"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

terça-feira, março 29

Os angrenses num acidente nuclear

Portogente
Caroline Aguiar

"As indicações internacionais são para evacuar um raio de 15 quilômetros em volta da usina que tenha problemas. Aquilino Senra, professor de energia nuclear da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), acredita que esse número deve ser reavaliado. “Depois do que aconteceu no Japão, essa distância de segurança deve ser discutida. A situação mostrou que 15 km pode ser pouco”, afirmou."

Leiam a matéria completa:

Agora clique no mapa e veja onde são os 15 Km:

Usinas de Angra - área de evacuação

Na mesma reportagem:

"Para o presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro, as soluções para um plano de evacuação de emergência incluiriam a construção de atracadouros para viabilizar a saída pelo mar e de quadras esportivas que pudessem ser utilizadas como heliporto."

Com todo o respeito ao ilustre presidente da Eletronuclear, das duas uma: ou ele não conhece Angra ou está de sacanagem com os angrenses.

Como ele vai evacuar toda essa população na área delimitada aí no mapa pelo mar ou pelo ar? Ou será que a evacuação está programada apenas para os moradores da Praia Vermelha, o pessoal da usina, e os magnatas do Frade? E quanto às quadras-heliponto, senhor presidente Othon Luiz Pinheiro, serão todas construídas perto da casa dos políticos? Quantos transatlânticos ficarão apoitados eternamente garantindo a segurança em caso de acidente? E os 10.000 helicópteros serão de 2 ou 3 lugares?

Não temos nada contra a energia nuclear. Por força do destino somos levados a pensar nela como a energia do futuro, desde que usada com o devido juízo, senão nem haverá futuro. Pelo menos até alguém nos convencer do contrário, será assim.

Mas acidentes acontecem ... pode um outro Bendegó resolver cair por lá, ao invés de no sertão baiano ... ou nossa enorme e tranquila placa tectônica entrar na menopausa e dividir-se ao meio, de norte a sul, mais ou menos a 250 léguas a oeste de Cabo Verde, por exemplo ... ou um terrorista pode planejar e atirar um avião cheio de políticos bem em cima de Angra 1, a piorzinha, que nem fizeram nas torres gêmeas... Acidente é imprevisível, ou nem seria acidente.

É exatamente porque os acidentes acontecem que a usina só deveria operar quando as condições de evacuação da população fossem absolutamente garantidas. Se a estrada Rio Santos, mesmo depois de duplicada e retificada, puder vir a bloquear, então a usina para. Isso seria num país de gente séria, claro.

Por aqui teremos que aguentar essas molecagens de dizerem que o novo plano é evacuar os moradores via traineiras e helicópteros. E como seria num vento leste em direção a Paraty? E num SW subindo a serra?

Energia nuclear é importante, o Brasil precisa continuar à frente nessa área, foi por isso que a decisão foi pela usina Alemã, que não era a melhor opção mas era a única que vinha junto com a transferência da tecnologia do combustível e outras (e o Brasil já está desesperado importando etanol até dos EUA). E daqui a alguma décadas, quando nossos descendentes estiverem em algum cruzeiro espacial sentados ao lado de um vulcano, poderão estar estar conversando: -"Ainda bem que não pararam com a energia nuclear naquele século 21, senão nem estaríamos aqui...". Quem sabe?

Mas isso de cais de atracação e helipontos só pode ser gozação do Othon Luiz, não é mesmo meu nobre colega Othon? Agora fale sério, qual é o plano de verdade?

17 comentários:

Anônimo disse...

DE JOAO PANAYOTIS,OI TANGRA!
ACREDITO QUE EM UMA CITUAÇAO DE EMERGENCIA DEVERIA SER DE 70 KILOMETROS,E ASSIM TERIAMOS DE TIRAR DOTOS DE ANGRA15,PARATI31,VOLTA REDONDA60,ITAGUAI70,RESENDE61,BANANAL38,CUNHA52,QUELUZ60,CACHOEIRO PAULISTA SP 66SAO JOSE DO BARREIRO41,ARAPEI36,ITATIAIA57,PORTO REAL65,MANGARATIBA45PIRAI70,UBATUBA 75,AI VEM OUTRAS DISTANCIASJUIZ DE FORA MG 178 TAUBATÉ SP 110,CACHANBU 124,BARBACENA 206 SAO JOAO DEL REI 206 VARGINHA 188,LAVRAS 200 TRES CORAÇOES 164 ITAJUBA 118,EM SP SAO JOSE DOS CAMPOS 145,CARAGUATATUBA 118,MIGI DAS CRUZES 185,JACAREI 156 SAO BERNADO DO CAMPO 226,SAO PAULO 230 SANTOS 218,OSASCO 244 CAMPINAS 266,ONDE EU QUERO CHEGAR?QUE SE FIZER O CERTO QUE SERIA DE 70 KILIMETROS QUAL SERIA A CONTA A SE RETIRAR OS MORADORES DESTAS CIDADES?ONDE OS ELES OU NÓS SERIAMOS COLOCADOS,ONDE IRIAMOS AO BANHEIRO,O QUE IRIAMOS COMER,O QUE FARIAMOS DAS NOSSAS VIDAS?POR ISTO DEFENDO ENERGIA ELETRICA GRATIS PARA TODA A POPULAÇÃO DE ANGRA E EM PRIMEIRO LUGAR OS MAIS CARENES DEVERIAM TEM GRATUIDADE PELA ELETRO NUCLEAR SO INVÉZ DE DAR DINHEIRO PARA A PREFEITURA GASTAR NAO SEI COMO NEM ONDE!

Anônimo disse...

ELETRO NUCLEAR OFERECE 150.444.000,00 MILHOES PARA A PREFEITURA DE ANGRA COMO FORMA DE COMPENSAÇÃO AMBIENTAL.
TANGRA POR FAVOR FAÇA UMA ENQUETE EM SEU BLOG PARA SABER DOS NOSSOS MORADORES O QUE ELES PREFEREM?ENERGIA ELETRICA GRATIS OU ESTE VALOR MILIONARIO PARA A PREFEITURA?
GASTAR SABE LAONDE????????
ASS JOAO PANAYOTIS

Anônimo disse...

a responsabilidade de evacuação da população num raio acima de 5 km é da defesa civil, que recebe rios de dinheiro das usinas...

Anônimo disse...

Primeiro teria que parar com expansão habitacional nesta área principalmente ao redor de 10 km, o que acho improvável, pois o povo e as autoridades municipais preferem viver no risco, segundo construir uma ferrovia para transporte de passageiros o parque Manbucaba para Paraty e do Frade para Angra. Eu também acreditava nos item de segurança da usina, mas o sistema de refrigeração e o calcanhar de Aquiles o que devemos fazer e cobrar que manutenção e testes nestes sistemas sejam intensificados e que se criem alternativas em caso de falhas?

Anônimo disse...

situçaõ com C , quilômetro com K etá Angra...aqui td pode piorar, rsrs

Anônimo disse...

Problema menor pois na semana que passou deixou a humanidade feliz que nem pinto no lixo, atingmos o ápice pois descobrimos que:

A radioatividade espalhada pelo vazamento das usinas nuclear do Japão não causa nenhum mal mesmo com 1800 vez mais ao minimo da margem de segurança. Não causa mal nem aos humanos, peixes a nada esta tudo normal. A unica radioatividade nociva foi a provacada pelo acidente de Chernobyl. A do Japão tem estrutura R$ p/ não causar danos.

E tambem segundo dona Hillary Pinto (Clinton) as bombas lançada na LIBIA são de uma tecnologia fora do comum ela não mata o ser Humana ela so destroi alvo que possui aço, elimina cirurgicamente os alvos militares no ser humano ela é inerte. E os corpos que vão aparecer nas futuras imagem foram montagem feita pelo Sanguinario do Kadafi que até agora era parceiro dos EUA, financiou a campanha do corno do Sarkozy e amigo intimo do pedofilo do Berlusconi. O que podemos esperar de mais avançado ?
Sds.
Idevaldo

Anônimo disse...

Pelo amor de Deus, TAngra! Tem criança se alfabetizando lendo o blog de vocês. Façam uma correção no texto do Panayotis.

josué manoel de oliveira disse...

Realmente este plano de evacuação é uma piada.O T.A tem razão,acidente é imprevisível!. Aliás estas porcarias de sirenes aqui do FRADE vire e mexe estas bostas disparam e os moradores nem ligam, já acordei de madrugada com ruídos desta geringonça aqui do morro da constância, moro a uns 50 mts deste troço, esta droga só serve para atrair raios e queimar aparelhos eletrônicos.

TAngra disse...

Prezado Josué,

Esse caso dos raios queimarem aparelhos eletrônicos pode ser por falta de equipamento de proteção contra raios nas sirenes nos lugares mais altos. Pode ser também por falhas na instalação desses equipamentos de proteção.

Isso pode se tornar perigoso se alguém estiver por perto e um raio cair.

Vocês devem entrar em contato com os responsáveis pelas sirenes e avisar o que está acontecendo.

O Vereador Cordeiro entende dessas coisas, entrem em contato com o Blog dele e comentem.

Abraços,

TAngra.

Anônimo disse...

pqp!!! Não basta o bosta desse João Panaiotis achar que entende de alguma coisa em véspera de eleiçao tentando de cacifar para se vender na próxima esquina, como fez em 2004 algora tem vc, TA, dizendo que Cordeiro entende de alguma coisa. Cordeiro era um morte de fome que conseguiu uma boquinha na Eletronuclear e ganhou um título de puxa-saco nuclear. Nada mais! O resto e balela.

JOAO PANAYOTIS disse...

O ÍNDIO OU O MAIOR EXECUTIVO DO MUNDO?
PREZADO TANGRA E PREZADO ANÔNIMO,
PEÇO DESCULPA POR ESTES ERROS E OUTROS QUE POSSAM TER OCORRIDO. ACABO DE RECEBER UMA LIGAÇÃO TELEFÔNICA DO FUNCIONÁRIO QUE O CONSIDERO MUITO E TENHO MUITO RESPEITO PELOS ANOS QUE ELE TRABALHA COMIGO E MINHA FAMÍLIA, ESTE ME LIGOU PEDINDO DESCULPAS E ENVERGONHADO PELOS ERROS COMETIDOS E MUITO TRISTE ME PEDIU GENTILMENTE DESCULPA, ONDE NÃO VEJO NADA PARA DESCULPÁ-LO. ALÉM DELE TRABALHAR NO TURNO DA NOITE, CONSIDERO UM FAVOR A MIM ELE PODER EXECUTAR CERTAS TAREFAS QUE NA FALTA DE TEMPO NÃO CONSIGO FAZER TUDO SOZINHO. COM A AUTORIZAÇÃO DELE, QUE O MESMO VAI LER AQUI, COMUNICO INFELIZMENTE QUE ELE ESTUDOU NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ANGRA, NÃO SABER COLOCAR C OU S , OU K OU Q, NÃO SIGNIFICA QUE A PESSOA É BURRA OU INCOMPETENTE, OU MESMO MAU CARÁTER, EU, JOÃO PANAYOTIS, AINDA DIGO QUE O HOMEM MAIS RICO DO MUNDO, BILL, PARA OS MAIS ÍNTIMOS, COMO ELE GOSTA DE SER CHAMADO, DISSE UMA VEZ, VOCÊ PODE PEGAR O EXECUTIVO MAIS IMPORTANTE DO MUNDO E DEPARAR ESTE COM UM ÍNDIO DA SELVA AMAZÔNICA, POR EXEMPLO, QUE NUNCA VIU UM CARA PÁLIDA.O ÍNDIO COMPARADO COM O INTELECTUAL EXECUTIVO PODE PARECER BURRO, MAS SOLTA O INTELECTUAL EXECUTIVO NA SELVA PARA VÊ SE ELE NÃO VAI MORRER DE FOME OU ENVENENADO, OU DE PICADA DE COBRA NUM CURTO PRAZO DE TEMPO. AÍ EU, JOAO PANAYOTIS, PERGUNTO?QUEM É O MAIS BURRO? O ÍNDIO OU O EXECUTIVO? PARA MIM O EXECUTIVO TEM A SUA INTELIGÊNCIA E O ÍNDIO TEM A SUA, CADA UM COM A SUA EXPERIÊNCIA, MAS GOSTARIA DE DEIXAR AQUI BEM REGISTRADO, EXISTEM DOIS TIPOS DE IGNORÂNCIA PARA MIM, AQUELA QUE POR FALTA DE OPORTUNIDADE NÃO SE TEVE OUTRO CAMINHO, NEM A SORTE AO SEU LADO. A OUTRA SERIA OS IGNORANTES DE MÁ FÉ, MAU CARÁTER, ONDE HOJE A CIÊNCIA OS DEFINE GENETICAMENTE, QUE VEM DE PAI PARA FILHO, COMO DIZEM OS ANTIGOS SÁBIOS DITADOS, FILHO DE PEIXE, PEIXINHO É.
[SÓ EU TENHO A MINHA SENHA].
BEIJOS NO CORAÇÃO DOS AMIGOS E UM MAIOR NO CORAÇÃO DOS INIMIGOS.
AH, JÁ IA ME ESQUECENDO, ENTENDI A CONOTAÇÃO E FIQUEI LISONJEADO. MUITO OBRIGADO.

Anônimo disse...

TAngra disse...
Prezado Anônimo das 11:36,

Para escrever no teclado tem que ser real, pode crer.

Também se deve considerar que num comentário de Blog, Twitter, celular e outras "modernidades", nem sempre se cuida devidamente das letras, imagine da gramática...

E menos mal que sejam os funcionários, bem pior são os escritos de engenheiros, advogados e jornalista que ocupam Cargos Comissionados e ganham muitas vezes mais que os servidores, concorda?

Mas valeu sua observação.

Abraços,

TAngra.

25 de março de 2011 13:29

Anônimo disse...
Os homens que mandam neste país não escrevem bem e nem precisam disso para administrarem, vide o ex presidente, que sequer falava bem, mas dava o recado. Escrever bem é coisa de intelectual que na maioria das vezes são péssimos administradores e vivem quebrados.

25 de março de 2011 15:25
COPIEI E COLEI!SENHORES DO TA GRATO
ASS: JOAO PANAYOTIS

Anônimo disse...

Sr. Panayotes, lendo os comentários, tanto o 1° (29 de março de 2011 03:26) quanto o último (30 de março de 2011 01:20) qualquer intelectual ou analfabeto consegue afirmar que foram escritos pela mesma pessoa.
Então não tente se justificar ou transferir para terceiros sua completa ignorância.
Ser prefeito em Angra virou brincadeira de quem tem muito dinheiro e que usar o cargo como se estivesse jogando "SimCity".
Sr. apesar de um bando de babacas, não somo virtuais.

Anônimo disse...

BOM DIA,SR ANONIMO QUE SE DENOMINA BABACA!
FORAM SUAS AS PALAVRAS ESCRITAS AQUI!
SEI QUEM É O DR.!

Anônimo disse...

OUTRA COISA SR.SABE TUDO
1-MEU NOME É PANAYOTIS E NÃO PANAYOTES
2-dinheiro e[ que ]usar o cargo
AMIGO PRIMEIRO VAI APRENDER A LER E ESVREVER
OUTRA COISA,LEIA MELHOR TUDO!
DR. ANALFAFETO
RSRSRS

Anônimo disse...

Essa é boa, erro de português virou erro de digitação, rsrs. Já perecebi (isso é erro de digitação), que são todos amiguinhos, rsrs.

Anônimo disse...

NÃO SOMO VIRTUAL,E SE SOMAR QUANTO VAI DAR?
RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRS