Outro princípio é o da impessoalidade, para evitar a preferência por alguma empresa especificamente, o que prejudicaria a lisura do processo licitatório e, como conseqüência, causaria a decretação da sua nulidade.
Essa preferência por uma determinada empresa normalmente fica nas entrelinhas do edital, escondido sob critérios subjetivos ou anti-isonômicos, seja no capítulo de habilitação dos concorrentes seja na descrição dos produtos e/ou serviços. Isso pode ocorrer por inexperiência do licitante ou, na maioria das vezes, por malandragem e safadeza.
Nós temos sérias suspeitas de que a licitação de ontem, em que venceu a 7 Lan, foi uma licitação dirigida, mas isso só seria possível confirmar se tivéssemos o edital na mão. Acontece que o que foi possível ouvir dos critérios de habilitação nos deixaram na dúvida.
Muitos também estão alegando que o valor contratado, R$ 156.500, deveria estar em torno de 30 mil, mas como avaliar se os cidadãos não têm acesso aos editais? É por isso que o edital, na íntegra, tem que ficar disponível a toda população, caso contrário essa propalada transparência não passará de um egôdo a fim de iludir meia dúzia de imbecis, não acham?
Fiquei mais surpreso ainda ao receber o Release, ontem, com o resultado da licitação, onde constava:
"O edital de licitação para a aquisição destes serviços foi tornado público em jornal de circulação estadual e publicado na íntegra (com opção de download) no site da Câmara Municipal. Três empresas retiraram o documento e apenas uma compareceu e fez lances."
---------------------------
de : Transparência Angrapara: Secretaria de Comunicação da CMAR
data: 17 de março de 2011 19:35
assunto: Re: RELEASE: CÂMARA MUNICIPAL DE ANGRA REALIZA LICITAÇÕES AO VIVO
Prezado Secretário,
Não encontrei no site da CMAR a forma de fazer o download na íntegra dos editais das licitações.
Seria alguma falha nossa?
Aguardo sua resposta.
Atenciosamente,
---------------------------
Como até agora não recebemos resposta, pergunto: algum dos leitores poderia nos explicar como fazer esse download dos editais ou dizer onde eles ficam no site da Câmara?
E se os editais não estavam lá no site, ao contrário do que tem sido divulgado na imprensa e do que tem cantado aos ventos o novo presidente, então vamos começar a pensar que essa transparência toda, isso de licitação ao vivo, não passa de uma tentativa de enganar a população.
E agora José? Com a palavra os editais...
3 comentários:
Há um aviso de licitação no site da CMAR para 1° de abril (não é mentira) que igualmente não dá opção de download do Edital. Pior, dá como endereço para informações na Praça Nilo Peçanha s/n°, quando na verdade o sertor de licitações fica em outro prédio.
MP,MP,MP,MP,MP,MP,MP.... POR FAVOR ACODE NÓIS.
KD. O PREFEITO,KD. O VR. JOSE ANTONIO,KD A VILMA OS MOTOQUEIROS DO MOTOTAXI ESTÃO FFF...OS LIDERES DO GRUPO ESTÃO AMEAÇANDO OS MOTOTAXI QUE NAO PAGAREM O VALOR QUE ELES EMPUSERAM DE 130 REAIS PARA O BOLSO DELES VÃO CORTA UM POR UM .JESUS E SEU BANDO ESTÃO AMEASANDO OS TRABALHADORES,EM PAGAREM PARA NÃO SEREM CORTADOS DO GRUPO.JA MONTARAM UMA SEDE AO LADO DO POSTO TEXACO COM O DINHERO QUE O ESSIOMAR MANDOU. AUTORIDADES DO MUNICIPIO O MOTOTAXI NÃO ESTA PROIBIDO NO MUNICIPIO,ENTÃO PORQUE OS DOIS IRMÃOS ESTÃO ESTORQUINDO DINHEIRO DA RAPASIADA.KD A FISCALISAÇÃO!!!
Postar um comentário