"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quinta-feira, julho 23

Cá com Meus Botões...

Veja que besteira me passou agora pela cabeça:

O sufixo "-eiro" é aposto aos substantivos para definir um ofício, profissão ou atividade, como por exemplo ferreiro, o que vive de trabalhar o ferro; o madeireiro, que vive da madeira; e, assim, cozinheiro, engenheiro, pedreiro, costureiro, etc.

Já os sufixos "-eno" e "-ano" do latim "-ênus" e "-ãnu", significam "um" ou "o" e são usados para representar origem, como em chileno, o original do Chile; mexicano, "um" do México; e, assim, americano, venezuelano, africano, australiano, etc.

No exterior os naturais do Brasil são denominados brasilianos (brasilian) ou brasilenos (brasilleños). Nós nos auto-intitulamos brasileiros, herança de quando os daqui tinham como profissão explorar o pau-brasil. Agora que não há mais pau-brasil a ser explorado alguns de nós se dedica ao ofício de "explorar" o Brasil.

Temos que salvar o país mudando urgentemente nossa nacionalidade de "brasileira" para "brasiliana ou "brasilena". Antes que os poderosos acabem com o Brasil, como acabaram com a árvore de mesmo nome.

6 comentários:

www.marcelocoi.com disse...

Fala galera do TA, gostaria de sugerir esse site www.marcelocoi.com/angra sem fins lucrativos que mostra todos os pontos turisticos de Angra muitas fotos, e principalmente nao tem vinculo politico. Um abraço

edu disse...

Vamos denunciar mais ...

http://flitparalisante.wordpress.com/2008/06/20/e-o-cidadao-honesto-e-quem-sofrera-as-consequencias-da-corrupcao-no-detran/

Anônimo disse...

Gostei, vivendo e aprendendo, mas, toda regra tem a exceção e neste caso nao ha volta temos e que acabar com os cupins..

Monica Lima disse...

Esse tema já foi assunto da coluna do Stephen Kanitz, na Veja, há alguns anos. Ele é um excelente administrador e colunista e escreveu exatamente de acordo com a sua posição. Também concordo que devemos mudar o nome: quem sabe muda um pouco a consciência do povo. Para melhor, é claro!
Abraços
Monica Lima

TAngra disse...

Prezada Monica Lima, tudo bem?

Você anda distante, bom vê-la de volta.

Na verdade a primeira vez que ouvi essa "pseudo-teoria" foi lá no início dos anos 80, nos meios acadêmicos de Brasília.

Infelizmente não vi essa coluna do Stephen Kanitz, mas duvido que ele tenha sido tão "etimologicamente" completo quanto nós (brincadeira).

Abraços.

Anônimo disse...

Faz sentido.
mas só para alguns.
sem-graça.