resolvemos usar nossa expertise com corruptos e corruptores para criar a nossa historinha a respeito do caso.

Era uma vez um bando de maus caráteres que tinha amigos e parentes influentes na Agência Nacional de Petróleo, a agência encarregada de distribuir os petro-royalties entre os municípios que fazem jus a essa benesse caída dos céus.

Esse grupo especializou-se em negociar com prefeitos uma gorda comissão em troca de usar sua influência para conseguir multiplicar o valor dos repasses a que seus municípios tinham direito. É claro que o aumento para essas cidades se daria em prejuízo de outras, já que na natureza nada se cria, nada se perde, como disse Lavoisier, mas o grupo não era muito dado e essa bobagem de escrúpulo.

A comissão tinha que ser alta para que todos os envolvidos - a consultora, o prefeito e os amigos da ANP - pudessem dividí-la, caso a trama desse certo. Como a cidade também levaria o seu, era provável até que ganhassem o paraíso depois da morte, por conta desse milagre da multiplicação. Além do mais, dinheiro público não tem dono mesmo, etc e tal...

Assim, chegaram a Angra em julho de 2006 e depois de seduzirem o prefeito Fernando de tal com seus argumentos negociaram o seguinte: "a gente leva 40 mil reais agora para as despesas e quando - e se - o negócio der certo separaremos 20% para dividirmos entre nós e o pessoal lá de Brasília. Pelo que calculamos, Angra deverá receber um pouco mais de 100 milhões. Tudo certo?", "Tudo certo", respondeu o prefeito. Assinaram um pré-contrato no dia 11 de julho.

Foram para a ANP e depois de 1 ano voltaram com a boa notícia: "conseguimos que Angra passe a receber 115 milhões. A comissão será de 23 milhões (20%), sendo que desses você leva seus 2,3 milhões (10%), como havíamos combinado, certo?". Prefeito: "Ótimo, vamos assinar uma rerratificação daquele contrato para não dar na vista." Assim o fizeram no dia 24 de julho de 2007.

E viveram felizes até que a bomba explodiu com a investigação da Polícia Federal.

O pior é que só o município de Angra pode ser prejudicado com essa manobra, podendo perder boa parte desses royalties - que já fazem parte do orçamento, além de outros investimentos que poderiam vir do governo federal. Conseqüência da má fama pelo excesso de denúncias de corrupção que a cidade acumulou.

Nem empresários têm interesse em instalar-se em cidades com tanta corrupção e o povo é quem vai ser, na verdade, prejudicado. O prefeito já comprou um monte de lingüiças lá na Calábria com a sua parte e esse dinheiro nunca mais voltará, como sempre acontece. E ainda se corre o risco desse prefeito voltar à política, como também sempre acontece com os grandes corruptos.

Assim termina a história. Como de hábito, só a gente sifu.

Lembro que nada do que está escrito acima deve ser considerado como verdade. Apenas os personagens, os 40 mil, os 23 milhões e as datas dos contratos são verídicos, mas quem tem que descobrir as verdades não é o Transparência Angra, mas sim quem ganha para isso. O Blog é meu e escrevo a ficção que eu quiser nele.

P.S. Outra diarréia cerebral do TAngra: "Vinte e três mais um monte de zeros deve ser o número da sorte (ou azar?) de quem tem sobrenome Jordão..."

24 comentários:

Anônimo disse...

tangra,
a bomba tá na primeira página do globo de hj!!! o eterno só não vai preso se a justiça se fizer de q não é com ela!!! e viva o hospital da japuíba!!!

Anônimo disse...

é possível, sim! vamos fazer um referendo também para saber se a população quer ou não quer a continuidade do governo tuca.
vejam essa excelente idéia:

6.4.2009
| 18h00m
Cristovam sugere plebiscito para fechar o Congresso

Do G1:

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) sugeriu no plenário da Casa hoje a realização de um plebiscito para que a população decida sobre o fechamento do Congresso Nacional. A ideia do senador decorre das críticas que o Congresso vem recebendo.

“A reação é tão grande hoje contra o parlamento que talvez fosse a hora de fazer um plebiscito para saber se o povo quer ou não que o parlamento continue aberto”, afirmou o senador.

Cristovam disse que não pretende apresentar nenhuma proposta formal neste sentido, mas afirmou que se a população votasse pelo fechamento a medida não poderia ser entendida como golpe. Ele afirma que, caso o plebiscito viesse a ocorrer, faria campanha para que o parlamento continue aberto. Leia mais em: Senador sugere plebiscito para debater fechamento do Congresso

Anônimo disse...

Gostaria que vocês colocassem na primeira página o comentário da matéria Destino Trágico anônimo de 1:31,tem que ser dia de semana para todos lerem e julgarem a secretaria falida de educação.

Anônimo disse...

Por favor mande tudo para todos os jornais, Polícia federal e ministério público.

Já cabe um CPI na Alerj.

Parabéns, vcs são de mais!!!

Anônimo disse...

Toda imprensa nacional está ligada em Angra, dizem que a qualquer momento pode sair um mandato de prisão.

Que vergonha!!!!!!


RIO - Após atuar como técnico, no gabinete do diretor da ANP Victor Martins, o engenheiro Newton Simão deixou o órgão e foi trabalhar na Petrobonus, consultoria que conduziu o pedido de Angra dos Reis para receber mais "royalties". Na ANP, Simão atuava no processo de enquadramento de Angra na zona principal de produtores de petróleo, mostra reportagem de Chico Otavio, publicada na edição desta quinta-feira do Globo.

De abril a julho de 2007, ano em que o enquadramento de Angra dos Reis foi concedido pela ANP, Newton Simão estava lotado no gabinete de Victor Martins, diretor da Superintendência das Participações Governamentais da agência. Este é o setor responsável, entre outras atribuições, por calcular os valores de royalties devidos pela Petrobras aos municípios brasileiros produtores de petróleo.

Irmão de Franklin Martins, ministro da Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto, Victor Martins é apontado em relatório de inteligência, supostamente produzido pela Polícia Federal, por participação em esquema de fraude na distribuição de royalties do petróleo . Ele é sócio da Análise Consultoria e Desenvolvimento, empresa que fazia trabalho semelhante à Petrobonus, mas garante que se desligou da gestão em 2005, quando assumiu o cargo na ANP.

O relatório, cuja origem está sendo apurada pela PF, dedica uma página inteira ao suposto envolvimento no esquema do engenheiro Newton Brito Simão. O texto, além de informar alguns dados pessoais do ex-funcionário da ANP, diz que Simão deixou a ANP em julho de 2007, pouco tempo antes de ser autorizado o enquadramento de Angra dos Reis, "quando foi elaborado um parecer técnico por Vinícius da Petrobus (sic) e assinado por Simão para receber os royalties".
Dono de empresa nega participação em fraudes

Diretor da Petrobonus Consulting, Vinícius Peixoto Gonçalves negou o envolvimento de sua empresa em esquema de fraude na distribuição de royalties do petróleo a municípios. Ele reconhece que atuou em processos de enquadramento de pelo menos 12 cidades fluminenses, mas "dentro de critérios técnicos e bases legais".

Segundo ele, um dos objetivos da empresa é o de identificar falhas de enquadramento que fazem os municípios perderem dinheiro.

Leia também: Petrobras diz que não é responsável por distribuição de royalties
Vazamento de informações

Só agora, após o vazamento do relatório de inteligência, as informações nele contidas serão investigadas no inquérito sobre fraudes na distribuição de royalties. Ao mesmo tempo, a PF abriu outro inquérito para apurar responsabilidade sobre o vazamento e identificar a origem do relatório.

Em entrevista na terça-feira, o superintendente da Polícia Federal no Rio, delegado Ângelo Giogia, estranhou o não aproveitamento de qualquer dado do relatório nos trabalhos de investigação. No caso da referência a Newton Simão, um simples depoimento poderia confirmar os dados, mas em um ano e quatro meses não foi ouvida uma única testemunha.

O inquérito, no momento, se encontra com o procurador Marcelo Freire, do Ministério Público Federal, que avalia a ampliação de prazo solicitada pela PF.

DaRoça disse...

Caro TAngra:

O que houve? "Baixou" um Angra Feudo em vocês?(rs)
Essa ficção só tem um "pobrema" ou "poblema" (estou na dúvida porque tenho assistido muita sessão na Câmara): ESTÁ TÃO REAL...
Só as "otoridade incompetente num vê".
Abraços.

Anônimo disse...

É por essas e outras tantas que ficamos sem entender o que se passa em nossa cidade, quer dizer, entender entendemods , o difícil é acreditar, enfim.
Vejam só, há um grande problema em relação à conclusão das obras do hospital, faltam 21 milhões, o orçamento da Fusar é de 72 milhões, se tirarmos daí 5 milhões por ano, pagamos a bagaça , financiamento para tal com certeza não será problema visto a nobre causa a que se destina.
Por outro lado, essa grana, está sendo revelado aos mortais comuns neste momento, foi embolsada nesta tenebrosa transação dos Royalties, ou seja, como podemos crêr piamente este valor é merreca, dá até para ser furtado sem maiores alardes, pena que existe uma tal de Polícia Federal que volta e meia , meia volta, joga açucar no carburador desses ordinários(ordinário pode?).
Assim sendo e, do jeito que a coisa vai, só restarão duas opções: ou deixamos essa porcaria pra lá e salvesse quem puder, ou pintamos de vermelho os meio fios e as bocas de lobo.......reconheço que é extremo mas....alguém tem outra sugestão?

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 8:17,

Vamos atender ao seu pedido, mas antes vamos fazer uma postagem com a nossa "verdade" sobre o CEFET, pois os temas têm ligação entre si. Aguarde um pouquinho, certo?

E ao Anônimo das 8:52,

Nós já enviamos ontem, dia 8, pela manhã, para a sede da Polícia Federal e sugerimos que fosse pauta de matéria em vários meios de comunicação. Vamos enviar também para a Ouvidoria do Ministério Público do RJ, junto com aquele caso tenebroso da licitação dirigida que houve no dia 29 de dezembro e que foi denunciado ao MP de Angra sem que este tomasse qualquer providência. Leia aqui:
http://transparenciaangra.blogspot.com/2008/12/nova-fraude-em-licitaes.html

Abraços aos dois.

Anônimo disse...

Existem "evangélico" na política que acha que Deus é empregado deles, ou acha que Deus é corrupto igual a eles, oras bolas, essas porqueiras fazem uma M. danada no orçamento da prefeitura, enfia a igreja toda no gabinete, desvia dinheiro, são algemados, tentam corromper, enfim fazem tudo o que não prestam e depois invocam ao todo o poderoso para livrar a cara, é muita hipocrisia.

Ficam desesperados dentro da igreja pedindo oração pra um oração pra outro para Deus livrar a cara deles.

Estão orando em frente a prefeitura, do forum, da camara para Deus jogar no mar do esquecimento as ladroangens deles,
não querem largar o osso, querem de qualquer jeito se aposar da cadeira da prfeitura, pois da camara já tomaram posse.

Sr. Prefeito "por enquanto" de Angra dos Reis, pensa que a presidenta o apoia porque confia nele, porque tem admiração politica por ele, mas tudo não passa de um jogo que a cupula da universal vem preparando para tomar posse de Angra e sentar na prefeitura para calar a boca de muitos que "antigamente" perseguiam a universal, como o episódio do sal na rua lá no Balneário... que foi uma afronta para os católicos na época, nem respeitaram o dia santo de sua religião, tudo isso vem falado pela hierarquida da igreja, eles querem ver os poderosos comendo nas mãos deles.

Na época do carnaval a liderança da universal incluindo bispo Macedo passaram momentos felizes numa ilha em Angra que eles compraram em nome de laranja, nem a prefeitura sabe direito pra quem vendeu a ilha que é próxima a Ilha de Caras. Pensam os inteligentes politicos e secretarios de Angra, que foi para alguém da Globo, ou para algum empresário famoso, mas não foi, tudo isso para tirar de foco a sombra de que fosse uma igreja, ainda mais a polemica Universal.

Haja oração na porta da prefeitura, forum, e camara para evitar a cassação desta aberração que senta como presidenta na camara.

Que bom seria ver uma investigação da parte dos interessados no assunto aqui em Angra, e averiguem amanha a oração feita na prefeitura, forum, camara para Deus livrar sua enviada da cassação. Mas cuidado a oração pode aparecer direcionada a outros fins, mas é tudo planejado. E investiguem também a tal ilha, acho que vocês terão grandes momentos de extase e surpresa!

Anônimo disse...

Fiquei sabendo por parte de fonte seguríssima que a nobre vereadora vilma, está se cagando de medo porque reconhece que está toda enrolada em sujeiras que a própria se envolveu porque teria recebido orientações de bispos responsavel na política da universal e que todos sabem é quem a orienta, ela não está aguentando as vergonhas que vem passando, e tem muito medo de ser cassada!

social disse...

Tenho até pena dessas pessoas que usam o nome de Deus para se promover, o nosso Deus é perfeito, bom, misericordioso, o que eles esquecem é que ele é também justiça e abomina a corrupção e a mentira. Pode esperar e acreditar que Deus vai fazer justiça e eles pagarão por tudo isso.

Anônimo disse...

Não é só a denuncia de hoje sobre Angra que vai sair nos Jornais. Logo logo vai sair também a denuncia do esquema da prefeitura de Angra e o TCRJ, esquema esse que era articulado e comandando por José Nader e o Secretário de Fazenda de Angra Roberto Peixoto. Fontes de dentro de alguns veículos de comunicação conhecidos no Brasil informaram que em poucos dias vais sair uma reportagem bomba sobre esse assunto.

Anônimo disse...

Escritório local parece abandonado

Uma pequena porta, de madeira simples, sem nenhuma placa informativa, no fundo de um corredor. Dentro, ninguém atende aos telefones. A impressão é de que o local está vazio, abandonado. Essa é a sede da empresa Análise Consultoria e Desenvolvimento Ltda, em Vitória, no Espírito Santo.

Segundo o Contrato Social registrado na Junta Comercial, a empresa pertence ao diretor da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Victor Martins, e à mulher dele, Josenia Bourguignon. Ela tem 20% do capital social. Ele tem 80%. Desde o início da semana, a reportagem tenta conversar com algum funcionário da empresa, sem sucesso.

A sala 901 da Análise Consultoria fica no 9º andar do Edifício Plena Center, no bairro Santa Lúcia, na capital capixaba.

A empresa foi constituída no dia 11 de novembro de 2002. Em 19 de maior de 2005, passou por uma alteração contratual. Victor deixou a administração da empresa, que passou a ser comandada pela sua mulher.

Dívidas na PMV. Na Procuradoria da Prefeitura de Vitória constam dois processos envolvendo Victor Martins. As ações foram propostas por ele contra o Executivo Municipal. Martins questiona cobranças de ISS feitas pelas prefeitura. Numa das notificações, de 2006, Victor foi autuado por não ter pago imposto sobre determinado serviço.

No processo, ele alegou que não pagou porque prestou o serviço em outro município. Nesse caso, a Primeira Instância já deu ganho de causa ao empresário. Na outra ação, de 2003, ele foi notificado por atraso no pagamento do ISS. Até agora, a Justiça não deu sua decisão sobre o caso. A Prefeitura de Vitória não soube informar os valores devidos.

Anônimo disse...

Poderiam por favor me informar o nome da empreiteira do marido da vereadora vilma.

Agradeço desde já.

Anônimo disse...

Quentinha!

O que se escuta pelos cantos da politica de Angra é que a Vereadora vilma que se diz evangelica, deu uma mãozinha ou melhor umas palavrinhas para o prefeito não liberar verbas para expo-cristã.

Como castigo pelas afrontas que certos pastores vem cometendo com tuca.

Vilma disse a tuca que ele tem que se impor agora mostrando quem está na direção e se ele afrouxar os pastores farão pior.

Se é verdade ou apenas boatos não sabemos só sei que é isso que corre a quatro cantos.

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 00:46,

Aguarde um pouquinho que estamos fazendo um levantamento sobre essa empreiteira.

Abraços.

Anônimo disse...

Já está começando a próxima cartada da excelentissima vereadora vilma, dentro das igrejas é expressamente proibindo aos fieis, ler jornais, internet, ver telejornais ( estão dizendo aos fieis que eles estão sujando suas mentes com assuntos de morte, tiroteio, agressões e isso atrapalha Deus agir neles, mas é medo dos fieis saberem o que está acontecndo e verem que estão sendo enganados, já imaginou 2010?)

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 17:38,

Nós já prevíamos isso e já estamos preparando uma outra forma de informá-los sobre quem são na verdade os vereadores. Os bons e os maus.

Abraços.

Anônimo disse...

a crente da universal vilma sugeriu e o católico tuca acatou q se retirasse a ajuda à fundação espírita bezerra de menezes, no perequê. coisa de 10 mil por mês. acontece que 50 famílias de brasileiros necessitados agora passam fome... quero ver quem consegue convencer os famintos de que foram o seguidores do Deus Justo e Bom que fizeram isso!!

Anônimo disse...

TAngra cadê o levantamento da empreiteira do marido da presidenta Vilma dos Santos.

Quero saber o nome desta empreiteira, já!!!!

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 14:10,

Nós fizemos tudo para descobrir o nome, mas a única informação que conseguimos foi que ele se desligou da empresa.

Considerando que a Vilma não tem nenhum bem em seu nome, pode ser que ele também tenha esse cuidado.

Lamentamos muito não termos conseguido descobir, mas tenha certeza que tentamos de tudo. Descupe-nos.

Abraços.

Anônimo disse...

ja viu nos nomes dos laranjas?

Anônimo disse...

queria saber de voces como poderia ajudá-los com informações, mas não queria que fosse publicadas.

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 23:23,

Nós recebemos muitas informações de pessoas que não querem ser identificadas.

A melhor forma é nos enviar um e-mail, mas você pode também enviar só um comentário e dizer que "não quer que seja publicado".

Você pode criar uma conta de e-mail com um nome falso, se quiser ficar mais seguro.

Algumas denúncias que recebemos nós encaminhamos para a PF de fora de Angra, mas nunca dizemos quem enviou a denúncia, pode ficar tranqüilo. São as que envolvem crimes contra o patrimônio público ou contra pessoas.

Aguardo seu contato.

nosso e-mail: transparenciaangra@gmail.com

Abraços.