"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

domingo, maio 17

Programa Bolsa Família

Giselle em 16/Mai/2009 às 22:13 no post "Niguém Agüenta Mais o Tuca":
"Sobre o Bolsa Família, gostaria de entender melhor essa história de Angra ser modelo para outras cidades nesse quesito, pois já ouvi isso na TV Câmara. Sei de um caso de uma mãe que fez o pedido em 2007 e até hoje não recebeu nada. Eu mesma estive lá para conferir e a atendente me disse que demora mesmo. Mas 2 anos?"

"Agora estão recadastrando de novo as famílias, mas e essa mãe que ainda nem recebeu? Se vocês souberem alguma informação por favor me passem."

TAngra:
Prezada Giselle,

Veja neste link quais os critérios para ter direito a participar do Programa Bolsa Família:
http://www1.caixa.gov.br/gov/gov_social/estadual/distribuicao_servicos_cidadao/bolsa_familia/saiba_mais.asp

Essa demora que alegaram não se justifica. É mais provável que tenham deixado de enviar o cadastro ao Governo Federal, Ministério de Desenvolvimento Social. A partir desse ano o cadastramento é todo informatizado e não poderão mais usar isso como desculpa.

A cada dois anos é necessário atualizar o cadastro para continuar recebendo a bolsa. O prazo para o recadastramento vai até 31 de julho. Dê uma ajuda a essa conhecida e a acompanhe até lá. Veja se ela precisa se cadastrar ou recadastrar.

Uma coisa que acontece em algumas cidades é que as pessoas são cadastradas e "terceiros" ficam recebendo por elas e dizem que elas não foram aceitas ou que demora etc. Na página da internet que lhe passei aí em cima, no lado direito, há um link "Consulta Pública Bolsa Família". Você clica nele e na página que vai aparecer você clica na opção "Consulta benefícios por município". Depois escolhe a UF "RJ", Município "Angra dos Reis", "Programa Bolsa Família", Folha de Pagamento "03/2009" e clica no botão "LISTAR". Veja se o nome da sua conhecida aparece na lista. Se tiver alguma dificuldade entre em contato conosco por e-mail (transparenciaangra@gmail.com) e nos passe o nome completo dela que nós consultamos para você.

A prefeitura só faz o cadastramento das famílias, por isso essa história de que Angra é modelo é só demagogia de quem não entende da coisa ou de quem acha que somos todos imbecis.

11 comentários:

Anônimo disse...

Pode procurar que aqui em Angra bolsa familia modelo? Queridos investiga que tem maracutaia.

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 20:34,

Agora no mês de maio Angra tem 4.469 famílias cadastradas.

Não seria o caso de cada um de nós tomar o cuidado de conferir essa listagem e ver se nela não há pessoas conhecidas que não teriam direito a esse benefício e denunciá-las?

Veja que o Governo Federal fez a sua parte colocando essas informações disponíveis à população. Agora seria a vez da população fazer a sua parte e fiscalizar o que cada município está fazendo, não acha?

Mas aí é que começa o problema. Quantas pessoas você conhece que cumpririam esse dever de cidadão, que seria ajudar na fiscalização da aplicação dessa verba? Eu conheço muito poucos se se disporiam a isso. Esse é o nosso grande problema aqui no Brasil. Todos acham que "se está bom pra mim, o resto que se vire!"É ou não é?

Abraços.

Anônimo disse...

Onde fica esta listagem com nomes, tenho muito conhecidos em Angra e vou investigar, se alguém é meu conhecido e não recebe ou há algum problema quando cadastrado, eu denunciarei aqui.

Anônimo disse...

Eu já estou vendo a listagem se algo estiver suspeito eu falarei aqui.

Giselle disse...

T Angra muito obrigada pela prontificação em ajudar.
Vcs são ótimos!!!
Mandei um e-mail pra vcs.

Anônimo disse...

POr favor, publique o 3º parágrafo do comentário das 21:17.
Sabe porque existe o alto índice de bolsa família num município milionário?
Com esta arrecadação, nem precisaria de governo federal.
Muito menos, bolsa família.
Esses bandidos políticos não estão nem aí para o nosso povo.

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 23:40,

A partir de agora vamos colocar em nosso site na Internet a relação do beneficiários do Bolsa Família, todos os meses, e vamos avisar aqui no Blog quantas famílias estão recebendo.

Abraços.

Anônimo disse...

E não somos, ''doutor''?Agora mesmo podemos observar que a situação da cassação do alcaide se tornou um joguinho do PT.Em uma cidade que enfrenta um dos mais altos indices de corrupção do estado, quiçá não seja do país, se não se promover uma ação mais próxima da massa, dificilmente se logrará exito.
Quem está envolvido neste processo, se considerando parte integrante do mesmo, sendo um cidadão comum? Muitos poucos, pouquissimos mesmo.
Onde estão as professoras do escolinha do Campo Belo?Receberam seus salarios? a estranhesa se dá pelo fato de após o pedido do governador para que as mesmas fossem tiradas de cena , isto acabou acontecendo.
Quantos corajosos estão comparecendo na porta do fórum qauamndo o assunto é a cassação do Tuca?Tirando as velhas figurinhas carimbadas mais ninguém, por que será?
Cre o Partido dos Trabalhadores que esta luta seja somente sua? Não entendem que antes deles os lesados no pleito foram todos os 40.413 donos dos votos?
À vezes me pergunto: o PT de Angra respira o mesmo ar de mudança que levou Lula até o palácio do Planalto ou continua arcaico, prepotente e totalitário, em rota de franca colizão com a evolução política ?
Saibam que a maioria que depositou o voto na esperança de uma Angra Melhor, não o fez pensando em arrumar um emprego, mas imbuido da esperança de dias melhores, com mais educação , saude, trabalho e dignidade.No anseio de uma mudança que pudesse promover o respeito para com ele , o cidadão.
A TVCOM foi acusada durante toda a campanha de ser um canal do PT, quem conhece sabe que não é bem assim, e agora com a saida da programação ao vivo por falta de recursos, terão que aturar a pecha de terem sido ''esquecidos'' pelos ''compañeiros''.E provavelmente, muito tempo se passara sem que que se consiga um trabalho tão esclarecedor para a popoulação quanto foi o da referida tv.Onde havia cabo e audiência , o nível de conscientização dos telepectadores foi fantástico.
Com uma base formada por 25% da câmara, os vereadores petistas ainda não descobriram a que vieram.Parentesco com secretário e faturamentos de notas de empenho deixam à mercê dos lobos o vereador Cordeiro.Até que o mesmo perceba o fato e passe a se preocupar com sua própria barriga, apenas.E perde o povo.
Bom até aqui.

Anônimo disse...

Sou o anônimo das 23:40.
Estarei ajudando no que for necessário.
Tem gente fazendo campanha para 2010 com o benefício do governo federal.
Estamos de olho!

Mônica Lima disse...

O responsável pelo cadastro do bolsa família na ação social é um funcionário competente, experiente e há alguns anos já trabalha com isso. Já fui testemunha do trabalho que dá visitar família por família, verificar se o que dizem no cadastro é verdadeiro, investigar as denúncias, pois muita gente que se diz pobre, na verdade não precisa do benefício, de aguentar a pressão dos candidatos e até ameaças de morte se não forem escolhidos para receber o dinheiro. Falar em maracutaia é de muita leviandade (não do Tangra, mas dos comentaristas), pois é uma verba federal e a prestação de contas recai sobre o pobre funcionário responsável. Averiguem direito, por favor. Angra é exemplo, sim, de boa gestão desses recursos.

Giselle disse...

Prezada Mônica,

Se vc conhece tão bem as dificuldades do trabalho de quem cadastra e de sua competência,deve saber tmbm da dura realidade das pessoas que verdadeiramente precisam.
Vc sabe que segundo a atendente, desde 2007 que não há vagas para as pessoas que foram cadastradas em nosso município?
Então, há limites de vagas para um Benefício que se propõe ao alívio "imediato" da pobreza?
Dizer com tanta certeza que Angra é exemplo de cadastramento e gestão de recursos soa vazio para quem há 3 anos não vê a cor desse dinheiro e está arriscado a não ver.