"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

domingo, julho 12

Nós Somos os Responsáveis

Anônimo em 12/Jul/2009 às 15:36 no post "Denunciem os Nomes dos Parentes":
"A Luana Jordão Caldellas será investigada e por ser sobrinha do prefeito Tuca Jordão poderá perder sua "boquinha de Cargo Comissionado"? Tomara que sim, Pois ela ocupar um cargo na Fusar sem ter passado no concurso é uma injustiça. Com ajuda do Judiciário nossa cidade pode mudar!"

TAngra:
Prezado Anônimo,

A degradação político-administrativa de Angra merece muita atenção, mas não podemos agora jogar a responsabilidade por corrigir os erros nas costas da Justiça. A Justiça tem suas limitações e não nos esqueçamos que os maiores culpados pelo que está acontecendo somos todos nós, cidadãos, os detentores do poder do voto.

A democracia não é apenas o direito de votar. A democracia depende também da independência entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e, acima de tudo, da alternância no poder.

Nas últimas eleições nós descuidamos de tudo isso. Cada um escolheu aquele que considarava o melhor - ou o menos pior - entre os candidatos. Mas ficamos só nisso, esquecendo-nos de que a maioria do povo é facilmente enganada com falsas promessas e bolsas família. Deveríamos ter participado mais da campanha para evitar que esses menos informados se deixassem levar pelo que se prometia nos comícios e pelas intimidações nas igrejas.

O mais grave aconteceu quando permitimos o 3º mandato do mesmo grupo, pois esse é um fator que quebra a independência entre os poderes, por facilitar a formação de conchavos que, além do mais, favorecem o crescimento da corrupção. Quando anunciaram um "governo de continuação" já estavam avisando o que teríamos pela frente, pois não haveria a "alternância no poder". Esse mesmo erro cometemos lá atrás, no 3º mandato do PT.

A mesma falta de alternância aconteceu na Cãmara. Embora só tenham sido reeleitos 4 vereadores, são todos figurinhas carimbadas, já no 3º mandato, e conseguiram dominar os novos. Resultado: uma Câmara com apenas 4 vereadores macacos-vellhos, contra dois e um pouco numa oposição que não consegue "oposicionar". Os outros não "fedem nem cheiram", não têm voz própria e estão ali apenas ganhando seu salário e fazendo campanha pessoal para a próxima eleição. Com isso, não temos independência entre os poderes, já que o nosso legislativo transformou-se num simples órgão da prefeitura, subordinado e dependente dela. E se vigorar desde já a tal PEC dos vereadores ainda vai piorar, pois voltarão ao plenário coisas como Sto. Antônio, Ricardo Dutra e o "carta carcada" Bento, os piores dentre os piores.

Nós não poderíamos ter deixado chegar a esse ponto. Deveríamos ter ido às ruas e portas das igrejas durante a campanha para levar informações corretas aos eleitores, evitando que os tucas, as vilmas, os aguilares, os bentos e outros desse grupo se elegessem.

Nossa sorte é que a turma de Fernando Jordão, no desespero de passar o poder para o insosso Tuca, cometeu uma coleção de crimes eleitorais de fazer inveja a um fernandinho beira-mar. Só por isso ainda podemos ter a esperança de que a Justiça o tire do trono e a cidade possa mudar de rumo. Mas ficamos nas "mãos" da "cabeça" do Juiz.

Quanto à Luana, pode ser que ela seja exonerada de seu Cargo em Comissão, mas alguém duvida de que se isso acontecer ela voltará contratada por alguma dessas empreiteiras "sócias do governo"? Alguém duvida que ela se tornará empregada de uma dessas "Metro", para onde foram todos os que foram exonerados, e tenha seu gordo salário pago com o superfaturamento dos contratos? E o quê poderá fazer a Justiça nesse caso?

Portanto, caro Anônimo, sejamos mais conscientes e participativos nas próximas eleições. Nós fazemos a democracia. Ou não.

Abraços.

6 comentários:

Lucas disse...

Não é só a Luana Jordão Caldellas, a lista de sangue-sugas na Fusar, que ocupam cargos comissionados e ganham uma fotuna, é enorme.

* ANTÔNIO VALBER (além de sangue-suga, é arrogante e imcompetente)
* CHICO DA FARMÁCIA (há anos mamando nas tetas do governo)
* BERENICE VALLE (bom, o sobrenome já diz tudo)
* MANOEL GAMBIARRA

O Antonio Valber então mereceria um post exclusivo, tamanha a ficha dele. Eu o vi tratando um funcionário concursado no PAM como se fosse lixo... isso mesmo, ele, Antonio Valber, sangue-suga comissionado, tratando como lixo um CONCURSADO, que ao contrário dele, teve o mérito de ser aprovado. E que, também ao contrário dele, será funcionário público pelo resto da vida, independente de ser amiguinho de infância do prefeito ou não.

funcionário da Saúde disse...

Pra quem não sabe, esse Antonio Valber é quem libera os remedios, do estoque da Fusar para as farmácias da prefeitura. Muitas vezes ele "trava" os remédios, os coordenadores e farmacêuticos tem que implorar pelos remédios, já que são eles que escutam as lamentações da população doente. Enquanto isso ele fica la no bem bom na FUSAR, ganhando um excelente salário! ALÉM DE TUDO AINDA É MAU-CARATER.
Socorro Tuca, socorro Dr.Adilson, socorro primeira-dama, alguém tire esse canalha de lá!!

Anônimo disse...

Atenção TAngra, vem aí o bloqueio de bens de todos os Vereadores por ocasião de gastos ilegais com os famigerados cargos comissionados. É só aguardar que está na Ação Popular em curso. É só aguardar... Ético.

Fiscal disse...

Prezado Transparência:

Participação?
Consciência?
Por favor, leia nossa opinião sobre o assunto na postagem

http://adoteiumvereadordeangra.blogspot.com/2009/07/vereadores-nao-sabem-para-que-servem.html

Um grande abraço.

Anônimo disse...

Essa de aliviar a justiça, como se a mesma fosse uma velha paralítica, me parece mais uma tática orquestrada pela turma do PT.É a imagem perfeita do jogar a toalha e deixa o Luiz Sergio se da bem, para com isso gente, estao apoiando essa merda toda que aconteçe aqui em Angra? Só sabem dar porrada nos coitadinhos e nos coitadões vcs acham certo a inércia de que toos reclamam por parte do PT? ta fedendo.......

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 19:57,

Nós também não achamos correta a inércia do PT, mas nosso problema aqui é manter o povo informado daquilo que sabemos e fazer a nossa parte para que esse bando que tomou o poder saia o mais rápido possível.

E Luis Sérgio é "persona non grata" aqui no Blog desde que atuou na defesa de Renan Calheiros. Não tratamos dele.

Quando Tuca sair o mau cheiro vai com ele, pode ter certeza.

Abraços.