"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sexta-feira, julho 17

Profissionalização para os Jovens

As oportunidades estão batendo às portas e não podemos deixar passar mais essa chance.

Por sorte do destino Angra dos Reis nasceu para o turismo, com as mais belas ilhas e praias do mundo e um povo tão hospitaleiro que cativa para sempre quem nos visita. Por mais sorte ainda resolveram instalar aqui as primeiras usinas elétricas movidas a energia nuclear e uma nova unidade vai ser construída agora. Não satisfeito, o destino fez com que encontrassem grandes reservas de petróleo bem em frente ao nosso litoral.

Tudo isso aconteceu sem qualquer interferência dos péssimos governantes que elegemos nos últimos anos e que absolutamente nada fizeram no sentido de preparar nossas crianças e jovens para aproveitarem essas dádivas. Não temos cursos profissionalizantes de qualidade na área de turismo, nem de petróleo, nem de construção e operação das usinas (aliás, nem de coisa nenhuma). Ficamos sempre com os piores empregos nessas áreas enquanto profissionais qualificados chegam de fora e ocupam os melhores lugares. Isso tem que mudar.

Acabo de ver uma proposta interessante no Blog PDT Angra. Poderíamos aproveitar a rede do Projeto Teclar em associação ao sistema de Educação à Distância Online para agilizar esse processo de profissionalização. Em poucos dias já estariam disponíveis diversas opções de cursos, que já estão prontos e disponíveis em instituições como o Senai, Sebrae, CIEE e outros. Aos poucos a rede Teclar iria sendo ampliada e poderia chegar a formar 12.000 jovens por ano, segundo estimativa do Blog.

Mas para que isso funcione é necessário que os jovens, os pais, toda a população participe debatendo essa proposta e pressionando o governo para que a coisa aconteça. Se deixarmos só por conta dos governantes vocês já sabem: vão contratar alguém suspeito para fazer algum projeto milionário, adquirir computadores milionários, reinventar a pólvora contratando outro alguém para preparar cursos milionários, e daqui a muitos e muitos anos, daqui a muitos e muitos milhões desperdiçados, talvez saia algum curso funcionando mal e porcamente. Mas aí o petróleo já terá acabado, a usina já estará pronta e as vagas no turismo já estarão ocupadas por pessoas de fora. Lembrem-se do que aconteceu com o CEFET.

Todos temos que participar, debater e encampar esta sugestão, não podemos deixar só nas mãos desses governantes, senão... Como disse o poeta, "Quem espera nunca alcança!".

Leiam sobre o projeto neste link: Um Futuro Para os Jovens do Presente!

Vamos lá jovens, participem ativamente, façam seu futuro acontecer!

Nenhum comentário: