"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quinta-feira, maio 14

Grêmio Estudantil "podis crê"

Anônimo em 14/Mai/2009 às 12:48 no post "Compra de Votos em Provetá":
"Hoje ouvi uma denúncia que conto com vocês para averiguação.

A Gestudar - grêmio estudantil, tem título de utilidade pública, é apadrinhado do vice Essiomar e recebe subvenção municipal. Acontece que os estudantes pagam pelo transporte, porém não há prestação de contas e a direção é revezada pelos membros da mesma família. Diz o denunciante que uma integrante já fez tudo quanto é curso para se manter na diretoria. Disse ainda que os membros da família-diretoria ostentam um patrimônio suspeito.

Afilhado do Essiomar e ainda com subvenção municipal, "podis crê" que tá estragado."

TAngra:
Prezado Anônimo,

Andamos investigando e a única coisa suspeita que achamos foi o fato de ser mesmo apadrinhada do Essiomar. Lembra da "Associação Mais Que Amigos de Angra dos Reis"? Aliás, veja neste link as entidades afilhadas do vice a partir de 2005: http://transpangra.t35.com/legislacao/vereadores_tup.htm#essiomar (nessa página na Internet estão todos os que receberam TUP dos vereadores da legislatura passada).

Mas voltando ao Gestuar (Grêmio Estudantil de Nível Superior de Angra dos Reis), a subvenção que recebeu em 2008 foi de 40 mil reais, a mesma quantia que está prevista no orçamento para 2009. E houve sim prestação de contas referentes aos anos anteriores, todas aprovadas pela Secretaria de Educação.

Sobre a perpetuação da tal família na diretoria, o grêmio elege os gestores, então a culpa disso só pode ser dos associados, não acha?

Se souber de mais alguma coisa...

Abraços.

9 comentários:

Anônimo disse...

Que foi aprovada pela secretaria de educação tá tudo na mesma conta. Ser eleito tudo bem, mas por quem?, se os estudantes só entram com a grana.
Abre o olhor tangra.

Estudante

Anônimo disse...

o que há de tão nocivo em Angra juntamente com a corrupção é essa mania de querer que alguém faça por vc. o transparencia não é da justiça nem da policia, portanto não tem que investigar nada.é sim um espaço apesar de anônimo muito importante para a cidade.tem mostrada em suas páginas assuntos de relevância, de bem para o povo, mas vamos atrás também né?

Anônimo disse...

TAngra, o Sindicatão é muito complicado para comentar, assim sendo permitame a inserção deste coment em seu blog, o Chulipa vai ler com certeza:

''Mobilização dos trabalhadores'' o TABET disse na master que vcs foram com faixas festivas e voltaram todos sorridentes, e que esta negociação toda foi deles, inclusive ensinaram ao governador que o mesmo estava perdendo dinheiro do jeito que a coisa estava indo.
Me parece que os caras estão trabalhando de verdade.
Há inclusive, de acordo com o ''brutu'', a possibilidade da cerveja e do chopp ficarem mais barato por conta do desconto no imposto.
FAIXAS FESTIVAS , essa é boa.....

Anônimo disse...

anônimo da 23:24, algumas vezes pedimos ao Tangra ajuda porque vimos aqui que entendem de muita coisa, talvés não possam fazer algo, mas nos dá uma idéia de como agir.

TAngra disse...

Prezados Anônimos aí de cima,

Estaremos sempre à disposição para colaborar em tudo que estiver ao nosso alcance.

Podem ficar à vontade.

Abraços.

Mônica Lima disse...

Tangra
O Gestudar RECEBEU os 40.000,00 de subvenção do ano passado? Como eles conseguiram? Porque o GETUAR, de mais de trinta anos, fez também a prestação de contas, foi publicada no BO e o Grêmio ficou a ver navios, porque a Secretaria de Educação (vou escrever assim uma vez que em cada governo ela muda de nome e sigla) enrolou e deixou chegar no fim do ano e não liberou o dinheiro? A mesma tristeza de sempre: ônibus quebrados, ninguém ajuda para arrumar, quebra na viagem, um perigo! A não liberação da subvenção para o Getuar foi de uma insensibilidade absurda, pois o grêmio necessita muito desse dinheiro, ainda mais que possui dois ônibus e é o mais barato para os universitários. Não vejo um movimento para resolver esse problema; vejo sim os alunos sozinhos, se virando como podem, sendo que deveriam estar estudando e não esquentando a cabeça com esses problemas (falo dos estudantes sérios, dos comprometidos, dos que querem ver o grêmio funcionando, o que são muito poucos). Não há uma autoridade que abrace a causa, já que também ninguém liga para o fato de esses meninos terem de estudar fora porque Angra não tem nada para eles (as licenciaturas do CEDERJ poucos se interessam. Ser professor está perigoso e muito mal pago, além de desvalorizado).
Veja que dava para escrever um livro apenas partindo desse desabafo, mas ficarei por aqui para não cansá-lo.
Abraços
Mônica Lima

TAngra disse...

Prezada Mônica Lima,

Tudo bem?

Concordamos com você que todo apoio possível e impossível deve ser dado aos estucantes. Claro que a valorização dos professores é parte primordial desse apoio.

O mais curioso é que tanto o Getuar quanto o Gestudar tiveram previsão de R$40.000 no orçamento de 2008 e o mesmo valor está previsto para 2009.

Abraços.

P.S. O novo nome da Secretaria de Educação está tão grande que ficou impublicável.

Mônica Lima disse...

Caro Tangra

Também sei que o GESTUDAR, ao contrário do GETUAR, é um grêmio COM fins lucrativos. Daí, não poderia receber subvenção. Outro ponto é que os estudantes são os menos culpados dessa história, pois infelizmente dependem da condução, e quem depende acaba tendo que se submeter. A prefeitura está estudando um modo de resolver de imediato esse problema, mas tudo é muito demorado. Ainda estamos esperando.
Abraços
Mônica Lima

TAngra disse...

Prezada Mônica,

Pode ter certeza que ambos estão na previsão orçamentária para 2009.

Há também um "boato" de que Tuca estaria estudando a possibilidade de instituir uma espécie de "bolsa transporte" para os estudantes. Em se tratando de estudo, apoiaríamos até uma solução radical e estranha como essa, se vier a se confirmar.

O que não é aceitável é que alguns se vejam obrigados a abandonar os estudos por não terem condições financeiras de viajar até a escola.

Abraços.