"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

domingo, março 20

Por favor Dra. Juíza...

... não permita que continuem com essa safadeza contra a sua decisão, contra todo o trabalho da Dra. Ana Carolina e contra todos os angrenses de bem.

Em janeiro de 2009, início do mandato, esses 12 vereadores se reuniram em sessão extraordinária e decidiram que a partir desta legislatura a Câmara de Angra dos Reis teria 112 cargos comissionados de livre nomeação. Decidiram também que a verba de cada gabinete agora seria de R$ 43.800, para que pudessem nomear sem concurso 420 "rachids" e mais maridos e esposas, filhos e filhas, noras e genros, tios e tias, amantes e amados, criminosos e pastores, cabos eleitorais e até assessores parlamentares. Duas Resoluções, a 001/2009 e a 002/2009 e 12 penadas.

Mudaram a verba de gabinete na legislatura em curso, mas todo mundo acabou deixando prá lá, ficou o malfeito pelo feito.

Já havia o processo contra o nepotismo na Prefeitura e na Câmara, mas a Senhora bem sabe a dificuldade que foi até conseguir se livrar da parentada desses vereadores. Lembra quanto tempo levou até acharem o Jovaci, marido da Vilma? E mais aquela cunhada do José Antônio, que teve que ser exonerada por ordem judicial sua? E não duvido nada que ainda não tenha algum parentinho por lá escondido numa gaveta perdida.

Foi quando a Dra. Ana Carolina, Promotora de Angra na época, mais um cidadão mortal comum, entraram com duas ações contra os CCs da Câmara e contra essa pouca vergonha de 420 assessores parlamentares. A Senhora bem sabe, porque é a magistrada nos dois casos.

No início de 2010 a Senhora decidiu pôr fim aos 150 cargos comissionados, mandou exonerar uma boa parte e marcou-se o concurso público para outubro de 2010. Houve o "probleminha" da prisão da presidenta Vilma dos Santos e este foi o pretexto para que o concurso público não fosse realizado.

Na mesma época a Senhora também determinou a exoneração preliminar de parte dos 420 assessores parlamentares. O aspirante a presidente José Antônio conseguiu derrubar sua decisão e voltou todo mundo feliz da vida. Hoje, até a esposa dele, mais a tal cunhada, e dizem que até o cachorro e o gato que brincam com as crianças conseguiram uma boquinha na Câmara. Todo mundo participando do "rachid" para a campanha dele, a Senhora compreende?

Acho que foi por isso que a Dra. Ana Carolina pediu transferência para o MP de Volta Redonda em 31 de outubro: desgosto e decepção com os políticos angrenses. E foi quando assumiu seu lugar o Dr. Sidney.

Eu apostaria que o José Antônio, o muito esperto, o pior de todos, percebeu que poderia aproveitar-se do desconhecimento do novo Promotor quanto à "sua pessoa" passada, presente e futura e foi nessa hora que fizeram aquele maldito TAC para um novo concurso sine die.

Convenhamos, Dra. Juíza e Dr. Promotor, não tem menor cabimento o que está acontecendo.

Primeiro que em abril de 2010 não foi a vereadora Vilma quem ficou obrigada a realizar o concurso. Foi a Casa Legislativa, representada pela presidente, pelo vice, pelos outros membros da mesa diretora e por todos os vereadores. A vilma foi presa às vésperas da data limite para o concurso ser realizado. Como é então que já não estava tudo preparado?

Não há explicação razoável para que não tenham realizado o concurso público só por um dos vereadores estar na cadeia. Vereador na cadeia é tão comum hoje em dia e Vilma é semianalfabeta, não faria a menor falta se a CMAR estivesse de verdade pensando em cumprir a decisão judicial. É ou não é Doutoras e Doutores?

Mas vá lá, releve-se o fato de que o TAC foi feito pelo José Antônio, e o Zé já conseguiu passar a conversa fiada até na serpente da Eva e Adão (negociou uma maçã bichada com a pobre coitada). Passou a conversa até na OAB, que não cassou sua carteirinha naquele caso em que ele pediu ao cliente uma "graninha para um Juiz" e quase foi em cana, cumpriu pena alternativa. Ele engana quem ele quiser, é seu esporte preferido, e podem confiar no que digo, já encontrei outros iguais.

Agora, cá entre nós, é necessário um prazo de 6 meses para preparar um concurso público dessa natureza? 6 meses de preparação de um concurso para o quadro interno de câmara municipal, num país que tem 6000 municípios? E em Angra dos Reis, fundada em 1502? Pelamordedeus, Senhoras e Senhores...

Vá lá, novamente, mas o Zé se comprometeu a realizar o concurso em abril e agora surge essa novidade de concurso em agosto? E que vão contratar um estudo? Estudo do quê? Basta escolher uma estrutura adminstrativa de Câmara na Internet, se não quiserem pensar um pouco. Isso deve ser "estudo carta marcada" para "contribuição de campanha", não caiam nessa...

Está muito evidente que ficarão enrolando por muito tempo antes de acabar aquele cabide com 600 empregos de livre nomeação para 12 vereadores. Pelo menos até conseguirem verba suficiente para a próxima campanha eleitoral, haja vista todos saberem que muitos dos que ocupam esse cabide está ali apenas para dividir seu salário com o vereador que o nomeia, além de a mairoria não passar de cabo eleitoral pago com dinheiro público.

E as decisões que já foram tomada pela Dra. Andréa Mauro continuam sendo, no sentido prático, curto e grosso: solenemente ignoradas pelos vereadores. A farra por lá continua exatamente como em 1º de janeiro de 2009. Agora esse empreguismo na CMAR, além da não obediência às decisões judiciais, virou notícia de jornal "independente" (±).

No ponto em que se chegou - 2 anos e meio e continua o mesmo cabide de empregos e nepotismo - isso deveria merecer um tratamento especial da Juíza Andréa Mauro e do Promotor Sidney Rosa (que deveria ficar muito atento à personalidade instável e serelepe do Vereador José Antônio pois, apesar da primeira impressão e da "simpatia", ele é muito perigoso ao bom andamento de qualquer coisa que queira progredir para o lado do bem).

É isso. Passa da hora de colocar-se um ponto final nessa perversidade legislativa com o dinheiro público. Bom trabalho e boa sorte.

TAngra.

PS. Se alguém souber o E-mail da Dra. ou do Dr. poderia fazer a gentileza de encaminhar a eles?

2 comentários:

Anônimo disse...

TAngra, o JA e seus comparsas vão tentar enrolar oo judiciário (o que não é difícil para ele) até o próximo ano.
Porque aqueles que estão nomeados contribuem para suas campanhas, fazem o caixa financeiro.

Anônimo disse...

Se fosse um aboix-assinado eu tava dentro, de corpo e alma! Cambada de fdp!