"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quarta-feira, maio 27

Acidente de Trabalho na Usina

O que de fato aconteceu na Usina não foi nenhum acidente nuclear, foi mais um acidente de trabalho numa área que lida com radioatividade, se é que se pode explicar assim.

Um técnico trabalhava na descontaminação de uma válvula e não seguiu os procedimentos padrão de segurança. Usou um esmeril na peça com as portas abertas e sem ligar o equipamento de exaustão. Dessa forma a radiação atingiu o ambiente ao lado, onde outros técnicos trabalhavam, mas os detectores de radiação dispararam os alarmes e o problema foi imediatamente controlado. Os técnicos e a área foram limpos e nenhuma radiação restou.

Todo o ambiente externo foi verificado e nada foi encontrado, não houve vazamento algum. Só para terem uma idéia, na Ilha Grande há áreas de areia monazítica (com parcelas de tório e urânio) onde há mais radiação do que foi medida na usina depois do incidente.

Conforme estabelecem as normas e procedimentos de operação, foram avisados imediatamente a Defesa Civil, Bombeiros, Prefeitura e todos os que fazem parte do protocolo. Estão registrados todos os nomes e horários em que foram feitos esses contatos.

O que aconteceu foi menos grave do que seria o corte do dedo de um ajudante de cozinha da usina, por exemplo.

Mas o problema é que aqueles que deveriam ter informado a população - antes que a notícia caísse na boca do povo e gerasse boatos - não tiveram a devida competência para isso. Desde ontem o caso está na TV e na Internet e os angrenses não sabiam de nada.

É aí que está o problema, não no incidente lá na usina. O risco reside na falta de uma equipe qualificada na prefeitura para lidar com esses casos. Mas sobre isso nós não vamos falar, vamos usar um comentário do Vidal na próxima postagem, que espelha bem de perto nossa opinião a respeito.

P.S. Houve até quem dissesse que não tocamos no assunto antes por que somos "petistas". Santa paciência!

Nenhum comentário: