"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quarta-feira, julho 15

Escola ou Trabalho para os Jovens?

Muitos jovens vão abandonar o ensino para trabalhar. Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostra que a evasão escolar se dá principalmente por desinteresse dos jovens entre 15 e 17 anos.

O mais preocupante disso tudo é que todos, professores e alunos, têm a certeza de que sem uma educação de alto nível não há como progredir materialmente. E, principalmente, não há como progredir socialmente. Ainda assim, muitos desistem no meio do caminho.

Hoje existe uma pressão muito grande sobre os jovens mais pobres para que comecem a trabalhar e ganhar dinheiro o mais rapidamente possível. Os jovens saem de suas casas cedo, pela manhã, para encarar um dia de labuta e os mais otimistas e fisicamente dispostos ainda enfrentam aulas noturnas.

Aqueles que trabalham de dia e estudam à noite não têm sequer tempo de abrir seus cadernos fora das salas de aula. A consequência é que nem trabalham direito, por cansaço, nem estudam adequadamente. E as escolas noturnas, obviamente, se veem obrigadas a depreciar o nível de ensino. Logo, temos diplomados não formados.

As crianças e jovens precisam pesquisar, pensar, debater, discutir, brigar, sonhar com um futuro de realização pessoal e para a sociedade em que vivem, para seu País. Acontece que os alunos não têm qualquer incentivo nesse sentido. Eles querem saber apenas o que é fácil de entender, de uso imediato e preferencialmente sem que haja necessidade de grande esforço em tarefas.

Onde foi parar a curiosidade natural dos jovens em apreender, em desvendar o mundo? Estamos tirando dos jovens o que é mais precioso deles: os sonhos. Estamos jogando-os cedo demais no mercado de trabalho. Os nossos jovens estão se esquivando de pensar, de debater.

Escolas, empresas e governo deveriam fazer um “mea culpa” e repensar todo o sistema educacional em conjunto.

* Retirado do texto de autoria de Hermann Gonçalves Marx publicado em 14 de julho de 2009 no site PortoGente (http://www.portogente.com.br/texto.php?cod=23752)

10 comentários:

Anônimo disse...

sei que ta fora da materia mai coloca sim

Ontem, em Alagoas, ao participar da inauguração de mais uma nano-obra (que saudades dos tempos em que os presidentes participavam da inauguração de mega-obras, tipo grandes rodovias, hidrelétricas, portos, ferrovias, cidades, siderúrgicas, etc..) do PAC – “Pograma” de Apoio à Candidata, o nosso nano-presidente, ao lado de sua nano-candidata,a Maga-Patológica, deu mais uma de suas costumeiras mega-vomitadas. Disse que elle, o mega-cara-de-pau, é o primeiro presidente que não trata os nordestinos como cidadãos de segunda categoria! O que diriam dessa mega-vomitada, se vivos, os presidentes Vargas, Juscelino e Médici, entre outros??E o que têm a dizer, os ainda vivos presidentes Sarney(ainda vivo??), Collor, Itamar e FHC???Até quando esse mega-país aguentará ser governado por gente como esse merdha-presidente???

Anônimo disse...

O coment acima além de fugir do tema, foge a razão. Babaca!
Que o Lula está longe de ser o que se esperava todo mundo sabe, mais daí uns babacas, saudosos da ditadura, tirar onda é demais! Vê se ti enxerga, otário!

Anônimo disse...

T Angra, é verdade o que li nos blogs do Dr. Kléber e do Rodney: O Juiz o absolveu???

Anônimo disse...

Ninguém esta acima da lei, quando nos expomos, estamos sujeitos a criticas. De tanto criticar, o futuro politico do Dr. Kleber talvez esteja por um fio. amanha sera o julgamento do seu habeas corpus em que pede a anulação do processo criminal que responde em angra.Isso mesmo, processo criminal. Caso perca e seja condenado com confirmação em todas as instancias, suas pretensoes politicas irão por agua abaixo: ai eu digo: condenado é condenado, não importa se é politico ou não, será sempre condenado. N. do processo em angra é 2008.003.0059142, no tribunal é 200905901043. Vamos ver se vai ser divulgado, ou só se divulga criticas aos assessor jurídico da camara municipal? Quem tem telhado de vidro...

Anônimo disse...

Postei no Tangra e ele não divulgou. Amanhã será o julgamento do Dr. Kleber Mendes no Tribunal do Rio, em um processo de habeas corpus que se ele perder poderá fulminar com suas pretensoes eleitoreiras. Isto porque se ele perder no rio e for condenado em angra, e em todas as instancias, ficara inelegivel. Ai eu pergunto, o que adianta ficar descendo a lenha no governo, no advogado da camara, se ele, Kleber Mendes, caso seja condenado será equiparado a um criminoso? Processo em angra é 2008.003005914-2 e no tribunal é 2009.059.01043, é so checar. O do rio está com parecer desfavorável ao doutor e o julgamento é amanha. Vamos ver se a sra. vai publicar, pois o Tangra nao publicou. Descer cacete em juiz e promotor é facil, dizer que juiz vai julgar pressionado é facil, falar mal do dr. Fernando da CÂmara é fácil, da dna, Vilma também.Ai que eu digo, quem tem telhado de vidro...

Anônimo disse...

Que decepção tangra, não publicou a verdade sobre o Dr. Kleisson Mendes, discípulo da Vilma. é uma pena:Postei no Tangra e ele não divulgou. Amanhã será o julgamento do Dr. Kleber Mendes no Tribunal do Rio, em um processo de habeas corpus que se ele perder poderá fulminar com suas pretensoes eleitoreiras. Isto porque se ele perder no rio e for condenado em angra, e em todas as instancias, ficara inelegivel. Ai eu pergunto, o que adianta ficar descendo a lenha no governo, no advogado da camara, se ele, Kleber Mendes, caso seja condenado será equiparado a um criminoso? Processo em angra é 2008.003005914-2 e no tribunal é 2009.059.01043, é so checar. O do rio está com parecer desfavorável ao doutor e o julgamento é amanha. Vamos ver se a sra. vai publicar, pois o Tangra nao publicou. Descer cacete em juiz e promotor é facil, dizer que juiz vai julgar pressionado é facil, falar mal do dr. Fernando da CÂmara é fácil, da dna, Vilma também.Ai que eu digo, quem tem telhado de vidro...

KLEBER MENDES disse...

Meu caro você está completamente equivocado, talvez esse tivesse sido o objetivo dessa ação, mas não conseguiu não. Mediante Habeas Corpus que eu entrei, consegui liminar para suspender tudo, até o julgamento, que ocorrerá amanhã. Vocês verão o meu futuro político, podem esperar, ele é brilhante, podem ficar tranquilos. Amanhã farei uma postagem específica sobre isso. Estou muito tranquilo.

KLEBER MENDES disse...

Obrigado pela postagem, esqueceram de escrever ai, que consegui liminar para suspender esta ação e consegui, algo que nenhum dos advogados famosos conseguiram. E amanhã é o julgamento do Habeas Corpus que eu mesmo entrei no Rio de Janeiro, contra uma decisão da Juiza Criminal de Angra dos Reis. Competência é isso. E não não saber nem ajuizar uma queixa crime. Todo o corpo jurídico da Câmara deveria ter ido para Rua depois daquela vergonha. Mas fiquem tranquilo, sou uito bom no que eu faço, fiquem tranquilos, vai dar tudo certo. Depois eu farei uma postagem específica contando toda essa história covarde, que parece mais,,,,,,Estou feliz e tranquilo. Agora, acho melhor o jurídico da câmara começar a se preparar porque vem chumbo grosso pela frente.
Porcina sempre é bom ter dois lados.
Um abraço para vcs.
KLEBER MENDES
PSTU

Anônimo disse...

Está explicado porque esse Dr. Kléber Mendes fala, fala e não faz nada pela nossa cidade. O tal processo criminal, bem que eu já tinha ouvido falar que sua OAB tinha sido cassada. Angrense feliz.

KLEBER MENDES disse...

OAB CASSADA é demais, é uma tremenda mentira que pode ser prejudicial em minha profissão.