"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quarta-feira, julho 29

Os Juízes e a Ética

Anônimo em 29/Jul/2009 às 19:59 no post "Extorsão pelo COMAM":
"A Juíza não pode sair de casa? Não pode se divertir? Não pode sair em jornal?
Transparência Angra, isso é viagem demais! Vocês, advogados, precisam se divertir!"

TAngra:

Ser Juiz é mais do que ocupar um cargo pelo qual se recebe uma determinada importância ao final de cada mês; não é, assim, apenas um emprego a ser exercido depois de aprovado em um concurso público. Mário Guimarães, no seu clássico O Juiz e a Função Jurisdicional, escreve que no Juiz
"o fazer Justiça é o alvo, a tarefa, a missão, o sacerdócio. O juiz existe para isso. É o órgão específico mediante o qual exercita o Estado uma de suas funções essenciais - a função jurisdicional".

O Juiz está em lugar de destaque na ordem social porque o seu desempenho decide a vida das sociedades. Na verdade, a nação será aquilo que os intérpretes da lei digam que ela é, no que tem de fundamental para a organização da sociedade.

A força da decisão judicial é o resultado da autoridade do Juiz, que se manifesta na sua investidura, da sua capacidade de convencer, que se manifesta na força da fundamentação dos seus julgados, e, ainda, da sua integridade, que se manifesta na sua vida profissional e pessoal.

Aquele que não é capaz de resistir às tentações da vida mundana, da vida de favores, do simples up grade em uma viagem de avião até a oferta de favorecimento na compra de qualquer bem material, põe a sua integridade em confronto com a deontologia, com a teoria do dever inerente ao Magistrado.

O comportamento do Juiz lhe impõe deveres maiores do que aqueles que são pertinentes a outras atividades humanas. São maiores não porque as exigências da sua natureza essencial são diferentes, mas, sim, porque o seu destino na sociedade é mais complexo, a sua força reside na sua conduta pessoal e profissional. Não pode desviar-se dela em nenhum momento, sob pena de pôr em risco toda a própria sociedade que ele tem a obrigação de preservar como poder do Estado encarregado de prestar a jurisdição.

* Os trechos acima foram compilados de artigos sobre "Ética do Juiz" no Banco de Dados Jurídicos do STJ. Sâo usados no processo de formação dos magistrados.

Foi aprovado o Código de Ética da Magistratura. "A adoção de um Código de Ética Judicial tem o propósito de servir de guia para melhorar o serviço público de administração da Justiça, ao erigir um conjunto de valores e princípios pelos quais devem orientar-se os magistrados". O artigo 13 afirma que o juiz "deve evitar comportamentos que impliquem a busca injustificada e desmesurada por reconhecimento social, mormente a autopromoção em publicação de qualquer natureza".

Prezado Anônimo, foi apenas isso que dissemos. E não foi especificamente sobre nenhum Juíz. Sugiro que você melhore sua base de conhecimentos para poder opinar com mais consistência.

Abraços.

17 comentários:

Anônimo disse...

to de olhos bem abertos em vc claudio carneiro.
te cuida!

Anônimo disse...

Atenção senhores e senhoras estudantes de direito. Segundo este blog, se conseguirem a difícil vaga de juíz - coisa que o autor do blog pelo jeito jamais vai alcançar - vocês não poderão, em momento algum, ter vida social. Que coisa mais medonha, meu amigo!!! Vá prá porta da cadeia!!!!

Bebum51 disse...

O assunto é muito mais complexo mais complexo que o simples pode ou não pode.
É muito,mas muito fácil opinarmos sobre o que e quando um magistrado deve ou pode fazer.
Ele está acessível a todos, pois um magistrado é sempre um magistrado independentemente onde estiver.

Lucas disse...

Por mim um juiz pode ter vida social como qualquer outra pessoa, claro que com decência e moral, o importante é que ele FAÇA JUSTIÇA, que é a sua função, e casse o prefeito e seu bando de sugadores comissionados, e invista os salários astronômicos dos mesmos em melhorias na saúde pública do nosso muinicípio. Contratando mais funcionários - deveria até ter outro concurso público para as vagas onde já foram chamados todos os aprovados do concurso anterior- e melhorando o salário dos servidores, que trabalham sobrecarregados(vide o PAM, por exemplo). Enquanto isso os sangue-sugas comissionados ganham fortunas(vide o salário de um CC-3 por exemplo)pra não fazerem p. nenhuma, e os servidores de carreira carregando nas costas os postos de saúde, farmácias e hospital

Anônimo disse...

quero saber se o MP já deu entrada pra acabar com a pouca vergonha do esquema prefeitura- cartórios e exigiu a contratação imediata dos concursados acabando com a boquinha dos analfabetos contratados! será q acham q o povo tá dormindo??
safadeza!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

claudio carneiro
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 16:17,

Seu comentário sobre o namoro do filho da ex-procuradora foi removido, mas está no blog de Comentários Censurados.

Sei que você compreenderá.

Abraços.

Anônimo disse...

Estudo para ser juiz, quero ser juiz aqui nesta cidade, sei que farei uma grande carreira.
Assim como quem se forma em medicina tem que ter experiencia nos ps da vida, para ter experiencia como juiz tenho que trabalhar em Angra.

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 19:40,

Mas não esqueça que a carreira de Juiz não é como outra qualquer, tem que ser encarada como um "sacerdócio", conforme alertou o Ministro.

Boa sorte.

MORADORA ANGRENSE disse...

GOSTARIA QUE VCS APURASSEM O QUE EU ACABEI DE OUVIR NA PREFEITURA HOJE.
QUE HOJE A NOITE TERIA UM COQUETEL PARA OS JUIZES DE ANGRA,INTERMEDIADO POR UMA DOUTORA E QUE QUEM ESTÁ PAGANDO POR ESSE COQUETEL É A PRÓPRIA PREFEITURA,OU SEJA, SOMOS NÓS...ISSO PODE????

MORADORA ANGRENSE disse...

SE FOR VERDADE REALMENTE A QUEM DEVEMOS DENUNCIAR TAL COQUETEL???

Anônimo disse...

T Angra

Conhece a Dra. Andrea?

Antes de falar dela, procure ela no gabinete dela, ela atende todo mundo, verifique se ela é essa pessoa que vc acha que é e depois nos conte!

Pergunte no forum se ela é ou nao uma pessoa querida e correta

Vá até o cartório e pergunte sobre a postura dela, se ela é ou não uma pessoa que apesar de muito simpática, não é determinada a acabar com as coisas erradas de Angra.

Ela é muito justa e os processos estão andando, com ela não tem moleza não.

O Kleber, que fala mal de todo mundo saiu em defesa dela...

Confira o que te disse e nos conte!

Abraços

um advogado indignado

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 16:20,

Já tivemos o prazer de conhecer a Dra. Andrea.

Ela nunca recebeu qualquer crítica neste Blog nem jamais recebemos qualquer comentário com críticas a ela.

O que não se pode negar é que comenta-se pelas ruas sobre o excesso de exposição que ela vem tendo nas colunas sociais, mas isso não é uma crítica, é só um fato concreto que vem sendo observado por uma parcela da população.

Não temos qualquer motivo para deixar de admirar sua atuação nos tribunais e nunca dissemos nada em contrário, portanto não cabe sua indignação.

Abraços.

Anônimo disse...

hahahahaha

Voce acha que a juíza pediu para aparecer no jornal?

FALA SÉRIO!

Anônimo disse...

Estive com a Juíza Dra. Andrea, me falou que estava muito triste com os comentários maldosos, pois segundo ela diz "dou meu sangue por Angra, eu amo esta cidade e trabalho muito por ela"
Tenho certeza que ela vai ler esse comentário, pois ela assume que lê todos os blogs, então quero deixar aqui escrito o que disse para ela ISSO É INVEJA! QUEM ESCREVE FALANDO MAL DE VOSSA EXCELÊNCIA NÃO CONHECE SEU CARÁTER E SUA RETIDÃO!
E mais uma coisa, A DRA. ESTAVA LINDA NA FOTO!
Esqueci de dizer que ela me disse que essa estória de COQUETEL DA PREFEITURA é absurda, NUNCA EXISTIU!

Anônimo disse...

Sai dai sua puxa-saco. Desculpe, você está mais para lambe saco, ou quem sabe, lambe grelo. Toma vergonha na cara.