"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

segunda-feira, julho 27

Fusar e a Gripe Suína

(clique na imagem acima para ver)

Duas semanas atrás nós conseguimos este flyer produzidos pela Fundação de Saúde de Angra dos Reis - Fusar. É um material de excelente qualidade, com explicações sobre as formas de contágio, sintomas e cuidados preventivos a serem tomados contra a influenza A (H1N1), a tal gripe suína.

Depois de duas semanas ainda não vimos estes panfletos serem distribuídos à população. Alguém já viu um destes?

Será que foram produzidos apenas para beneficiar alguma gráfica e possibilitar mais um jabazinho por fora? Ou são "só para inglês ver"?

Para inglês ver é que não são. Nem inglês, nem francês nem argentino, pois se fossem dirigidos aos turistas que visitam a nossa cidade eles não seriam escritos apenas em português, o texto deveria estar reproduzido também em outra língua. Certamente seriam em português, inglês e espanhol.

E aí? Alguém tem alguma sugestão sobre o objetivo desses flyers?

P.S. Minha nossa, quanta incompetência e desperdício!

11 comentários:

Anônimo disse...

Na minha opinião o Cabral levou para casa só o jabá. Os flyers (quase que deu caimbra na língua) vai ficar debaixo da mesa do Diogo para ingles ver como não tem acesso aos ingleses na saleta, ninguem vai ver só pegar a gripe.
Por falar na gripe, onde estão os infectologistas, epidemiologia, agentes, sei lá mais o que que não estao dando mascaras para os pacientes também?
Será que so funcionario da pmar que pega?

Anônimo disse...

Não acesse o blog Monsuaba em ação porque têm vírus.
Ajudem nossa cidade!

Anônimo disse...

A culpa da GRIPE ter entrado no nosso País e ter chegado a Angra e do Tuca ou do Fernando!! Talves seja do Papai Noel!! Me desculpa, mais esse comentários sobre essa gripe é ridiculo!!! pois todos nos sabemos que a obrigação maior em relação a essa pandemia deveria ser do Governo Federal e também do estadual!! que até agora não vi nada!!! acho que esta faltando seriedade em relação a esse problema, e querer jogar a culpa para cima das prefeituras é no minimo falta de ética politica ou até transparencia do governo federal!! nesse caso temos que deixar a politica partitaria de lado e cobrarmos de quem tem obrigação de dar uma resposta a nossa nação, ou vcs a estam achando que é só nossa cidade que está a mercer desssa pandemia no Brasil!!!

Anônimo disse...

Como profissional da área de Saúde gostaria de realizar uma denúncia,pois os profissionais estão trabalhando nos Spa's 24hs e no PSM sem a máscara de proteção adequada,para o EPI(equipamento de proteção individual) para cada profissional,a máscara deve conter filtro pois,a exposição dos profissionais por plantão é de 12hs a 24hs. No período do dia 14\07\09 a 21\07\09 Os profissionais estavam comprando nas farmácias,pois a Fusar ainda não estava disponibilizando aos servidores,e começou a disponibilizar as máscaras comuns ,ou seja para uso dos pacientes,os quais permanecem um período curto de exposição.Cade a Vigilância Sanitária,o Cremerj e o Coren , e ao serviço de controle da CCIH( Serviço de controle de Infeccção Hopitalar)isto é, se existe em nossas unidades as quais os pacientes necessitam ficar em observação e muitas das vezes, por falta de vagas nos Hospitais,realizam o tratamento permanecendo por mais de 03 dias no PSM.Vamos cuidar da população e dos Prof.de Saúde com zelo e responsabilidade, Aos Superintendentes da Fusar e principalmente ao nosso Presidente Dr:Adilson.Nossa cidade arrecada mais de 1 milhão por dia,portanto temos que prestar um Serviço de Qualidade.

Anônimo disse...

A culpa é do prefeito sim ,pois se até agora não chegou ajuda do Governo Federal foi por falta de competência e digo mais,eles vão a Brasília como se vai na padaria da esquina,ou seja,para eles é tudo perto. Até quando vão esperar para agir? Já sei,quando o anônimo das 20:22 parar de tapar o Sol com a peneira! Acorda amigo ou vc acha que só o Sistema Público tá ruim? O Privado também não é grande coisa e se temos orçamento para tomar iniciativa sozinho,acho que não devemos esperar ajuda de outras esferas , mas quando eles viajarem novamente para resolver problemas no judiciário bem que eles poderiam dar uma esticadinha no Ministério da Saúde não acha? stamos na mão de DEUS pois o tarado,digo,superintendente responsável não é técnico no assunto e o Dr. não tá nem aí o que já era de se esperar. Vão tomar providência quando alguma criança conhecida do meio deles (filhos do prefeito)pegar a doença e então vão tomar atitudes jamais vistas em nossa cidade. Para as próximas eleições sugiro que coloquemos carros de som tocando GAROTOS PODRES que diz : QUANDO VC DE PALETÓ E GRAVATA APARECE NA TV O QUE EU FAÇO? VOU FAZER COCÔ!!! e a do ETERNO PODERIA SER : FERNANDINHO VIADINHO FESTAS DE EMBALO NO BAIXO LEBLON AS ORGIAS DE BRASÍLIA AGORA SÓ PASSA A MÃO NA POUPANÇA DAS VELHINHAS!!!

Anônimo disse...

Ao anonimo de 20:22 h só posso te dizer que voc~e vai querer ficar livrando a cara do prefeito e do ex se você não pegar ou ninguém da sua familia morrer com esta gripe. Deixa de ser ridículo, se voc~e for em qualquer unidade de saúde de Angra dos reis seja SUS ou particular você vai ver como que ninguém está fazendo nada para amenizar. Chegar ao brasil a gripe já chegou, entrou por nossosbrasileiros que viajaram sejam a trabalho, a serviço, enfim porque precisaram ir e voltar, ou turista que veio. Va estudar seu igonrante. neste caso não é culpa do governo federal mas cabe a ele dar meios e indicar as metas a serem seguidas. Isso já foi dado e continua sendo reforçado. cabe ao governo municipal executar. Cabe ao governo municipal estar perto da população e esclarecer em todoas oportunidades. Onde estão os agentes de saúde, os servidores da saúde? tem que sair do gabinete, da sala, das reuniões intermináveis e dar informações corretas. Não adianta ficar jogando a culpa para ninguém. Vamos executar. Máscara para a populaçã, informativos, água, sabão, alcool em todas as repartições, ônibus, bancos, igrejas, academias, bibliotecas, supermercados, etc. O povo tem que saber usar e receber os meios deproteção. Água, sabão, álcool, mascara cirurgica custa muito menos que uma vida. Pára de ser alienado, fale com seu governo, que você defende tanto e coloque procedimentos básicos de higiene nos aglomerados . Desulpe-me mais irritei. estamos falando de saúde, de vidas perdidas, de riscos para nossas vidas e de nossos familiares e vem um imbecil, idiota defender o governo que deveria estar executando e colocar culpa no governo federal. Vai estudar e saber que quem executa é o governo municipal que deveria ser parceiro do estado e União. Estude a lei 8080 sobre o SUS.

Anônimo disse...

Bem feito idiota. Achou que aqui só tem ignorante? Tomou. Pior que em todo lugar tem gente passando muito mau por causa da gripe, seja ele suina ou não. A cara de desespero de todo mundo quando alguem espirra ou tosse é inevitável. Engraçado que não vejo nenhum vereador andando pelas unidades de saude. Alguem viu um deles se quer? Ficaria feio para eles entrar de máscara e não ter agua e alcool disponivel para lavar as mãos . Alias, aperto de mãos não é indicado, como fariam para fazer a unica coisa que etão fazendo nos ultimos tempos? apertar as mãos do povão.

Anônimo disse...

Ao amigo das 13:35, eu sou a pessoa que vc acabou de chamar de igonrante,imbecil, idiota. Primeiramente nunca trabalhei para nehum politico ou partido politico, sou trabalhador e tenho excelente formação profissional, o que me garante o emprego e a renumareção que ganho, o que me faz ter opinião propria em relação ao que acontece em nossa cidade, em nosso país e no mundo!! Não sou partidario e nunca fui, ja votei no Luis Sergio, No Lula, Na Benetida da Silva, no Fernado Jordão, No Sergio Cabral, entre muitos outros, pois sou um eleitor e cumpro o meu direito a escolher em quem votar!! e as ideias que defendo, sempre respeitando a do proximo, sem o ofender, pois não vivemos numa ilha, em que só uma ideia, opinião ou escolha é que está certa serve!!!
Me desculpa se o ofendi de alguma forma, mais eu costumo acompanhar os jornais, tanto pela televisão ou os impressos, e as noticias em relação a essa pandemia, eu tenho minha opinião em relação aos responsaveis, muito antes de chegar em nossa cidade!!
São atitudes de pessoas como vc, que para e penso muito antes de querer esquecer o governo do PT de nossa cidade, e achar que seriam uma melhor opção hoje!! Concordo em relação aos erros do Governo Fernando Jordão, e diga de passagem não são poucos!!!
Meu amigo, desculpa a sinceridade, mais sou apenas um eleitor, que pensa diferende de vc!!

Anônimo disse...

quero denunciar o posto de saude do camorim grande apesar de que pelas minhas pesquisas esta acontecendo em todos... enfermeiras estão atendendo no lugar de médicos estudados estão receitando remedios e vendo resultados de exames até fazendo preventivos , isso é uma vergonha para tantos.. pois existem médicos formados o suficientes para isso são eles que não contratam e deixa isso acontecer com o mais fraco que não tem voz e nen vez...quero deixar claro que irei até o fim com isso e se acontecer algo mais grave como morte de paciente aí sim irá piorar para todos eles....

Anônimo disse...

AO COMENTARIO DAS 13:46 É VERDADE O QUE RELATOU, TEM UMAS MULHERES METIDAS A MEDICO, UMAS PORRAS QUE ALÉM DE SER MAL EDUCADAS, SÃO IGNORANTES PARA NOS ATENDER, UMAS ORDINARIAS, QUE SE ACHAM DONAS DA GENTE, SEM TER ESTUDADO PARA ISSO.

Anônimo disse...

Outra coisa quero falar aqui também, minha prima esteve internada no hospital da santa casa aqui no centro e precisou colocar uma sonda, ela nos relatou a familia que uma auxiliar de enfermagem metida a medico além de demorar um seculo para vim colocar a sonda, trouxe ainda por cima 4 estagiarias para ver e aprender com ela como se coloca uma sonda num paciente, fiquei horrorizada ao saber da historia, minha prima disse que ficou com as pernas abertas e com as partes intimas servindo de cobaia para estudantes e ela operada sem poder reagir, acho isso uma falta de respeito com a população de Angra.