"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quarta-feira, setembro 19

Voto nulo e os prós e contras

Angrense de Verdade, 18/set 16:23 em "... procede sim!":
"Anônimo acima, concordo com o que você fala sobre nível do pessoal do Fernando Jordão, mas não concordo quando você diz que vai anular o voto porque não vota em petista de jeito nenhum! Primeiro, é preciso deixar claro que partido, se fosse bom, não era partido, mas inteiro. Segundo, nesta eleição, embora eu não seja petista, está claro que há uma polarização: ou ganha um ou o outro.

Conheço a história dos 2 candidatos, moro em Angra há mais de 30 anos. FJ já foi prefeito e mostrou que é ficha suja (vide processos - pena que a justiça é lenta - veja cassação do Tuca e do Essiomar). Conceição nunca foi, e não adianta quererem colocar que foi vice-prefeita ou secretária de educação - sabemos muito bem que vice não apita - que o digam Essiomar e o Aurélio, que era vice do FJ e rompeu justamente porque não tinha como apitar (segundo ele). Querem imputar à Conceição casos que não têm nada a ver com Angra, como o mensalão - que não tem nenhum petista do Rio e que envolve vários partidos, até o PMDB do FJ e o PR do Aurélio.

Penso em tudo isso e penso também que são vários partidos que construíram um projeto de governo para a Conceição - não para o PT. Acredito que ela vai governar com sabedoria e com mãos limpas, o que não é o caso do FJ - viu mais essa da Procuradoria? Ou nos posicionamos ao lado da Conceição ou o FJ e sua corja vão acabar de vez com a cidade. Você tem filhos? Se não os tem, certamente os terá. É isso que você quer para eles? Uma Angra falida? Vamos pensar com clareza e analisar os prós e contras: do lado do FJ só tem contras!"



TAngra:
Sobre o voto nulo, vou apenas transcrever trechos de um artigo de Rainer Sousa, Graduado em História, da Equipe Brasil Escola.

"[...] cabe aos cidadãos avaliarem e escolherem quais seriam os candidatos mais adequados aos seus interesses e anseios.
Contudo, quando nos lembramos do quão grave é o problema da corrupção entre os nossos representantes, acabamos por enfrentar um dilema. Afinal, qual seria o sentido de ser perder tempo avaliando e escolhendo um candidato que, mais cedo ou mais tarde, seria denunciado (ou não!) pela participação em algum esquema de corrupção ou no desvio de verbas públicas? É mediante esse questionamento que vários eleitores acabam fazendo opção pelo voto nulo.
Ultimamente, correram vários boatos de que o voto nulo seria capaz de invalidar todo um processo eleitoral. No caso, se mais da metade dos eleitores votassem nulo, deveria acontecer um novo processo eleitoral formado por outros candidatos [...]
[...] Entretanto, de acordo com uma recente interpretação do TSE, essa nulidade só invalida as eleições quando os votos são anulados por causa de alguma fraude que determine sua desconsideração. Portanto, se mais de cinquenta por cento dos cidadãos optam pelo voto nulo, prevalece a escolha daqueles que votaram em algum candidato.
Dessa forma, quando um cidadão vota nulo, ele acaba abrindo brecha para que um candidato ruim acabe vencendo a eleição com um número menor de votos. Assim, acaba sendo preferível depositar suas esperanças em candidato ou legenda que sejam parcialmente satisfatórios do que facilitar a vida de um candidato com perfil questionável. No final das contas, a opção pelo voto nulo acaba se transformando em um ato de passividade mediante o cenário político vigente."

Clique para ler o artigo: Votar nulo funciona?

9 comentários:

Anônimo disse...

Todos estamos cansado de saber que quem vai governar a cidade não é ela, e sim a culpula do pt como em viarias cidades da região na qual o pt está a frente,e falam de ccs procurem buscar nessas cidades as imensas folhas de ccs que existem, fala é mole, e as peesoas acreditam que aqui não vai ser da mesma forma, até parece que só vai ter concursado, e tambem porque naum tem competencia para isso, haja visto, que durante sua verança não teve um projeto aprovado ou não que beneficie a população de angra, então para de fala besteira.

Anônimo disse...

concordo contigo,e até votaria em conceição se ela viesse a publico e se comprometera com o povo que:
1- Os Administradores das Regionais será um Engenheiro Concursado.
2- Que o seu adjunto será um técnico em Edificações concursado.
3- Que em todas as Secretaria as Secretária seria um agente administrativo concursado.
pois vejo em ambos os lados pessoas segurando bandeiras,distribuindo santinhos e que amanhã serão um administrador de Regional e etc....
acho que cargo comissionado só poderia ser de secretário e de gabinetes.o resto só concursados.pois sendo eu um concursado nivél superior e comandado por um administrador de Regional que não tem conhecimento menhum de obras.foi nomeado por que trabalhou na campanha.
Vou te dar um exemplo.aposto que o sogro do Leandro Silva,se não for eleito Vereador,será nomeado na REGIONAL DA JAPUIBA.Como também vai acontecer com Flexa,do Fernando.
Trouxa é o Povo.

Anônimo disse...

É depois de ler este texto não vai ter como vou acabar votando na Conceição mesmo. Não queria muito não mas continuidade e com o Fernando rodeado de Vilma dos Santos, Carlinhos Santo Antonio, Mascote, Zé Antonio , Ze maria além do apoio do prefeito Tuca que falou que a juventude de Angra só gosta de encher a cara e fazer farra por isso ele cancelou a Festa da música em Ilha Grande, realmente não tem como votar no Fernando nem anular o voto pois estaria ajudando o Fernando se eu anulasse.

Anônimo disse...

Belo comentário, Angrense de Verdade.

Concordo com vc! Nesta política angrense não adianta avaliarmos o partido e sim, os candidatos!
É uma pena termos apenas 2 candidatos concorrendo a prefeitura, pois, seria muito melhor se tivéssemos um pleito mais disputado e até uma 3ª via nesta política de duas famílias disputando o poder.
Mas, podemos fazer a diferença na Câmara Municipal. Se o Executivo fez o q fez com o prefeito Tuca Jordão como prefeito, pq os vereadores deixaram?
Pq não fiscalizaram os atos do prefeito? Se a prefeitura de Angra está do jeito q está, isto sem dúvidas, tem a ver com a inércia do Poder Legislativo Angrense em fiscalizar. Pq não fizeram nada?
Não abriram procedimentos investigatórios (CPI) para apurar os gastos públicos; não convocaram o prefeito e nem seus secretários para informar a população sobre o "caixa" da prefeitura; não observaram o orçamento q havia contabilizado 60 milhões de reais (q nunca existiram); pq tantos cargos comissionados na prefeitura?; pq não convocaram os concursados aprovados dentro do número de vagas previsto no edital?; pq tantos temporários e terceirizados?....Enfim...esses atuais vereadores NÃO FIZERAM NADA!!! E querem continuar como representantes do povo???

Vamos dar um BASTA nesta mordomia com dinheiro público! Aqui em Angra dos Reis não temos escolha para prefeitura: ou é FJ ou Conceição.
Mas para a Câmara Municipal, temos, então, vamos RENOVAR!!!

Chega de mentiras!!!Presidente da Câmara com seus cargos comissionados! Tantos CC´s nas ruas para angariar votos aos seu padrinhos políticos (patrões), claro, para não perder o "empreguinho". Concurso Público q convocou "amiguinhos" e os outros cargos que não foram convocados?

VAMOS RENOVAR A CÂMARA DE ANGRA DOS REIS!!!E em relação ao Executivo, vamos AVALIAR OS CANDIDATOS, quem merece, quem tem competência, quem é ficha limpa, INDEPENDENTEMENTE DO PARTIDO!

Anônimo disse...

Da mesma forma, poderíamos dizer, então, que quem governou Angra durante esses malditos 12 anos, foi o PMDB do Sérgio Cabral (inimigo nº 1 de Angra) ou do Vice-presidente da República, Michel Temer. Deixa de ser otário! essa ideia de ficar associando a Conceição com o seu partido é coisa de babaca de plantão. Vamos trazer o problema para a nossa realidade, para a nossa cidade. É aqui que devemos nos voltar. A questão é entre o Fernando Jordão e a Conceição. Isso vocês tem mêdo, pois sabem que tomam de lavada....A verdade tarda, mas não falha. Até o dia 06/10, muitas falcatruas vão aparecer, como já está ocorrendo. Não adianta ficar entupindo as vias públicas com placas megalomaniacas, isso já está virando cafonice. A população já está se tocando...É a briga do bem contra o mal.

Anônimo disse...

Sou funcionário concursado graças a DEUS.essa luta não e do bem contra o mal.mais sim uma luta entre CARTAS MARCADAS X MENSALEIROS.E uma luta entre o ROTO X ESFARRAPADO.Sao dois pilantras e nada mais.que defende um ou outro e safado e pilantra igual a eles.não e têm essa de moralidade ns politica meu caro.me desculpe se te ofendi.

Anônimo disse...

Para com isso, bando de hipócritas, a o FJ não sabe de nada igual ao LULA, e a Conceição é incompetente sim, tudo que fez , fez mal, então vote nulo SIM.

Anônimo disse...

Colega, por isso mesmo é que digo: vote no Fernando Jordão. Ele rouba, mas faz. A candidata irá roubar e não vai deixar nada para o povo angrense. Se as riquezas são nossas, é aqui que deve ficar. Ladrão por ladrão vote no Jordão!!!!!

Anônimo disse...

É verdade, nossa cidade está poluída tb visualmente - antes eram só as praias. No trevo, então! E as placas rasgadas, jogadas, por toda a Rio-Santos? Não há um limite para isso? Acho que poderíamos fazer um abaixo-assinado para que, ao menos em Angra, só possam ser colocdas placas em locais privados (residências). Acho que a coisa seria melhor organizada e bem menos feias!