"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quinta-feira, março 10

Denúncias e represálias

Paulo, 9/mar 23:04 em "CMS":
"9 de março de 2011 21:32
Anônimo,

Você é um otário. Qual parte da represália você não entendeu? Não sabe o que é represália? Procura no dicionário.

Aí eu denuncio, sr. espertalhão, e amanhã, na minha próxima avaliação feita pela chefia, eu estou ferrado. Sem falar de outras coisas muito piores que os bandidos podem fazer.

Tenho família. Aliás, você veio da onde amigo, do país das maravilhas? Francamente. Ao invés de ajudar a povo a se livras desses parasitas sanguessugas que estão afundando nosso município, você vem aqui pra falar asneiras e coisas sem sentido."

TAngra:
Prezado Paulo,

É exatamente por isso que tanto as polícias quanto o MP recebem denúncias anônimas. Para salvaguardar o denunciante dos criminosos das bocas de fumo e dos criminosos de colarinho branco, já que quase nunca o bandido é penalizado pela Justiça e quem acaba pagando a pena é o denunciante, seja com a boca cheia de formiga seja sucateado ou desempregado.

Tem gente que não se incomoda com os riscos e tem os que preferem se resguardar, é uma questão muito pessoal. Numa cidade como Angra, onde os políticos dominaram todos os geradores de bons empregos seja no estaleiro, seja na empresa de ônibus, seja nas grandes empreiteiras "consorciadas", além de mais de 1000 vagas "nobres" nos cargos comissionados da PMAR e CMAR, restam as opções de serviçal doméstico de algum poderoso (caseiro, motorista e marinheiro) ou de balconista de loja. A alternativa é partir de Angra, mas isso é tudo o que eles querem.

O importante é que o servidor público denuncie o que suspeitar de errado na administração. Essa é única forma de acabar com a corrupção (enquanto ainda existirem os milhares de cargos comissionados). Todos deveriam abrir um parêntese agora e ler o post do Resistência: "PMAR investigada pelo MPF e PF". Palavras do Procurador Geral da República:

- “A gente tem como prioridade na área criminal o combate a corrupção em prefeituras. Por quê? Porque quando prefeitos desviam verbas federais da saúde, da educação, da infraestrutura, estão comprometendo direitos sociais. Não haverá direitos sociais se recursos públicos não forem utilizados com responsabilidade. Se tem corrupção, os direitos humanos não se realizam.

O desvio de verbas não acontece apenas na corrupção, já conhecida e até aceita, mas também quando pagam horas extras não trabalhadas para o amiguinho do chefe, ou quando o vereador usa o carro oficial para passeios particulares, ou quando o sujeito vive de licença só porque é padrinho do filho do CC, ou quando o medicamento perde a validade na FuSAR... Essas coisas o servidor tem o dever de denunciar, seja de forma anônima, seja fazendo uma passeata na frente da PMAR.

Não interessa se o MP não vai agir ou se a polícia vai se omitir, o importante é cada um fazer a sua parte denunciando o que ver de roubalheira e desmando nessa prefeitura milionária. Milionária mas que nunca tem verba e nunca faz nada, e quando faz faz o que não deve ou não presta. Tem sido assim e piorou muito com Tuca Jordão.

Então é isso, Paulo você poderia ter denunciado tudo que disse ter visto. Deveria ter anotado os fatos, os nomes, datas, locais e todos os detalhes que facilitassem o trabalho do MP ou da polícia, cada vez mais desaparelhados e inoperantes. Depois, encaminharia para o disque denúncia ou para a Ouvidoria do MP. Anonimamente, sem qualquer risco de que fosse identificado. Se tiver alguma dúvida de como fazê-lo, Paulo, é só entrar em contato, você já tem nosso E-mail.

E ficaria esperando. Se o MP tomasse as providência "merecidas" você sentiria um enorme prazer por ter colaborado, acredite. Se o MP ficasse cego, surdo e mudo você também se sentiria muito bem por ter feito a sua parte, pode apostar. Experimente denunciar a próxima safadeza que você presenciar por aí. Você e todos.

Abraços,

TAngra.

17 comentários:

Anônimo disse...

TAngra,

Uma coisa nao ficou muito clara, as pessoas que denunciam tem que dar detalhes, tipo:

Escola Nome TAL, na Rua Tal Tal, o Joaozinho Sei quem de tal, que ocupa a funcao ou cargo talpau e por ai vai...

O Posto de Saude tal a atendente De nome joaquina enriquete que encamicnha para a supervisora Patricinha da Mota mmmm que divide com o podereso chefaao na conta tal ou no doleiro, ou na conta ou em dolar e por ai vai.

E so assim que os poderes ainda nao corrompidos poderiarm ajudar e a serem mais precisos.

Isso para nao dizer que se as provas chegam, com endereco, com nomes e ainda assim nao forem investigados, quem deve pagar quem corrompe, quem participa ou quem tem o poder de punir, investigar e condemar ainda assim deixa corrrer frocho esse sim deveria queimar na fogueira.

Mas em Angra isso e tudo fixao, isso e coisa da cabeca de nunguem, poisaqui estamos todos perdidos e sem salvacao.

Anônimo disse...

8 t'a bombando no ainda quese feriado.

Anônimo disse...

Mas da ELETRONUCLEAR E DA FEAM .Porque não assumem que estão fazendo campanha para o PT?

Anônimo disse...

Isso é papo de covarde ou de corrupto com raiva. Quem é realmente honesto não teme. Vá ler o se estatuto servidor. Que belo exemplo você está dando. Por mim você já estaria na rua por omissão.

Não precisamos de alcaguete, precisamos de gente séria e que tenha coragem de formalizar e assinar.

Quer saber você é mais um malandro que não está tendo oportunidade.

Anônimo disse...

SAi dai seu m. ... na hora que o tráfico levar sua família você vai ficar ai chorando e se cagando. Covarde.

Anônimo disse...

E o caso do Japão, Tsunami foi devastador, fico pensando o segfuinte e se fosse aqui em Angra, o que devemos fazer? Pra onde ir, se o lugar mais alto que são os morros estão despencando? Dizem que aqui não chega porque causa da Ilha grande, mas terremoto pode sim acontecer, o que fazer, pra onde ir? Nesta hora todos somos iguais, ricos ou não, é hora desses politicos que vivem na politicagem repensarem bem e verem para o que vieram, dinheiro não pára terremoto, não interrompe tsunami, não apaga fogo e não abafa vazamentos nucleares, que Deus proteja o mundo!!!

Anônimo disse...

TANGRA, VCS PODEM NOS INFORMAR SE REALMENTE O NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA CONTRATOU UMA AUDITORIA PARA LEVANTAR DESVIOS PASSADOS(VILMA,RICARDO E SANTO ANTÔNIO)?

Anônimo disse...

Anônimo idiota das 23:15

Sabe o que acontece se concursado colocar a língua nos dentes? Tem sua avaliação com a pior nota, é tachado de vagabundo e enrolão, é colocado à disposição nenhum chefe vai querer ele como funcionário porque sabe que se for feito algo de errado esse funcionário pode vir a denunciar, é mandado para trabalhar nos lugares mais longíncuos, e a guerra psicológica é tão grande que ele adoece. Ou pede pra sair ou vive de licença médica. Isso se não estudar e passar em concurso melhor e dar no pé que nem muitos fizeram. E vocês ainda se perguntam porquê concursado não denuncia.
Tem gente que pra defender a mosca defende a merda. Francamente.

Anônimo disse...

O Presidente da CMAR deve achar que o povo é trouxa.
O homem prega a ética e vixe maria aluga do tio da esposa um terreno para servir de estacionamento.
E ainda tem a mulher trabalhando com ele, isso nào é nepotismo TANGRA.
E tem mais o rachum!

Anônimo disse...

Fora Diretor Administrativo do SAAE, Paulo Roberto vulgo Beto Zarú... Um cara grosso, escroto e que não sabe atender ao servidor com um pingo de educação... O cara é um doente monopoliza tudo para ele... FORAAAA !!!! Chega dessa ditadura chamada Beto Zarú que humilha os funcionários... Fora do SAAE...

Anônimo disse...

Esse rapaz chamado Beto Zarú ocupa um CC-2 no SAAE de Diretor Administrativo... FoRRAAAA !!!! Perseguidor de servidor e de CC mesmo !!! Mal Caráter !!!

Anônimo disse...

concursado idiota das 17:43

Pelo jeito, considerando o que você está afirmando uma merda mesmo está essa prefeitura que está ai em Angra dos Reis, e muito pior com muitas lombrigas chamadas concursados que tem medo de denunciar o que está errado, preferem conviver com o crime. Que merda hein!

Anônimo disse...

Anônimo idiota dàs 17:42

Você é bem idiota, mas pelo menos não é cego. É isso mesmo, a prefeitura tá uma merda, e pior, com sugadores comissionados defendendo essa merda. Só que os crimes de verdade são cometidos à portas fechadas, só lemos nos BOs, e quando sai no BO.
Convivemos com favorecimentos,a incompetência tbm potencializa a corrupção, existe uma guerra psicológica, tem a "panelinha" que defende, os puxa-sacos como você, não é tão simples. Também pode envolver outros inocentes e acabar os prejudicando.
Você que é um malandro, limpa a boca pra falar de um concursado, e estuda bastante pra, se for capaz, prestar um concurso público.

Anônimo disse...

Por isso que este município não vai pra frente. É mentira ou desconhecimento deste servidor? As avaliações são feitas pela chefia e assinadas pelo servidor. Se o servidor não concordar ele vai até o RH e pede reavaliação que será feita por uma equipe. Na avaliação nada mais é pedido que a postura e assiduidade do servidor. As denúncias que ele deve fazer são em outros órgãos competentes. Inclusive anônimamente se preferir. A outra avaliação é on line e se houver uma discrepância entre a nota do avaliado e a auto avaliação, vira um processo sindicância. Nunca vi ninguém ser punido por avaliação a não ser que o servidor seja muito ruim mesmo. Mesmo assim, normalmente as chefias não procuram prejudicar ninguém. Isto é até uma questão que poderia acontecer e expulsar a banda podre dos estatutários mas, infelizmente os CCs muitas vezes se sentem na obrigação de agradar para não ter problemas.

Anônimo disse...

Entendo que o CCs não devem ficar criticando o concursado que é pressionado. Que por sua vez não deve criticar o CC e sim o Prefeito.
Concordo também que quem alimenta esses desmandos dos CCs é o próprio prefeito. Fora Tuca!

Anônimo disse...

esse anônimo das 07:13 está de brincadeira... questionar a avaliação?? Feita pelo chefe, indicado de vereador ou outro poderoso?
só se for algo em relação a horário, onde a folha de ponto(que não é entregue, mas pode ser tentado no RH) serve de prova. Todo e qualquer outro quesito é subjetivo, ou seja, depende do humor do chefinho....
Se informe anônimo, antes de comentar

Anônimo disse...

Gostaria de falar sobre outro assunto e se alguém puder me responder já de ante-mão agradeço.Moro na Japuíba na rua Mangaratiba e todos os dias o caminhão que recolhe o lixo(locanty)espreme o lixo em frente ao meu portão e a consequência disso todos podem imaginar,pois o cheiro invade minha casa.è realmente muito desagradável.Já me disseram uma vez que isso é proibido por lei mas não sei se é verdade,o que acontece,é que não consigo aturar mais essa condição.o que posso fazer para resolver este problema?De quem é a responsabilidade? Prefeitura?Empresa?Ambas?se alguém puder me ajudar! Obrigado.