"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quinta-feira, maio 28

Incidente na Usina Vira Politicagem 2

De forma simplificada, a nossa unsina nuclear funciona assim:


Vejam que há 3 circuitos de água, independentes e fechados:

1- O vermelho, onde a água é aquecida no reator nuclear e circula por uma tubulação que tem uma espécie de serpentina. Neste circuito a água tem altos índices de radioatividade.

2- O azul, onde outra água é aquecida pela serpentina e se tranforma em vapor. É esse vapor que movimenta a turbina que move o gerador de energia elétrica. Depois de passar pela turbina o vapor é resfriado e volta ao estado líquido, sendo bombeada de volta para a serpentina de aquecimento. Essa água tem baixo índice de radioatividade.

3- O terceiro circuito de água, em preto, é de água fria, usada para resfriar o vapor do circuito em azul.

As parte em verde representam água em estado de vapor.

Como se pode ver, há tubulações, válvulas, registros, bombas d'água e outras peças que devem ser substituídas regularmente, pois são partes que se desgastam com o uso normal.

Essas partes substituídas se transformam em lixo nuclear, que deve ser armazenado por vários séculos até perderem sua radioatividade.

O congresso Nacional está há mais de 14 anos para definir onde será o depósito definitivo de lixo nuclear. Há um depósito em Goiás onde estão armazenados todos os restos de demolição das casas, mobílias, roupas e etc. resultantes daquele triste caso do Césio em Goiânia, mas é um depósito "provisório".

Enquanto não se define onde será armazenado o lixo a nossa usina é obrigada a manter em suas dependências todos os resíduos resultantes de sua operação. O custo desse armazenamento é altíssimo e os técnicos criaram um sistema inédito de reduzir o volume desse lixo armazenado.

Mas isso a gente vai ver na próxima postagem.

P.S. Veja mais detalhes da operação da usina de Angra neste link: http://www.cnen.gov.br/ensino/energ-nuc.asp#pwr . Foi de onde tiramos o diagrama acima.

Nenhum comentário: