"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

domingo, março 20

Matas Ciliares

As matas ciliares ficam nas margens dos rios e os protegem da mesma forma como as pestanas (ou cílios) protegem nossos olhos.

Sem a mata nas margens o rio desbarranca com as chuvas, terra e pedras caem no leito e a vegetação das margens e do fundo acaba. O rio vai ficando raso. Mais raso e sem vegetação a água aquece e o oxigênio diminui, acaba o alimento para os peixes e tudo morre, inclusive o próprio rio.

Por tudo isso essas matas são consideradas áreas de preservação permanente e o Código Florestal determina a proteção de:
  • 30m em cada margem nos rios com até 10 m de largura;
  • 50m nos rios até 50m de largura;
  • 100m nos rios até 200m de largura;
  • 200m nos rios com até 600m de largura;
  • 500m nos rios com largura superior a 600 m;
  • raio de 50 m ao redor das nascentes.

Mas os políticos derrubam a mata ciliar para construir estradas, pois assim é mais fácil e barato, dá até para os empreiteiros amigos da família executarem as obras (e sobra mais dindin, pois o preço é o mesmo).

Quando as margens começam a desmoronar - como era de se esperar - esses mesmos políticos vão pra beira do rio reclamar das chuvas e pedir a construção de mais estradas na margem, como fizeram os vereadores Cordeiro e Parente nessas fotos:



Na verdade eles deveriam estar gritando não pela recuperação dessa buraqueira, um crime ambiental, mas sim pela mudança da estrada para longe da margem e por um programa de recuperação das matas ciliares.

Aqui em Angra temos uma Secretaria do Meio Ambiente, temos escritórios do INEA e do IBAMA e do etc, temos Promotoria de Tutela Coletiva, temos Câmara de Vereadores, temos 170 mil habitantes, dizem que temos até prefeito, mas mesmo assim conseguem licença para derrubar a mata ciliar e construir estradas que certamente serão destruídas nas chuvas e matarão o rio, causando enchentes mais dia menos dia.

Essas coisas só deixarão de acontecer no dia em que o político que indicar estradas como essas aí da foto entrar em cana ou pagar uma multa inesquecível. Ele mais o político que assinou, junto com a construtora que desmatou e construiu, mais o técnico do órgão de licenciamento ambiental que aprovou, e até o Promotor que fingiu que não viu. Mas nenhum desses jamais será punido e, ao contrário, todos eles lucrarão com tudo isso. Só a população será penalizada, quando a enchente chegar. Os verdadeiros responsáveis ficarão mais ricos com as eternas reconstruções. "Isso é jogo?".

12 comentários:

Anônimo disse...

estou assistindo arecor neste momento 20:55 investigação sobre prefeito corrupto usando carro oficial como particularaté para crimes/a se o reporter descobre angra eim.

Anônimo disse...

mulheres de famoso político do frade brigão por terra que o mesmo; comprou na ilha grande, sera que a verdadeira esposa tem direito??

Anônimo disse...

cade a secretaria de meio ambiente da prefeitura ?????? é só faxada!!!!! nada funsiona nela e o prefeito comprovou isso por telefone num trote lembram ??????

irineu do abel disse...

Uma bomba ,acbei de conversar com meu irmão que trabalha no hotel porto Bali que fica ao lado do Piratas e quem é o novo morador de lá com DOIS apartamento que valem .1.200.000,00(um MILHÃO e DUZENTOS MIL REAIS)o secretário de meio ambiente MARCO AURÉLIO VAEGAS e também comprou outro na praia grande por 300.000.00.A CORRUPÇÃO em ANGRA está fora do controle. Esse dinheiro vem do Desprefeito tuca que pediu para o mesmo dar a vaga de Vereador para o Aleijado haja visto que ele abriria o bico e seria preso;pois:não teria fôro Privilegiado.Vamos para a rua quebrar tudo e Exigir a Renúncia destes |Bandidos ou Vamos (Tangra)denunciar para o Repórter Maecelo Resesnde da rede Record para fazer uma investigação.6.33 para os servidores aguentem seus imbecis.

Anônimo disse...

Tudo que está postado pelo TA é realmente verdadeiro. Políticos safados que construíram estrada para o sertão à beira do rio Mambucaba. Hoje pagamos o preço! Mas, por favor, TA, vamos dar os nomes dos responsáveis que fizeram isso. Inclusive dos proprietários que tem sítios no sertão,e incentivaram a quase urbanização daquele lindo lugar, a maioria ligados ao PT. Verifiquem a que partido pertence um tal de "Neném Bolinha", que trabalhou na RA de Mambucaba e tem uma quase uma fazenda lá, verifiquem também quem é o Wanderlei, presidente da Associaçao de Moradores do Sertão e aqueles que malham a Prefeitura junto com ele. O que estamos vivendo agora, são os resultados das "cagadas" de governos que permaneceram no poder e deixaram estas coisas acontecerem e agora dão uma de João sem braço . A invasão do Residencial Paraíso aconteceu no governo de quem? Se o Sr. Castilho tivesse tomado as providências cabíveis, hoje não estaríamos vivendo este stress, pois só não vê quem não quer, aquele lugar é um buraco, muito abaixo do nível do mar, e agora? O Prefeito atual tenta amenizar a situação, mas sanar o problema, só Deus!
Por isso, antes de falarem sem responsabilidade sobre pessoas responsáveis, procurem observar a origem ou a causa raiz destes problemas, voces ficarão surpresos...Não venham com essa de que brasileiro te memória curta, moro em Mambucba há mais de vinte anos e tá tudo "registrado".

Anônimo disse...

CONCORDO,MAS VOCE A DE CONVIR,SE FEZ ERRADO,O JORDAO FICOU 8 ANOS ERRANDO,O TUCA MAIS 4 ANOS E A CAGADA CONTINUA,SE COLOCAR TODOS NUM SACO O UNICO DISPERDICIO SERA O SACO.BOA NOITE,

Anônimo disse...

Vovoces ttao por fofora. Se cheggar nna SMA com um proproproblema ambiambienttal vvao te aaajuddar. Basta lellevar os docudocudocumentos e eles te encacaminhamm pro marinho. Gegente boboa!
Ele resososolve tuditudinho.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 20:33: O que voce faria se estivesse no lugar deles:
1. Desapropiaria um bairro inteiro, fruto de invasão? Se fizesse, poderia ser indiciado pelo MP, pois ninguém tem qualquer documeto.
2. Derrubaria casas com famílias, (crianças e idosos) e os colocaria na rua da amargura? Se fizesse seria engolido pelos líderes dos Direitos Humanos e outras ONG's.
Portanto, meu amigo, a hora (diz a Lei) teria que ser imediatamente após a invasão, quando as pessoas ainda não tinham se estabelecido. Era botar todo mundo prá correr.
O que o Fernando Jordão fêz em seus 8 anos e o Tuca está tentando fazer nos seus 2, é diminuir um pouco os efeitos desta e de outras cagadas dos petistas coniventes com estes movimentos de "sem terras e sem tetos", que agora estão fedendo e fedendo muito! Aliás, muitos desses pobres invasores, talvez tenham mais imóveis do que voce e eu. São espertos. Dê uma procurada no Parque Mambucaba e voce vai achar vários deles que andam de chinelo de dedo, mas são donos de muitos imóveis, tudo invadido. Boa noite.

Anônimo disse...

Com todo respeito a este Blog que vem falando com propriedade das coisas que estão acontecendo na prefeitura e seus orgãos competentes, mais eu acho que antes de dar nomes aos bois veja o passado destas pessoas ou vereadores, esse comentário feito ao Vereador Parente em relação a construção de estradas as margens do referido Rio "Mambucaba" o Vereador Parente e um dos grandes defensores e um dos que mas atua na preservação de nossos Rios e Matas Ciliares, desde tempos e que o então sr Manoel Cruz Parente vem pedindo aos orgãos competentes para tomar uma postura para que acontecimentos como esses não venham afetar os moradores deste Bairro que esta em crecimento mas precisa ser olhado com mais carinho e sabendo que o progresso tem que existir mas com conciência.
Antes do sr Vereador Parente ser eleito este abuso com o meio ambiente ja acontecia, e isso a anos. Então eu lhe digo não seria melhor os PT"S da vida que tinha o poder e não fez nada por este Municipio e até mesmo atual Governo era de colocar fiscais para que não se permitisse as construções indevidas e principalmente em areas de preservação Ambiental ou será que é mas vantagem deixar crecer esses verdadeiros "CURRAIS ELEITORAIS" e infelismente o povo e que paga. So espero que um dia este mesmo povo aprenda a votar

Anônimo disse...

Larga de ser imbecil, aliás, em respito ao Tangra, desconhecedor da verdade, o das 21:56.

O Fernado Jordão foi o maior finaciador de invasões nos Morros da lambicada, Moreno, Caetés, Monte 68 e Caixa D'água (cantagalo) com seus Kits invasão.

Deu também diversos papéis que não servem para porra nenhuma dizendo que autorizava o povo daqui da lambicada a usar área.

O Tuca é um idiota, não sabe governar, tem um monte de CCs dos mais altos aos mais ralés, ganhando tubos de dinheiro e participando de mil esquemas de corrupção que o MP e a justiça de modo geral só não veem porque o dinheiro nesta cidade amaldiçoada rola solto.

Defenda a vaca que te pos no mundo seu otário!

Agora esses otários desses funcionários públicos medíocres vão ralar, pois o prefeitinho cagou pra decisão deles de não aceitar os míseros 6,36%.

O idiota tem que aumentar o salário para 23 mil. Vocês que pastem!

Anônimo disse...

anonimo 20.33, VAI AQUI UMA SUGESTAO O PREFEITO, CONSTROI CASAS E RETIRA AS FAMILIAS DAS PARTES ALAGADAS,PARA NAO ENTRAR OUTRA FAMILIA, A PREF.DERRUBA AS CASAS E NO LOCAL CONSTROI PRAÇAS, QUADRA DE ESPORTES,OS LOCAIS ALAGAM RAPIDO MAS TAMBEM A AQUA SOME RAPITO. SE PROCURAR COM CERTEZA TEM MUITOS ALAGADOS DONO DE CASAS NO PEREQUE, TODAS ALUGADAS,TEM PESSOAS QUE SO VIVE DISSO.BOM DIA

Anônimo disse...

ANONIMO DAS 22.12. O VEREADOR PARENTE DEFENDE TANTO O RIO QUE RETIROU AS PEDRAS DO RIO E FEZ O MURO DA SUA CASA,E PROIBIDO POR LEI.ELE PARA ENCOBRIR A CHAPISCOU O MURO.VEREADOR PARENTE SO DEFENDE SEUS INTERESSES, E SEUS AMIGOS APOSENTADOS QUE RECEBEM SALARIOS ALTOS, COMO ASSESSORES.