"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

domingo, setembro 9

A ignorância torna os cidadãos dependentes

Anônimo, 9/se 15:58 em "... CCs de Angra":

"A Educação como forma de obter independência, aqui?

Recentemente, mais precisamente no dia 06/09/12, houve uma festividade em nosso município por ocasião da comemoração dos 190 anos da Independência do Brasil, onde a Srª Rita Salomão (Secretaria Municipal de Educação), pessoa por quem tenho a maior estima (ótima pessoa e profissional), proferiu algumas palavras as quais serviram para delegar à educação a condição maior de tornar um cidadão independente. Concordo plenamente, no entanto, quando utiliza o nosso município como modelo para tal, aí, sinto muito, discordo plenamente. Ela já pegou um 'programa político pedagógico estragado' naquela secretaria.

Infelizmente, o nosso município é uma piada em termos de educação: crianças no 6º ano (antiga 5ª série) que não sabem escrever, sem professores de diversas disciplinas, como matemática e português (inclusive constando em seu histórico escolar uma ressalva: 'sem carga horária nessa disciplina'), falta de materiais básicos para os professores trabalharem, alunos indisciplinados e desmotivados. No entanto, somos obrigados a aprová-los, pois o repasse de verbas, via FUNDEB, é atrelado à aprovação (quanto maior o número de alunos matriculados e aprovados, maiores os repasses de verbas ou similares). Assim sendo, dizer que esse município é uma referência, sinto muito, é demais. Condições para chegar nesse patamar existem, no entanto, falta vontade política e econômica...

Recentemente, a partir de reunião com diretores das UE, elaborou-se uma resolução, via Secretaria de Educação, onde consta que haverá um 'multirão nas escolas', de forma tal que se tente colocar professores em salas que não tem professores. Isso é brincadeira, pois houve um concurso público, em 2008, e grande parte dos professores chamados não quiseram assumir. É por isso que estão cogitando novo concurso para novembro próximo...

Nesse sentido, mais uma vez lembro, a Srª Rita Salomão não é a culpada dessa realidade, no entanto, tem de selecionar um pouco mais as sua afirmações... Sei que esse ano é uma ano eleitoral, mas..."


TAngra:
Essa política de aprovação automática - implantada ano passado aqui em Angra - que tem o objetivo de forçar o aumento das notas do IDEB em troca de mais verbas do FunDEB e de "propaganda enganosa" nas mídias compradas é uma coisa da maior burrice. O resultado será alunos desmotivados, pois passarão de ano tanto os que se dedicaram quanto os que não querem saber da nada, também acabará por desestimular os próprios professores.

A realidade é que os maus políticos estão é achando ótimo, pois quanto mais ignorante estiver o povo mais fácil será para eles serem eleitos e reeleitos (basta ver um comentário em alguma das postagens abaixo dizendo que vai votar no Fernando Jordão porque "ele rouba mas faz"). Temos que mudar essa política antes de chegarmos ao fundo do poço na educação, como já aconteceu com a água potável. A hora da mudança nessas políticas públicas é agora, temos que aproveitar esta eleição, senão...

3 comentários:

Anônimo disse...

TAngra e nobres internautas,
Não coloquem "na conta" da educação a responsabilidade em transformar o município. Sou professor e tenho segurança em afirmar que a educação é UM DOS PILARES para a construção de um lugar melhor - seja bairro, município, estado ou país. Porém não fazemos "tudo" sozinhos. Ainda se faz necessária uma atuação intersetorial - saúde, segurança, assistência social... Porém, quando encaminhamos um aluno para atendimento por qualquer profissional de saúde do município, muitas vezes não conseguimos resposta. Sem fazer referência as condições precárias de trabalho. Alguns colegas chegam a comprar material para trabalhar... Enfim, sabemos que há muito o que fazer para, um dia, chamarmos os munícipes angrenses de cidadãos. Por hora o que temos é gente, muita gente, comprada e comprando "outras gentes". É triste ver, ouvir e "tolerar" tanta gente BURRA no comando deste município.
Abraços fraternos.

Anônimo disse...

O PODER VISUAL
Sabemos que só placas de candidatos, especialmente em vias públicas, não são suficientes para se ganhar uma eleição, no entanto, em se tratando de uma população, que lhe são negadas uma série de suportes sociais, especialmente educação, isso acaba fazendo diferença. Nas eleições passadas, a diferença de votos entre o 1º e a 2ª colocada foi pequena, por isso, muito cuidado Srª Conceição!
O seu partido tem a obrigação de se manifestar nesse sentido, até pelo fato de ter considerado Angra dos Reis como um dos 100 munípios mais importantes para o seu projeto de desenvolvimento socioeconômico...Depois não adianta ficar chorando o leite derramado. O pessoal do 15 está comprando tudo e todos. Tem de ser feito um trabalho mais acirrado junto às comunidades mais carentes, exatamente para esclarecer essas artemanhas da oposição...Não vamos dar chance para o azar. Em tempo: os candidatos à vereadores, coligados ao 13, estão reclamando de ajuda financeira...O pessoal do 15 já está sabantinando, igual aves de rapinas, esperando o momento certo para darem o bote. Depois não vão dizer que não foram avisados...

Anônimo disse...

TA se não é a Rita Salomão a culpada, quem é então? É correto essa informação, de concurso em novembro?
Aprovação automática, vai continuar existindo, pt ganhando ou não, isso é estrutural, tem aqui em Angra, Manaus, Porto Alegre, São Paulo, enfim em todo o Brasil, com qualquer pessoa ou partido no poder.