"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quarta-feira, maio 27

Acidente na Usina Nuclear

Anônimo em 26/Mai/2009 às 18:39 no post "Advogado Comissionado e Ética":
"Quem está mentindo? Teria isto sido usado como moeda em alguma rodada de negociações? E quando for mais sério, mais mentiras e omissões?

A Eletronuclear garantiu que o vazamento foi insignificante e que a prefeitura de Angra dos Reis, a Comissão Nacional de Energia Nuclear e o Ministério de Minas e Energia foram avisados.

A Prefeitura de Angra dos Reis informou, por meio de sua Assessoria de Imprensa, que ainda não foi comunicada oficialmente sobre o acidente na usina. Fato ocorrido dia 15 do corrente..."

TAngra:
Nós soubemos desse acidente instantes depois de acontecido. Soubemos também que não implicava em nenhuma conseqüência para o meio ambiente, nem para a população e nem aos trabalhadores da usina. Achamos por bem não comentar o assunto, mas ficamos esperando para ver até quando a Prefeitura iria se omitir. E não iríamos tocar nisso até que houve essa cobrança nesse comment.

O silêncio da Prefeitura só atesta o que todos já sabem. Falta experiência administrativa a essa turma, "know-how". No "jardim de infância" de qualquer curso de administração se aprende a importância de manter a todos sempre informados de tudo que possa afetá-los, para evitar que surjam os boatos, sempre nocivos.

Somente agora a Prefeitura se manifestou, quase duas semanas depois do fato. Pura incompetência, só isso. Esperamos que lhes tenha servido de lição para uma próxima vez, pois acidentes acontecem, apesar de toda segurança que cerca a operação da usina.

10 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa transparência! Como assim... sabia e não falou!?

hahahahahaha!

Quer dizer q a transparência só vale pra Prefeitura! Jogou na conta da Prefeitura ao invés de dizer que a Eletronuclear está errada!

Santa pilantragem Batman!

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 19:06,

É isso aí, Coringas e Pingüins. Não havia por que falarmos, pois foi um acidente sem nenhuma conseqüência.

A obrigação de informar ao povo não é nossa, é da Prefeitura.

Santa ignorância!

Abraços.

Anônimo disse...

A coisa é um pouco pior!De início a prefeitura (prefeito) disse desconhecer o fato e não ter sido informado, agora disse que a linguagem do comunicado da ELETRONUCLEAR é por demais técnica e eles não entenderam o significado do texto.....Santa Falta de Respeito Batman!!Amaldiçoada Cra de Pau!!
TAngra, a Vilma não é a unica analfabeta na história ao que parece.rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

Anônimo disse...

Alguém com conhecimento, um físico ou poderia esclarecer melhor a população, informar que tipo de vazamento se é os previsíveis com a água da geração de vapor, ou algum material trocado que tenha sido contaminado com a radiação alfa que pode ser contida facilmente, mas se foi beta ou gama deveria explicar melhor. Em algumas palestras que assisti fui informado que risco remoto seria o rompimento do o reator e a piscina de tório descartado pela grossa camada de concreto e aço da cúpula, teria que ser um terremoto de escala acima de oito.

Wilton Santos disse...

Que decepão, Tangra! Quer dizer então que você sabia do acidente, mas como a usina é administrada pelo PT, você não falou nada porque a obrigação de avisar a população era da prefeitura? Ah, bom!

Como é que ficam então esse monte de denúncias que você diz que é sua obrigação? Como é que difamar, desonrar, destruir a reputação, então, é sim, obrigação de vocês? Ah, bom!

Vocês estão sempre se revelando ótimos petistas, mesmo! Previsíveis e com a mesma tática de sempre: plantar mentiras, omitir a verdade, mesmo sabendo que ela vai prejudicar o povo, injuriar, desonrar e arrasar com a vida pessoal e com a reputação das pessoas. Ah, bom!

TAngra disse...

Prezado Anônimo da 20:45,

Não é preciso nem ser um físico para explicar o que houve. Qualquer engenheiro que não tenha comprado seu diploma poderia explicar.

O "acidente" até deveria ser chamado de "incidente", pois foi durante um processo normal de descontaminação de uma peça, longe de qualquer reator ou turbina. O técnico descuidou-se e deixou a porta do local em que trabalhava aberta. A radiação, em quantidade muito pequena, começou a se espalhar pelo ambiente e os alarmes dispararam e a porta foi fechada. Os técnicos que foram afetados foram descontaminados e não restou nenhum vestígio de radiação além do normal.

A radiação a que foram submetidos os técnicos e o meio ambiente são tão pequenos quanto os que você sofreria se passasse perto de uma fonte natural de radioatividade, as areias monazíticas no Espírito Santo, por exemplo, que contém parcelas significativas de tório e urânio.

Não há qualquer perigo. A gravidade do fato é somente pela omissão da prefeitura, que não divulgou o ocorrido à população, ninguém sabe porque.

Abraços.

VIDAL - PTC disse...

ANGRA 1 , 2 , 3 ... FEIJÃO COM ARROZ

É VISIVEL A FALTA DE UMA REAL CONDIÇÃO DE ADMINISTRAR, A ALGUM TEMPO VENHO FALANDO QUANTO A FALTA DE UMA SECRETARIA QUE TRATE EXCLUSIVAMENTE DOS ASSUNTOS NUCLEARES. TEMOS QUE CONDUZIR O ASSUNTO DE FORMA MAIS ENFÁTICA E TÉCNICA, POR ISTO A NECESSIDADE DE TERMOS PROFISSIONAIS COMO: FÍSICOS, ENGENHEIROS E ATÉ MESMO DE UM QUADRO CLÍNICO MÉDICO PARA UM MAIOR EMBATE JUNTO AOS ORGÃOS GERENCIADORES, POIS COMO PODERÁ O PREFEITO DE UMA CIDADE COMO A NOSSA, FALAR DE ASSUNTO OU ATÉ MESMO DISCUTIR , SE O MESMO É IGNÔRANTE AO TEMA. CABE DIRETAMENTE UMA COMPOSIÇÃO Em NÍVEL DE SECRETARIADO, AFÍM DE AVALIAR SITUAÇÕES DE CONTRAPARTIDAS E ATÉ MESMO A SITUAÇÃO DE UM PEQUENO ACIDENTE (OXALÁ NÃO ACONTEÇA) ONDE TENHAMOS UM MÍNIMO DE FERIDOS, ONDE PROVIDÊNCIARIAMOS O ATENDIMENTO A ESTAS PESSOAS? HOJÊ O HOSPITAL MAIS PRÓXIMO COM REFERÊNCIA EM MEDICINA NUCLEAR FICA NA ILHA DO GOVERNADO, NO HOSPITAL DA AERONAUTICA.
COMO FICAM OS ILHÉUS ?? ALGUÉM JÁ VIU UM TREINAMENTO DO PLANO DE EVACUAÇÃO SENDO REALIZADO COM ESTAS FINALIDADES?
SE A CONTRAPARTIDA EXIGIDA A ELETRONUCLEAR FOSSE A TRANSFERÊNCIA DA FUNDAÇÃO DE SAÚDE DE PRAIA BRAVA PARA O HOSPITAL DA JAPUIBA, IRÍAMOS DEMOVER A OPINIÃO PÚBLICA, COLOCAR O PRESIDENTE DA ELETRONUCLEAR DE CALÇAS JUSTAS, ASIM COMO AS DEMAIS AUTORIDADES FEDERAIS QUE PODERIAM INFLUÊNCIAR A FAVOR DE NOSSO MUNICÍPIO E DESFAZER DA RESPONSABILIDADE DE UM ELEFANTE BRANCO, QUE CUSTARÁ MILHÔES DE REAIS AOS COFRES MUNICIPAIS E COM CERTEZA NUNCA CHEGARÁ A UM GRAU DE SATISFAÇÃO.
NESTE MOMENTO CABE UMA CRÍTICA CONSTRUTIVA , POIS ATÉ O MOMENTO QUEM PERDE É O POVO ANGRENSE, E POR FIM FICA SABENDO DE FORMA PATÉTICA E IRRESPONSÁVEL A NOTÍCIA DE UM ACIDENTE , A QUAL NUNCA SABEREMOS SUA EXTENSÃO, POIS QUEM SERIA O LOUCO DE FALAR A VERDADE ??
AFINAL SÃO MAIS UNS MILHÕES DE REAIS A SEREM INVESTIDOS, E QUANTO A NÓS?!?!?! NÃO SE PREUCUPEM, SOMO APENAS POUCO MAIS DE CEM MIL...
ABRAÇOS

VIDAL -- PTC

Anônimo disse...

Concordo.Claro que se um sinistro fosse o alarme seria dado por qualquer mortal, inclusive o TAngra.Mas que ficou feiio para a prefeitura ficou,quem fala a verdade não merece castigo.E o TA só sofreu estas críticas por tê-lo feito(dito a verdade).Vamos a frente.....

Anônimo disse...

Mas não disse a verdade na hora que devia. Ficou esperando o circo pegar fogo. Cadê a transparencia?

Anônimo disse...

ao ignorante das 07h08min

meu amigo, quem tinha a obrigação de avisar era o prefeito pois recebeu a informação OFICIAL ainda durante o evento. se não avisou foi pq percebeu q não era grave. qto ao tangra, não caberia aviso pq a informação pra ele não era oficial e, caso fosse mentira, seria um caos nessa cidade se avisasse. cabe agora ao tuca, a defesa civil, aos bombeiros, etc falarem a verdade e dizer q foram avisados!