"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quinta-feira, setembro 27

Congresso em Foco - Mensalão e hipocrisias

por Zé Maria, 27/09/2012 07:05
Sobre mensalão, hipocrisias e fraude

Hipocrisia I

Começo falando das hipocrisias que têm cercado as discussões sobre o assunto. Primeiro, a hipocrisia da direita tradicional do país, representada partidariamente pelo DEM, PSDB, PPS e assemelhados. Declarações dos dirigentes políticos destes partidos apresentam o julgamento como uma evidência de que a corrupção na política brasileira é obra exclusiva do PT e de Lula, e que esta prática seria extirpada do cenário político do país com a condenação dos acusados, Zé Dirceu à frente. Fala-se até em resgate da política no Brasil. Inacreditável, simplesmente deletam, só para dar um exemplo, a existência do mensalão de Minas, em torno das atividades do ex-governador Azeredo, do próprio PSDB.
[...]
A corrupção tem sido marca registrada de todos os governos e governantes que passaram pelo Palácio do Planalto (sem falar nos palácios anteriores). Não vale a pena perder tempo falando de Collor de Mello, mas é preciso registrar que esta prática foi utilizada com particular intensidade nos governos do PSDB/DEM /PMBD encabeçados pelo ex-presidente FHC. Isto se pode observar nos processos de privatização, passando pelas maracutaias para salvar banqueiros amigos, até a compra de votos no Congresso Nacional para aprovar emenda constitucional que possibilitou mais um mandato para o então chefe de governo.
[...]

Hipocrisia II

Mas há outra hipocrisia em toda esta discussão, e por isso o plural no título deste artigo. Os defensores do PT e dos acusados no mensalão, contra todas as evidências e fatos concretos teimam em dizer que não houve corrupção, que se trata de tentativa de golpe da direita contra Lula, que tudo isso não passa de invenção da mídia golpista. Com o maior cinismo, alguns dizem que tudo se resumiu a caixa dois de campanha, como se combater essa prática não fosse uma das razões que o PT alegava para a sua própria existência. Fosse isso apenas, e já seria grave o suficiente para ser repudiado por todos.
[...]
Parecem ter esquecido que no sistema político vigente há séculos em nosso país, os altos cargos da administração pública são utilizados como instrumentos dos grupos políticos que estão no poder para oferecer benefícios – quase sempre pouco lícitos – aos grupos empresariais. Estes, em troca, financiam as campanhas eleitorais dos políticos donos dos cargos. O que mudou desta prática nos governos Lula, e agora no governo Dilma? Nada! O nome disso, caros companheiros, é corrupção. O mesmo nome que tinha quando o governo era FHC e todos nós, juntos, denunciávamos esta prática.
[...]
É preciso, portanto, repudiar sim, com veemência as práticas corruptas que estiveram presentes no governo Lula e que estejam presentes no atual governo. Da mesma forma que é preciso, com igual veemência repudiar a corrupção dos governos do PSDB, DEM, PMDB e companhia. Não se pode admitir a idéia de que, por sermos “todos iguais”, seria hipocrisia um falar da corrupção do outro. Não! Nós não somos todos iguais.


Leiam a coluna completa:
congressoemfoco.uol.com.br/opiniao/colunistas/sobre-mensalao-hipocrisias-e-fraude/

18 comentários:

Anônimo disse...

O PT SEMPRE JOGA TÃO SUJO AI QUANDO FAZEM UMA PEQUENA MANIFESTÃO SOBRE ALGO ELE QUEREM LOGO PARTIR PARA A AGRESSÃO, DIGA LÁ O SRº VEREADOR CORDEIRO QUE AGREDIU OS ZÉ DIRCEUS A TAPA E GRAVATAS NA PORTA DAS BRAFELS E FOI PARAR NA DELEGACIA, MAIS FAZER O QUE NÉ NÃO SE ESPERA MUITO DAS PETEZADAS, E AINDA POR CIMA NÃO TEM NEM RESPEITO PELO COMICIO DO CANDIDATO E FICAM JOGANDO OVO MAIS DESSA VEZ A PESSOA FOI PARA TAMBÉM NA DELEGACIA.....IMAGINA O QUE NÃO VÃO FAZER COM O POVO MAIS HUMILDE, FORA PT

Anônimo disse...

Olá,

Vocês podem publicar aqui um link dos candidatos que votaram contra o código florestal? O nome de um dos candidatos aqui de Angra aparece.

http://www.florestafazadiferenca.org.br/como-participar/

Anônimo disse...

Muito bom esta postagem.tiro o chapéu. Então vamos escolher o melhor ladrão para governar angra.vsmos eleger o melhor ladrão.

Anônimo disse...

TAngra que história é essa que tacaram pedras no Fernando Jordão durante o comício? Será verdade?...

Anônimo disse...

fernandinho ladrão já recebeu a ordem de cima: não gaste mais nessa campanha pq ela já está perdida!!!

tô falando antes aqui e sei q vão dizer q é mentira. mas lembrem-se, "acertei" os 10% de diferença da pesquisa! chuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuupaaaaa ladrão!!

Anônimo disse...

Me dá NOJO, de ler um texto desses, então como todo mundo rouba, o PT também pode, onde nós estamos, como vocês publicam uma idiotice dessas. Olha nem vou falar mais nada, não vale à pena discutir tamanha ignorância.

Anônimo disse...

Caro Zé Maria, por favor, me desculpe pelo comentário das 15:15h, eu não terminei de ler seu texto, pois esse assunto do mensalão me dá nojo, só depois eu o li na integra, me desculpe, VOCÊ ESTÁ CORRETO NO SEU PENSAMENTO. Os Petistas se julgam o mãos limpas , e agora que estão no poder eles são OS CORPOS SUJOS.

Anônimo disse...

Atenção.acabou de sair no globo..policia federal prende o prefeito de silva jardim o zelao do pt.e mais tres secretário. Por compras de votos.esses aloprados não tem vergonha na cara ainda querem governar angra.

Angrense de Verdade disse...

Concordo com o autor do post. NÃO SOMOS TODOS IGUAIS! Prova disso é que em Angra todos os incorruptíveis estão cientes de que Conceição não tem nada a ver com esse mensalão que, diga-se de passagem, tem + gente do PMDB (do FJ), do PR (do Aurélio) e do PP (do Essiomar), que do próprio PT. E não tem nenhum PT do Rio, não! Aí, ficam envolvendo a Conceição, o Luiz Sérgio e o Cordeiro (um vereador!) nisso para tentar parar a mudança. Mas não vão parar! Procurem saber: PESQUISA DO PMDB do Rio: Conceição 18% na frente. Picciani não vai + mandar verba p/o FJ pq precisa investir onde vai ganhar e, aqui, já sabe que vai perder! Dá-lhe povo de Angra! Dá-lhe angrenses de verdade! A hora prá mudar é agora! Agora é 13!Agora é Conceição!

Anônimo disse...

Hipocrisia é votar no PT.

Anônimo disse...

Eu, me passando por simpatizante dos dois candidatos, resolvi ir a duas reuniões, uma de cada candidato. A intenção era exatamente perceber como um candidato tratava o outro e como os correligionários se comportavam em cada situação. Siceramente, fiquei horrorizado, especialmente com a fala do candidato Fernando Jordão e de seus seguidores. Ouvi ataques de ambos os candidatos, no entanto, o pessoal do PMDB parecia que estava indo para a guerra (estavam ensandecidos)! Palavrões, ameaças, expressões do tipo: "canalhas, cambada de fdp, ele rouba e quem não rouba?, a cidade é nossa, comunistas de m... etc". No lado oposto, também ouvi muita baboseira, no entanto, não percebi tanta agressividade. Gostaria que os candidatos fossem mais civilizados e pensassem mais no povo e não nos seus próprios interesses. O povo tem de acordar e pensar direitinho em quem vai votar, seja para prefeito ou para vereador, pois conviver com políticos picaretas, quatro, oito...anos não é nada fácil! Felicidades à todos.

Anônimo disse...

Ela vem aí 2016, porque nessa já era, bateu o desespero.

Anônimo disse...


Pare de falar mentiras, quem atirou ovos no comício do Fernando Jordão na Japuíba foram cabos eleitorais deles mesmos, só que desta vez pegou de cheio na cara deles mais no Aurélio alguns não sabiam e chamaram a polícia, os mesmos foram presos, que decepção estão atirando no próprio pé. Quer dizer na própria cara. Deve ter doído mais que um tiro. Nós podemos enganar alguns por algum tempo. Mas não todos por muito tempo. Vê se agora aprendem a lição que a mentira não é de Deus. É do diabo.

TAngra disse...

É, caro Anônimo das 15:13,

Acho que você não leu o texto, só as vírgulas. E se leu não entendeu "neca de pitibiriba", pois o texto diz exatamente o contrário do que você disse.

Leia de novo, com calma e atenção, tá?

Abraços,

TAngra.

PS. Clique no link no final da postagem e releia...

Anônimo disse...

Recentemente, num panfleto da turma do 15, estão dizendo que na época da Conceição faltou merenda durante um mês nas escolas. Pois bem, e no governo desse famigerado TUCA JORDÃO (ou seria LADRÃO), indicado e apoiado pelo seu primo e comparsa?! No seu governo, por problemas de pagamentos junto aos trabalhadores terciarizados, faltou merenda várias vezes. Além disso, as merendeiras concursadas foram impedidas de entrarem nos refeitórios escolares, pois o prefeito atual terciarizou os serviços de cozinha nas escolas. O cardápio das escolas ficaram seguidamente os mesmos, bem como, com os professores, impedidos de merendarem nas escolas (estão recebendo o famoso "vale cochinha"), está ocorrendo um desperdício enorme de comida nas escolas, a qual tem de ser jogada fora, segundo as diretoras! Então, penso assim: será que um possível erro justifica outro?!
Não vou nem entrar em outra questão séria: professores comprando material do seu próprio bolso para poder trabalhar (isso durou muito tempo), além de máquinas de xerox sem toner, obrigando os professores a tirarem xerox por conta própria...Isso os jornalescos da cidade não comentam. Por que será?!

Anônimo disse...

Ontem, dia 26, a Srª Conceição recebeu um número expressivo de professores da PMAR, em cima do antigo posto texaco, exatamente com o objetivo de discutir com esses profissionais a sua plataforma de governo para essa área tão carente em nosso município, a qual foi literalmente negligenciada nos últimos dez anos. Pois bem, se a maioria esmagadora dessa classe está simpatizando com as propostas dessa candidata, o que estará acontecendo? Um dia o povo terá a plena capacidade de entender melhor tudo isso, só espero que não seja muito tarde...Um grande abraço à todos.

Anônimo disse...

prefeito do pt preso.
Kkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Bom agora que foram condenados deputados do PMDB no mensalão, com fica? qual é a próxima pantomina do FJ.