"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sexta-feira, maio 29

Incidente na Usina Vira Politicagem 3

Incidente na Usina Vira Politicagem 1
Incidente na Usina Vira Politicagem 2

Continuando, vejamos como aconteceu o acidente...

Como o Congresso Nacional ainda não definiu onde será o depósito definitivo dos resíduos radioativos resultantes da operação e manutenção dos equipamentos, todo o volume desse "lixo" fica guardado dentro das dependências da usina.

A fim de reduzir esse volume tiveram a seguinte idéia: como normalmente só as partes dos equipamentos que entram em contato direto com a água ficam contaminadas pela radiação, removendo-se essa "casca" radioativa o volume final do lixo fica enormemente reduzido. Desmonta-se a peça e as partes contaminadas são desbastadas mecanicamente, por meio de um esmeril, por exemplo. A parte desbastada será então armazenada como rejeito nuclear e o restante será armazenado como rejeito comum.

É um processo simples, mas que requer sejam seguidos uma série de procedimentos de segurança antes de sua execução, para impedir que o operador e os ambientes em volta sejam contaminados. O operador sempre faz esse trabalho acompanhado de um técnico em segurança, que isola o local e liga os exaustores que filtrarão o ar do ambiente.

No dia 15 passado houve um problema. Partes internas de uma válvula foram levadas para a área de esmerilamento. O operador do equipamento sempre trabalha acompanhado do técnico, mas acostumado a ver as peças e começar o trabalho chegou no local e não atentou para a ausência do técnico, preocupado que estava em adiantar o serviço. Começou a esmerilar a peça sem que o ambiente estivesse lacrado e sem que os filtros de ar estivessem ativos. A poeira então começou a se espalhar pelo prédio e os alarmes dos detectores de radiação próximos dispararam.

A poeira radioativa "sujou" o local e atingiu 4 trabalhadores. Esses funcionários retiraram as vestes protetoras que usavam e foram lavados com água e sabão, restando um mínimo de contaminação. Foram a seguir transferidos para o laboratório de Mambucaba para uma avaliação mais cuidadosa. O ambiente foi lavado para retirada da poeira e descontaminação.

Essa ocorrência gerou o tal Evento Não Usual (ENU) que, como o próprio nome sugere, é qualquer ocorrência fora da normalidade, fora do que é comum. Pelas normas, há 4 gradações no Plano de Emergência Local (PEL), sendo a primeira delas o Evento Não Usual, mas vamos ver isso com mais detalhes numa outra postagem.

7 comentários:

Anônimo disse...

Só queria entender uma coisa... por que procura defender tanto a Eletronuclear... ao ponto de expressar ignorância!?

1) Energia nuclear não é carrinho de pilha. A empresa TEM O DEVER de informar o que acontece para a população.

2) A empresa manipulou sim a informação e não divulgou-a em seu site, como deveria ter feito!

3) Quem sabia da informação e ficou quieto ou é conivente ou é safado mesmo!

4) Será que a Sapê está levando dinheiro da Prefeitura e de políticos pra nos ter mostrado a verdade!? A mais pura verdade?! Coisa que o Transparência não fez!?

5) Se a informação é tão boba porque a empresa não mostrou... deixou que todos pensassemos o pior

6) será que a mídia nacional leva dinheiro dos políticos de Angra... afinal se eles estão fazendo o joguinho... então o Jornal Nacional levou um dimdim do Tuca!

7) porq a empresa só falou do fato depois que a mídia explanou!?

8) Contaminação é besteira?!

Sabe.... seria melhor dizer que esse blog mentiu a dizer que sabia e não falou! Foi canalhice! Mostra que a transparência só vale para quem lhe é conveniente!

Além disso, porque vc não diz que essa porta ficou aberta por causa de um funcionário CONTRATADO que é peixinho de diretor!

Para fechar... trago um pedaço de editorial do Glogo de hoje!

"A falta de TRANSPARÊNCIA e de rapidez da Eletronuclear na liberação de informações sobre o acidente com material radiotivo em Angra são evidências de que o programa nuclear brasileiro continua contaminado por vícios de um injustificável militarismo."

Anônimo disse...

Gostei do q o amigo acima falou! Me esclareceu alguns dados em relação ao Transparência e em relação a Eletronuclear!

O site se omitiu mesmo!

TAngra disse...

Prezados Anônimos das 16:40 e das 11:42,

Vocês estão enganados. A empresa não deve e "nem pode" avisar a população.

Quem tem que fazer isso, se for o caso, é o poder público, cercado das devidas precauções para evitar pãnico, correrias e outros acidentes mais graves. Por isso o primeiro a ser avisado tem que ser a Defesa Civil. E ela foi avisada dentro do prazo previsto.

Aguardem a nossa postagem sobre os procedimentos obrigatórios a serem seguidos antes de formarem opiniões equivocadas, Ok?

Abraços.

Anônimo disse...

Será mesmo!? Então por que a empresa correu pra mandar nota pra veículos de comunicação falando sobre o vazamento!

Veja bem.... se vc olhar a nota do site da empresa e a nota lida no Jornal Nacional verá que é igual!

Então, calculo que a empresa mostrou a informação assim! Ou seja, ela não reconhece que falou agora porque os ambientalistas falaram!

Do contrário... diria... em resposta a informação apresentada pelos ambientalistas.... o que aconteceu foi o seguinte..... blablablá

Além disso, tem um monte de perguntas ai que o sennhorv não respondeu sobre sua própria conduta em relação ao fato! Não o internauta que postou, mas eu preciso de mais postagens para defedender a Eletronuclear! Seu eu quiser isso, procuro o site da empresa ou vou conversar com quem não se omitiu diante do fato!

Anônimo disse...

E por favor... já que sabe tanto sobre o fato... responda sobre o profissional contratado! Se ele é peixe de algum amigo seu!

Anônimo disse...

meu amigo, pq tanta questão em saber quem era o esmerilhador? qto vc acha q um cara q faz esse serviço ganha? vá no perequê e veja qto um trabalhador assim ganha, ora!o cara é um profissional comum, contratado pra esmerilhar! ou vc acha q ele ganha muito pra fazer isso? como vc tá sugerindo, vc acha q algum diretor se meteria nesse tipo d contratação? tu sabe esmerilhar? se souber, faça a ficha, quem sabe não será chamado? francamente, acorda! as sacanagens q ocorrem nessa empresa não estão na área técnica! tu deve tá caindo no conto do vigário...
e a empresa correu depois pq viu q uma babaquice tava virando uma bola de neve, pela manipulação dos fatos! cheguei a ler q vazou urânio! chega de conversa, vc sabe q o q aconteceu foi um fato não muito sério e q foi tratado d uma forma errada na sua divulgação! as informaçóes foram passadas na hora certa para as pessoas certas. se quer ser informado, mude o PEL!

Anônimo disse...

muito feio o que vcs fizeram com relacao a eletronuclear.

não entendi ateh agora pq tanta defesa com relaçao a esta empresa?

sou petista, sim, mas JAMAIS defendi a Eletronuclear. Agora, vcs defendendo a Eletro?

Fiquei decepcionada.

Vocês são mesmo transparentes?