"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quinta-feira, maio 28

MPF Investiga Incidente na Usina

Da Agência Estado:
O Ministério Público Federal em Angra dos Reis instaurou inquérito civil hoje para apurar o "evento não-usual" ocorrido há 13 dias na Usina de Angra 2 que resultou na exposição de quatro funcionários a material radioativo. Os procuradores pediram esclarecimentos à Eletronuclear, à Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e à Defesa Civil. Segundo a Cnen, a contaminação já foi eliminada e o problema não trouxe consequência aos funcionários, à população e ao meio ambiente.

O prefeito de Angra, Tuca Jordão (PMDB), afirmou hoje que a Cnen omitiu a informação de que quatro pessoas haviam sido contaminadas no primeiro comunicado sobre o fato, feito por telefone, às 17h35 do dia 15, 1h20 após o problema ter sido constatado. Segundo ele, foi informado apenas que havia ocorrido um "alarme de taxa de atividade alta na chaminé de descarga de gases". Jordão disse que pedirá, na próxima reunião do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron), que reúne 15 órgãos públicos, na terça-feira, uma mudança na forma de divulgação feita pela Cnen. Segundo ele, os relatórios são vagos.

O diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear e presidente interino da Cnen, Laércio Vinhas, afirmou que o procedimento foi correto, mas disse não ter objeção a uma eventual mudança na regra de divulgação dos chamados eventos não-usuais.

TAngra:
Aí está a prova de que o prefeito foi avisado no mesmo dia, o resto é cortina de fumaça para mascarar suas falhas no tratamento do caso.

Estamos preparando uma postagem para esclarecer o que realmente aconteceu, principalmente depois de muita asneira que alguns vereadores politiqueiros disseram hoje na sessão ordinária.

4 comentários:

Anônimo disse...

Asneira, hoje?? Toda sessão é um festival de asneiras!
Se àquela porcaria fechar não vai fazer falta nenhuma e ainda de quebra a economia daria para fazer muita coisa em benefício da população!

Anônimo disse...

quero ver o mesmo empenho no resgate do 80 milhões das cartas marcadas!!

Anônimo disse...

Ôpa !!então ele esta mentindo pro povo.se fossi algum vazamento mais sério ele tinha ficado queto e o povo do Frade e do Pereque tinha ido pra ....pra onde?isso não e quebra de decoro , é isso mesmo?

Anônimo disse...

cara... porque o transparência tenta tanto jogar na conta da Prefeitura e se fazer de bom moço!

Se o blog sabia do fato e não falou, se OMITIU! Omissão tb é falta de transparência!

Além disso, é uma contradição dizer que sabia e que ia esperar até onde isso ia dar. Me parece uma MENTIRA DESLAVADA tipo aquela que o Tuca falou.

Diz logo que tá jogando pra torcida!

Já vi situações aqui das mais mentirosas, mas essa foi a gota d´água....

"EU SABIA E NÃO VALEI"

PODRE, PODRE DEMAIS!

A Eletronuclear tinha o dever de falar sim... No site da empresa há um espaço específico para os ENUS e nada foi colocado...

Se vc sabia meu caro, então explique porque a empresa não colocou!