"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sexta-feira, março 18

Licitações - cadê os editais?

Um dos princípios que deve nortear as licitações públicas é o princípio da publicidade, garantindo-se aos cidadãos o acesso à toda documentação referente à licitação.

Outro princípio é o da impessoalidade, para evitar a preferência por alguma empresa especificamente, o que prejudicaria a lisura do processo licitatório e, como conseqüência, causaria a decretação da sua nulidade.

Essa preferência por uma determinada empresa normalmente fica nas entrelinhas do edital, escondido sob critérios subjetivos ou anti-isonômicos, seja no capítulo de habilitação dos concorrentes seja na descrição dos produtos e/ou serviços. Isso pode ocorrer por inexperiência do licitante ou, na maioria das vezes, por malandragem e safadeza.

Nós temos sérias suspeitas de que a licitação de ontem, em que venceu a 7 Lan, foi uma licitação dirigida, mas isso só seria possível confirmar se tivéssemos o edital na mão. Acontece que o que foi possível ouvir dos critérios de habilitação nos deixaram na dúvida.

Muitos também estão alegando que o valor contratado, R$ 156.500, deveria estar em torno de 30 mil, mas como avaliar se os cidadãos não têm acesso aos editais? É por isso que o edital, na íntegra, tem que ficar disponível a toda população, caso contrário essa propalada transparência não passará de um egôdo a fim de iludir meia dúzia de imbecis, não acham?

Fiquei mais surpreso ainda ao receber o Release, ontem, com o resultado da licitação, onde constava:
"O edital de licitação para a aquisição destes serviços foi tornado público em jornal de circulação estadual e publicado na íntegra (com opção de download) no site da Câmara Municipal. Três empresas retiraram o documento e apenas uma compareceu e fez lances."

No site da Câmara Municipal eu não encontrei a tal opção de download e muito menos o edital na íntegra. Antes de qualquer coisa nós entramos em contato por E-mail com a Secretaria de Comunicação da CMAR:

---------------------------
de : Transparência Angra
para: Secretaria de Comunicação da CMAR
data: 17 de março de 2011 19:35
assunto: Re: RELEASE: CÂMARA MUNICIPAL DE ANGRA REALIZA LICITAÇÕES AO VIV
O

Prezado Secretário,
Não encontrei no site da CMAR a forma de fazer o download na íntegra dos editais das licitações.
Seria alguma falha nossa?
Aguardo sua resposta.
Atenciosamente,
---------------------------


Como até agora não recebemos resposta, pergunto: algum dos leitores poderia nos explicar como fazer esse download dos editais ou dizer onde eles ficam no site da Câmara?

E se os editais não estavam lá no site, ao contrário do que tem sido divulgado na imprensa e do que tem cantado aos ventos o novo presidente, então vamos começar a pensar que essa transparência toda, isso de licitação ao vivo, não passa de uma tentativa de enganar a população.

E agora José? Com a palavra os editais...

3 comentários:

Anônimo disse...

Há um aviso de licitação no site da CMAR para 1° de abril (não é mentira) que igualmente não dá opção de download do Edital. Pior, dá como endereço para informações na Praça Nilo Peçanha s/n°, quando na verdade o sertor de licitações fica em outro prédio.

Anônimo disse...

MP,MP,MP,MP,MP,MP,MP.... POR FAVOR ACODE NÓIS.

Anônimo disse...

KD. O PREFEITO,KD. O VR. JOSE ANTONIO,KD A VILMA OS MOTOQUEIROS DO MOTOTAXI ESTÃO FFF...OS LIDERES DO GRUPO ESTÃO AMEAÇANDO OS MOTOTAXI QUE NAO PAGAREM O VALOR QUE ELES EMPUSERAM DE 130 REAIS PARA O BOLSO DELES VÃO CORTA UM POR UM .JESUS E SEU BANDO ESTÃO AMEASANDO OS TRABALHADORES,EM PAGAREM PARA NÃO SEREM CORTADOS DO GRUPO.JA MONTARAM UMA SEDE AO LADO DO POSTO TEXACO COM O DINHERO QUE O ESSIOMAR MANDOU. AUTORIDADES DO MUNICIPIO O MOTOTAXI NÃO ESTA PROIBIDO NO MUNICIPIO,ENTÃO PORQUE OS DOIS IRMÃOS ESTÃO ESTORQUINDO DINHEIRO DA RAPASIADA.KD A FISCALISAÇÃO!!!